Tribunal mantém a condenação por roubo e extorsão

Eles foram condenados porque sequestraram a vítima e a mantiveram em cativeiro por dois dias, pedindo R$ 500 mil de resgate

Fonte: TJSP

Comentários: (0)




Decisão do 3º Grupo de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo negou pedido de revisão criminal a um homem condenado pela prática dos crimes de extorsão mediante sequestro e roubo, praticados com dois comparsas.


Eles foram condenados porque sequestraram a vítima e a mantiveram em cativeiro por dois dias, pedindo R$ 500 mil de resgate, além de roubar seu veículo, carteira e outros objetos. A pena aplicada foi de 17 anos, 7 meses e 6 dias de reclusão e pagamento de 14 dias-multa.


Após o trânsito em julgado do acórdão, o réu ingressou com pedido de revisão criminal, buscando a redução de sua condenação, sob a alegação de que o aumento da pena do crime de roubo não foi devidamente fundamentado pelo magistrado de 1ª instância.


Em sua decisão, o desembargador José Damião Pinheiro Machado Cogan afirmou que o peticionário não trouxe novos fatos sobre o caso e indeferiu o pedido. “Mero argumento genérico de decisão contrária à prova dos autos, repisando todos os argumentos já profundamente analisados, não pode ensejar novo reexame da matéria sem novas provas, já que a revisão não se confunde com uma segunda apelação. A reiteração é incabível sem novos elementos”, concluiu.


O indeferimento da revisão criminal se deu por votação unânime e contou com a participação dos desembargadores Ericson Maranho, Ricardo Tucunduva, Pinheiro Franco, Machado de Andrade, José Raul Gavião de Almeida, Marco Antonio Marques da Silva, Sérgio Ribas e Juvenal Duarte.

Palavras-chave: direito penal crime de extorsão revisão criminal

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/tribunal-mantem-a-condenacao-por-roubo-e-extorsao

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid