Tribunal confirma decisão que determinou afastamento do prefeito de Xaxim

O político foi afastado por violar os direitos fundamentais da comunidade. Ele será substituído por seu vice

Fonte: TJSC

Comentários: (0)




O Tribunal de Justiça confirmou medida liminar em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público contra o prefeito de Xaxim, por violação dos direitos fundamentais daquela comunidade, com o afastamento do alcaide e a consequente substituição por seu vice.


O prefeito apresentou agravo de instrumento com pedido de suspensão dos efeitos do decidido na comarca de origem, na tentativa de reverter a situação, mas o relator do recurso, desembargador Rodolfo Tridapalli, a manteve, acrescentando que, na Corte, na fase preliminar do recurso, é possível apenas análise superficial.


Lembrou que será verificada a existência ou não dos requisitos necessários à concessão do efeito pleiteado, sem, contudo, esgotar a discussão da matéria, o que cabe à primeira instância, "sob pena de se estar julgando antecipadamente a própria ação civil pública, que ainda se encontra em trâmite na comarca de origem".


O magistrado explicou que o objeto final da ação não é o afastamento (provisório) e sim a perda (definitiva) da função pública, cumulada com aplicação de outras sanções decorrentes do reconhecimento de prática de atos ímprobos. Os autos narram que o prefeito determinou a interrupção irregular de diversos serviços públicos essenciais, especialmente os da saúde e educação.


Teria sido reduzido drasticamente o atendimento à população de Xaxim, que vinha recebendo regularmente tais serviços essenciais até o dia anterior ao pleito eleitoral em que o agravante, candidato à reeleição, não obteve êxito. O mérito do recurso será analisado, ainda, pela câmara especializada competente.

Palavras-chave: Afastamento; Violação; Direitos fundamentais; Cidadania; Política

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/tribunal-confirma-decisao-que-determinou-afastamento-do-prefeito-de-xaxim

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid