TRF4 mantém matrícula de aluno com HIV

A 3ª Turma do TRF4 negou recurso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e manteve a matrícula de estudante que obteve judicialmente direito de continuar no curso após o jubilamento.

Fonte: TRF 4ª Região

Comentários: (0)




A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou recurso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e manteve a matrícula de estudante que obteve judicialmente direito de continuar no curso após o jubilamento (desligamento do estudante, quando este não conclui o curso no prazo máximo determinado pelo Conselho Nacional de Educação).

O universitário, que é portador do vírus HIV, teria atrasado o curso em função de tratamentos. Por ter ficado mais de oito anos na Faculdade de Biblioteconomia, foi jubilado pela UFRGS. A decisão fez com que ele ajuizasse ação na Justiça Federal, através da qual obteve o reingresso.

A UFRGS recorreu da decisão alegando que esta viola as normas regulamentares estabelecidas para o jubilamento, as quais visam a impedir que os alunos se eternizem em seus cursos. Entretanto, o relator do processo, juiz federal Roger Raupp Rios, convocado para atuar como desembargador no tribunal, disse em seu voto que a universidade não pode se omitir quanto aos motivos apresentados pelo estudante, que se trata de uma situação excepcional. Para ele, a decisão de jubilar o autor é inconstitucional.

Palavras-chave: HIV

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/trf4-mantem-matricula-aluno-com-hiv

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid