Trabalhador consegue FGTS sobre salário-habitação por todo o período trabalhado

O trabalhador sustentou que, em relação seu caso, se aplicava a prescrição trintenária.

Fonte: TST

Comentários: (2)




Um empregado da Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica ? CEEE-GT, do Rio Grande de Sul, conseguiu demonstrar à Seção I Especializada em Dissídios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho que tinha direito aos depósitos do FGTS sobre salário-habitação, relativos a todo o período em que trabalhou na empresa. O trabalhador sustentou que, em relação seu caso, se aplicava a prescrição trintenária.

No período de 1976 até a sua dispensa, em 1995, a empresa lhe forneceu o salário-habitação, sem o correspondente depósito do FGTS. Ele entrou na Justiça e obteve sentença do juiz de primeira instância limitando a verba ao quinquênio contado do ajuizamento da reclamação, em fevereiro de 1997. Insatisfeito, interpôs recurso e o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) deferiu o pedido, entendendo que a prescrição aplicável ao seu caso é trintenária.

Contrariada com a reforma da sentença, a empresa recorreu e a Primeira Turma do TST modificou a decisão regional e aplicou a prescrição quinquenal, motivo pelo qual o empregado interpôs embargos à SDI-1, que foram analisados pela ministra Maria Cristina Peduzzi. A relatora avaliou que a decisão do TRT deveria ser restabelecida, pois a prescrição relativa ao recolhimento do FGTS sobre salário-habitação, que foi incontroversamente fornecido ao empregado durante o contrato de trabalho, é trintenária, tal como estabelece a Súmula nº 362 do TST. A relatora explicou que a discussão sobre a natureza jurídica a respeito dessa verba ?consubstancia pretensão meramente declaratória, não havendo falar em limitação da prescrição ao quinquênio anterior ao ajuizamento da ação?. Isso porque a controvérsia diz respeito a saber se há ou não incidência do fundo de garantia sobre parcela já paga. Como não há pedido de pagamento de ?parcela remuneratória em si, mas tão-somente, insurgência contra o não-recolhimento da contribuição para o FGTS, a prescrição, como cediço, é inegavelmente trintenária?, esclareceu. Seu voto foi aprovado unanimemente pelo colegiado da SDI-1.

(RR-7543100-04.2003.5.04.0900 ? Fase atual: E-ED)

Palavras-chave: FGTS

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/trabalhador-consegue-fgts-sobre-salario-habitacao-por-todo-o-periodo-trabalhado

2 Comentários

sjiIuJszhjYPoW rslEKNSQzbrL05/07/2010 10:55 Responder

TlkBfR irarqisagahx, [url=http://owkbkxvtfedo.com/]owkbkxvtfedo[/url], [link=http://mgrxaammdahk.com/]mgrxaammdahk[/link], http://jngfqyggvauj.com/

05/07/2010 10:55 Responder

Conheça os produtos da Jurid