TJDFT: Decisão mantém ex-gerente do Banco do Brasil preso

Fonte: TJDFT

Comentários: (2)




O ex-gerente do Banco do Brasil acusado de tentar matar uma de suas clientes vai permanecer preso. O Conselho da Magistratura do TJDFT julgou prejudicado nesta 4ª feira, 13/7, o habeas corpus impetrado pela defesa de Josimar Pereira de Souza, suspeito de planejar o crime. A decisão foi tomada depois que os Desembargadores receberam a informação de que a prisão temporária do paciente foi convertida ontem em prisão preventiva, pelo Juiz do Tribunal do Júri de Brasília. A vítima Laura Bezerra dos Santos, uma senhora de 81 anos, sobreviveu a um estrangulamento na suíte do Hotel Naoum, onde morava.

Para pedir a liberdade do cliente, o advogado do bancário afirmou que as condições pessoais indicam que ele não vai prejudicar a instrução criminal. Disse ainda que Josimar é primário, possui bons antecedentes , tem família constituída e já recebeu proposta de trabalho assim que deixar a prisão.

A decisão do Conselho abre para a defesa a possibilidade de impetração de outro hábeas corpus em favor do ex-bancário. Só que dessa vez o pedido deve ser formulado contra o decreto de prisão preventiva, cujos requisitos estão no artigo 312 do Código de Processo Penal: para garantia da ordem pública ou econômica, por conveniência da instrução criminal, ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria.

A tentativa de homicídio ocorreu no dia 27/5. A vítima recebeu um telefonema do ex-gerente prometendo a entrega de biscoitos à cliente. De fato, a caixa foi entregue por Valério Rodrigues que, segundo o inquérito policial, ficou encarregado de estrangular Laura Bezerra. O criminoso, que está foragido, saiu da suíte deixando a vítima desmaiada. Mas ela sobreviveu à ação homicida e ligou para a polícia.

Josimar Pereira de Souza era funcionário do Banco do Brasil há 25 anos. Atualmente ocupava o cargo de gerente da quadra 105 do Sudoeste. De acordo com informações dos autos, ele seria o ?mentor intelectual? do homicídio. Antes de tentar matar a ex-cliente, Josimar desviou mais de R$ 100 mil da conta dela. O crime contou ainda com a ajuda do primo de Josimar, Maedson de Souza Rodrigues, que também está preso.

Nº do processo:20050020050590

Autor: (AP)

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/tjdft-decisao-mantem-ex-gerente-do-banco-do-brasil-preso

2 Comentários

FLORINDA INÁCIO RAMALHO Eletricitária / Acadêmica de Direito14/07/2005 9:16 Responder

Esse delito é tão absurdo, que nem temos palavras para comentá-lo. É uma pena que no Brasil ainda não tenha prisão perpétua, pois é o que esse sujeito merece.

Daniel estagiário de direito14/07/2005 15:00 Responder

Ainda que as condições pessoais do acusado não indiquem que ele irá prejudicar a instrução criminal, só pelo motivo vil ou abjeto do crime e, ainda, praticado contra pessoa de extrema fragilidade, já é suficiente para não conceder o hc a ele.

Conheça os produtos da Jurid