TIM derruba sinal de propósito, diz Anatel

Usuário é cobrado por ligação, e não por tempo.

Fonte: Folha de SP

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Relatório da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) acusa a TIM de interromper de propósito chamadas feitas no plano Infinity, no qual o usuário é cobrado por ligação, e não por tempo.

 

Outro lado: operadora diz que rede está sendo ampliada

 

A agência monitorou todas as ligações no período, em todo o Brasil, e comparou as quedas das ligações de usuários Infinity e "não Infinity".

 

A conclusão foi que a TIM "continua 'derrubando' de forma proposital as chamadas de usuários do plano Infinity". O documento apontou índice de queda de ligações quatro vezes superior ao dos demais usuários no plano Infinity -que entrou em vigor em março de 2009 e atraiu milhares de clientes.

 

O relatório, feito entre março e maio, foi entregue ao Ministério Público do Paraná.

 

"Sob os pontos de vista técnico e lógico, não existe explicação para a assimetria da taxa de crescimento de desligamentos [quedas de ligações] entre duas modalidades de planos", diz o relatório.

 

O documento ainda faz um cálculo de quanto os usuários gastaram com as quedas de ligações em um dia: no dia 8 de março deste ano, afirma o relatório, a operadora "derrubou" 8,1 milhões de ligações, o que gerou faturamento extra de R$ 4,3 milhões.

 

Durante as investigações, a TIM relatou ao Ministério Público que a instabilidade de sinal era "pontual" e "momentânea".

 

A operadora citou dados fornecidos à Anatel para mostrar que houve redução, e não aumento, das quedas de chamadas -as informações, no entanto, foram contestadas no relatório da agência.

 

A Anatel afirma que a TIM adulterou a base de cálculos e excluiu do universo de ligações milhares de usuários com problemas, para informar à agência reguladora que seus indicadores estavam dentro do exigido.

 

A agência afirma, por exemplo, que a operadora considerou completadas ligações que não conseguiram linha e cujos usuários, depois, receberam mensagem de texto informando que o celular discado já estava disponível.

 

NOVA PROIBIÇÃO

 

Com base nos dados, o Ministério Público do Paraná pede a proibição de vendas de novos chips pela TIM no Estado, o ressarcimento de consumidores do plano Infinity no Paraná por gastos indevidos e o pagamento, pela empresa, de indenização por dano moral coletivo.

 

A TIM já havia sido suspensa no Estado no final de julho, quando a Anatel proibiu as vendas de novos planos das operadoras com maior índice de reclamação em cada Estado. Além do Paraná, onde o índice era de 26,1 reclamações a cada 100 mil clientes, a operadora obteve o pior resultado em 18 unidades federativas.

 

 

Palavras-chave: telefonia; Anatel; interrupção; chamadas

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6 Comentários

Tiago Advogado07/08/2012 22:12 Responder

Apenas perdeu toda a credibilidade. Espero que a Anatel aplique uma multa considerável pela notória má-fé.

genival gomes santana bacharelando Estacio/Al08/08/2012 0:39 Responder

Práticas deploráveis usadas por empresários gananciosos e que devem receber a reprimenda a altura para desencorajar outros a se aventurarem pelos mesmos caminhos.

Marga Thiem Advogada08/08/2012 6:44 Responder

Essa prática dessas operadoras de telefonia, equivale ao famoso \\\"golpe do bilhete\\\". E fica difícil definir aí quem é mesmo a vítima, apesar de que buscar economia é um direito de todos e fornecê-la é OBRIGAÇÃO de quem a anuncia!

Maria da Graça Silva analista08/08/2012 12:06 Responder

Temos uma agência reguladora que aplica multas ridículas ou no mínimo, é negligente no exercício das atribuições legais(XIX - atuar na defesa e proteção dos direitos dos usuários, reprimindo as infrações, Dec 2338/97). Enfim, as operadoras de telefonia continuarão obtendo grandes lucros e \\\"prestando\\\" um serviço de péssima qualidade, chanceladas pela certeza da impunidade.

Alexandre Advogado16/08/2012 17:50 Responder

Sobre o assunto acesse: http://modelosdeiniciais.blogspot.com.br/2012/08/modelo-de-peticao-dano-moral-contra-tim.html

CARLOS EDUARDO auditor fiscal04/09/2012 1:04 Responder

Essa informação deveria ser repassada em cadeia para que outros pudessem refletir o que é esta empresa de telefonia e como ela vem nos roubando silenciosamente todos os dias. Cadê a autuação??

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