STF diz que não há prazo para novos mandados de prisão

Expectativa era de ordens de prisão para mais sete réus nesta segunda. com viajem, decisão pode sair só quarta

Fonte: STF

Comentários: (0)




A assessoria de imprensa do Supremo Tribunal Federal (STF) informou na noite desta segunda-feira (18) que não há previsão para a expedição de novos mandados de prisão no processo do mensalão.


Havia a expectativa de que saíssem nesta segunda-feira novas ordens de prisão para mais sete condenados, entre eles Roberto Jefferson, delator do mensalão, e os deputados federais Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT). Além disso, também é aguardada a ordem para o início da prestação de serviço à comunidade por três condenados.


No entanto, com a participação do relator do processo do mensalão e presidente do STF, Joaquim Barbosa, em um evento no Pará - o Encontro Nacional do Judiciário -, uma decisão sobre novas prisões pode ficar somente para quarta (20).


Barbosa determinou a expedição na última sexta (15) mandados de prisão para 12 condenados, entre eles José Dirceu, José Genoino e Marcos Valério, que já estão presos.


O STF condenou 25 réus do mensalão (veja abaixo a situação de cada um deles). Doze já tiveram mandados de prisão expedidos, sendo que 11 deles estão presos e um – Henrique Pizzolato – fugiu para a Itália e é considerado foragido.


Com os sete que podem ter a prisão ordenada nesta semana e os três que cumprirão penas alternativas, sobram ainda outros três condenados, que não podem ser presos ainda porque têm direito a recursos em todos os crimes pelos quais foram condenados. Entre eles está o deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP).


Nesta terça, a Procuradoria Geral da República (PGR) pode se manifestar sobre pedido do deputado José Genoino de prisão domiciliar. Somente depois de um parecer, Barbosa deverá dar uma decisão.

Palavras-chave: mensalão direito penal

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/stf-diz-que-nao-ha-prazo-para-novos-mandados-de-prisao

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid