STF debate sistema de cotas nas universidades

Fonte: Agência Brasil

Comentários: (3)




Brasília - O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza, de hoje (3) a sexta-feira (5), três audiências públicas sobre as políticas de cotas no ensino superior brasileiro. Será das 8h30 às 12h.

Devem participar da audiência nesta quarta-feira representantes do Ministério da Educação, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Fundação Nacional do Índio, Comissão de Constituição e Justiça do Senado e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

A audiência de hoje será aberta pelo ministro Ricardo Lewandovski, do STF, relator de dois processos sobre o tema - um do Democratas (DEM), que questiona o sistema de reserva de vagas na Universidade de Brasília, e outro de um estudante que se sentiu prejudicado pelo sistema de cotas da Universidade do Rio Grande do Sul.

Palavras-chave: cotas nas universidades

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/stf-debate-sistema-de-cotas-nas-universidades

3 Comentários

LAURO FARIA MATOS JUNIOR Delegado Geral de Polícia04/03/2010 1:53 Responder

Ridículo estas cotas, onde brancos querem se passar por afrodescendentes e até por índios. A discriminação racial é da raça negra contra a raça branca, e não o contrário. Eu já vivenciei esta experiência, de aluno despreparado frequentando a faculdade - antes de optar por direito fiz um ano de engenharia civil, e um aluno que entrou de suplência, não sabia nada, literalmente travou a turma que figava aguardando até que ele entendesse o que o professor estava ensinando... Deve passar quem está preparado e FIM. LAURO JR

Cleuza Santos advogada04/03/2010 12:59 Responder

Enquanto nós brasileiros não nos conscientizarmos que todos nascemos com um pé na atuia e outro na mata nada poderá ser feito. A igualdade racial é mais uma das filigranas que o homem encontrou como raça que o é para motivar suas injustiças. Então que venham as cotas para nivelar, mas por tempo determinado até que seja realmente numericamente nivelado.

Fabio da Silva Alves Militar/Estudante de Direito da UFMS04/03/2010 15:50 Responder

Infeliz o comentário acima, Embora esteja mudando os moldes do vestibulares para beneficiar a capacidade entendimento dos vestibulando, ainda existe muitas "decoreba". Já em relação as cotas, esta é uma forma de atestar a ineficiência do ensino público em nosso país. Faz-se mister uma educação de bom nível, e se possivel em tempo integral, e não cotas. Existem alunos de colégios públicos que são inteligentes e bem capacitados, o que falta é o conteúdo, mas é de bom alvitre ressaltar que grande parte do conteúdo não se faz necessário na faculdade. Outrossim, como pode ser classificado um mestiço num pais de mestiços, o que pode ser classificado é branco, o qual é uma pequena minoria bem como negro. Já o indio é uma piada, na minha opinião, indio é indio, se entrar na civilização deixa de ser indigena.

Conheça os produtos da Jurid