STF aprova súmula proposta pela OAB e disciplina acesso aos autos

O Supremo Tribunal Federal (STF) acaba de aprovar a Proposta de Súmula Vinculante (PSV-1) ajuizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para definir que os advogados de cidadãos investigados podem ter acesso a inquéritos policiais contra seus clientes, mesmo que tramitem em sigilo.

Fonte: Conselho Federal da OAB

Comentários: (1)




O Supremo Tribunal Federal (STF) acaba de aprovar a Proposta de Súmula Vinculante (PSV-1) ajuizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para definir que os advogados de cidadãos investigados podem ter acesso a inquéritos policiais contra seus clientes, mesmo que tramitem em sigilo. A súmula foi a primeira a ser examinada pelo STF por proposição externa, no caso, pela OAB - apresentada no dia 25 de setembro do ano passado. A sessão extraordinária foi acompanhada pelo presidente nacional da OAB, Cezar Britto. A sustentação oral, em nome da entidade, foi feita pelo secretário-geral adjunto, Alberto Zacharias Toron.

A referida súmula ganhará o número 14 e teve como relator o ministro Carlos Alberto Menezes Direito. Ficaram vencidos quanto à edição da súmula os ministros Joaquim Barbosa e Ellen Gracie. Os ministros do STF interromperam a sessão e retornarão em minutos apenas para o debate da redação final da súmula aprovada.

Palavras-chave: súmula

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/stf-aprova-sumula-proposta-pela-oab-e-disciplina-acesso-aos-autos

1 Comentários

luiz alberto gonçalves frança advogado04/02/2009 17:25 Responder

excelente atuação do presidente da ordem dos advogados do brasil, em defesa de nossa classe, que como sabemos tem violados os seus direitos em muitas situações. Parabens a toda diretoria da OAB.

Conheça os produtos da Jurid