Serviços dos cartórios têm novos valores

Lei obriga a divulgação da tabela de preços, com total visibilidade, para conhecimento dos usuários dos serviços

Fonte: TJMA

Comentários: (0)




Já está em vigor em todo o Estado a nova tabela de custas e emolumentos oferecidos pelos cartórios. As taxas a serem praticadas durante o ano de 2013 foram reajustadas pelo Tribunal de Justiça do Maranhão em 5,9%, conforme prevê a Lei 9.109/2009, que regula a cobrança dos serviços.


De acordo com a Resolução nº 051/2012 – aprovada pelo Pleno do TJMA – a atualização das taxas corresponde à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) no período de dezembro de 2011 a novembro de 2012.


Segundo a diretora do Fundo Especial de Reaparelhamento e Modernização do Judiciário (FERJ), Celerita Dinorah de Carvalho, os valores dos emolumentos devem ser compatíveis com os custos de remuneração dos serviços prestados pelos cartórios.


“O índice aplicado consiste apenas numa atualização monetária, a fim de adequar os valores praticados pelos cartórios à realidade econômica atual”, explica.


Tabela


A nova tabela traz, de forma detalhada, os valores a serem aplicados pelos cartórios extrajudiciais de todo o Estado nos serviços de registro civil das pessoas físicas e jurídicas, registros de imóveis e protestos de títulos.


Os valores variam de R$ 3,00 (distribuição de petição inicial) a R$ 7.655,30 (máximo para a execução de título judicial).


A lei obriga a divulgação da tabela de preços, com total visibilidade, por parte dos cartórios, para conhecimento dos usuários dos serviços.


Arrecadação


Do total arrecadado pelos cartórios extrajudiciais, 12% são destinados ao FERJ – o fundo que subsidia as despesas de elaboração e execução de planos, programas e projetos para a modernização e o desenvolvimento dos serviços judiciários - ficando os 88% restantes da receita para os cartórios.


Também são financiados pelo FERJ a construção, ampliação e reforma de prédios e instalações, aquisição de materiais permanentes e serviços de manutenção e reparos; a implantação dos serviços de informatização da Justiça; aquisição e manutenção de veículos utilitários; e materiais de consumo indispensáveis à manutenção do Poder Judiciário.

Palavras-chave: Custos Cartórios Emolumentos Taxas Cobrança dos Serviços

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/servicos-dos-cartorios-tem-novos-valores

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid