Senadores comemoram escolha do Rio de Janeiro para sediar os jogos olímpicos em 2016

Senadores comemoraram o anúncio, no início da tarde desta sexta-feira (2), de que a cidade do Rio de Janeiro sediará as Olimpíadas de 2016.

Fonte: Agência Senado

Comentários: (2)




Senadores comemoraram o anúncio, no início da tarde desta sexta-feira (2), de que a cidade do Rio de Janeiro sediará as Olimpíadas de 2016. O Rio venceu a disputa com Madri (Espanha), Tóquio (Japão) e Chicago (EUA). Ao final, após a eliminação, nas primeiras rodadas de votação, de Chicago e de Tóquio, a Cidade Maravilhosa obteve 66 votos dos delegados do Comitê Olímpico Internacional (COI), contra 32 de Madri.

Assim que foi anunciada a vitória do Rio, os parlamentares passaram a divulgar várias mensagens pelo Twitter parabenizando a cidade. De São Luís (MA), o presidente do Senado, José Sarney, também comemorou o resultado.

- Foi emocionante. Mas nossos atributos superaram a disputa. A natureza, por exemplo, faz do Rio de Janeiro um dos lugares mais belos do mundo. Mas também ganhamos pela afetividade, hospitalidade e generosidade do carioca e principalmente pela alma do povo brasileiro. Já havia falado quando os analistas estimavam que a disputa estaria entre Chicago e o Rio de que o embate seria entre a Bela e a Fera. Agora posso dizer com imensa alegria que ganhou a Bela. Parabéns ao Rio de janeiro, parabéns ao Brasil - disse Sarney.

O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que acompanhou a comitiva brasileira a Copenhague, na Dinamarca, onde o COI se reuniu, disse que a vitória do Rio é uma "conquista".

- Ser escolhido para sediar as olimpíadas faz o Rio de Janeiro resgatar a condição de cidade maravilhosa. O Rio conquista o mundo, para o Rio se voltam agora as atenções do mundo - declarou.

Acompanhado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador do Rio, Sérgio Cabral, do prefeito do Rio, Eduardo Paes e de outros representantes do país, Crivella também aposta no legado a ser deixado pelos jogos olímpicos de 2016.

- A grande herança dessa escolha, além de toda a infra-estrutura que beneficiará a cidade, é a herança imaterial. Sediar os jogos olímpicos vai melhorar a auto-estima do Rio, vai despertar nossos jovens para o fascinante mundo do esporte. E é evidente que isso vai servir também para reduzir a violência. Hoje, a violência afeta muitos jovens. E o esporte é o melhor caminho para integrá-los à sociedade e retirá-los da violência.

Também representante do Rio de Janeiro, o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) considerou o anúncio um "marco".

- É um dia muito importante na história do Rio de Janeiro. É um marco de um processo de transformação que vai se materializar por grandes investimentos , crescimento econômico e maior inserção do Rio de Janeiro no contexto internacional. O Brasil ganhou com o Rio - afirmou.

Palavras-chave: Rio de Janeiro

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/senadores-comemoram-escolha-rio-janeiro-para-sediar-os-jogos-olimpicos-em-2016

2 Comentários

josé giovannetti advogado03/10/2009 14:42 Responder

Diz o texto que comento: Vencer a disputa com Espanha, Japão e EUA, para patrocinar as Olimpiadas, alegra os Senadores do Brasil. Qual a vantagem que existe se eles nos vencem a vida toda em tecnologia?! A criação do chip, do celular e de outros componentes, geram mais divisas aos paises dos seus criadores do que sediar Olimpiadas por 10 vezes consecutivas.

WALTAMIR LEOCADIO DA SILVA Advogado03/10/2009 14:42 Responder

Em que pese a vitória ser do Rio de Janeiro, o grande vitorioso é o Brasil. É preciso valorizar essa conquista. Trata-se de um grande marketing para o país. Todo dinheiro, bem aplicado, naturalmente, será puro investimento. Parabéns para nós todos!

Conheça os produtos da Jurid