Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/senador-quer-mudar-modelo-de-escolha-dos-ministros-do-stf

7 Comentários

Geraldo Couto Advogado26/11/2005 16:18 Responder

Parabenizo a fala do ilustre Senador pelo qual tenho admiração, quando aborda a questão de um novo modelo para compor o STF. Resta provado que o atual modelo se presta de maneira ímpar às decisões políticas. Se o parlamento e o executivo se compõe a partir de um processo de escolha pelo voto e não tem o abrigo da vitaliciedade, instituto que remonta aos tempos do império e testagem histórica republicana, porque não alterar hoje o modelo desse poder em todas as instâncias, criando-se algo novo dentro de um novo Estado Democrátimo de Direito. É bom ver que alguém tenha coragem de levantar esse tema, ainda que a artilharia contra seja intensa.

wilma souto maior pinto advogada26/11/2005 18:44 Responder

Com esse exemplar projeto, de suma importância e bem condizente com nosso regime democrático, o ilustre senador subiu ainda mais no meu conceito,;num momento em que o congresso está tão desacreditado, vê-se que ainda há esperança ,contando com políticos corajosos e compromissados com a justiça ,no caso a independencia de um Poder, o Judiciário que ,assim, irá administrar a sua própria casa ,dada a autonomia e independencia que lhe assegura a Carta Magna. Mais uma vez parabenizo a iniciativa do nobre e culto senador e aguardo ansiosamente a concretização dessa emenda .

OSMAR BARRETO FILHO advogado27/11/2005 0:23 Responder

Há anos eu falo que os ministros do STF nãso merecem credibilidade por causa da forma de escolha. A sabatina do Senado é risível, pois só pode aferir notável saber jurídico, quem tenha esse saber e, no senado ninguém o tem. O acesso deve ser privativo de magistrado, como coroamento de uma carreira, e obtido através de concurso, para manter a total independência. O PL de anda vai adiantar pois os ministros escolherão os candidatos mais afinados com suas linhas de entendimento do direito. Fora do consurso público, não tem solução.

Weldo Soares servidor público federal27/11/2005 17:59 Responder

Alguém, finalmente, acordou para a forma inadequada de escolha dos ministros do STF. Que seja aproveitada a oportunidade da inciativa em questão e se altere também a forma de indicação dos ministros/conselheiros dos Tribunais de Contas desse país, atualmente escolhidos pelos mandatários que serão objeto da ação fiscalizatória dos indicados. No mínimo, um absurdo. O resultado disso, é esse mar de lama em que se encontra a Administração pública.

MOISES MACIEL Contador29/11/2005 2:48 Responder

Parabéns Senador! Que Deus continue te iluminando. Esse projeto, se aprovado, fortalecerá a democracia brasileira. Cega de faz-de-contas. O país precisa avançar com justiça e equidade, isso só acontecerá quando o Órgão de cúpula do Poder Judiciário prolatar decisões não políticas. O STF de hoje é uma vergonha. Sugiro ao nobre Senador que elabore um projeto que democratize também a formação dos Tribunais de Contas, Órgão auxiliar do Lesgislativo, que tem servido aos interesses da politicagem, cujos membros, pelos mesmos motivos dos Ministros do STF, agem de acordo com os interesse dos grupos políticos que os nomeou. O Brasil precisa de homens como esse Senador!

joseneto advogado29/11/2005 15:53 Responder

Finalmente surge uma PEC que dará mais independencia ao STF. Graças ao iluminado senador Jefferson Peres.

Paulo Cesar Ribeiro Estagiário de advocacia29/11/2005 23:44 Responder

O Senador Perez ao lado outros como o gaúcho Pedro Simon, é um dos poucos políticos que brilha no parlamento, e que faz com que ainda acreditemos na honestidade e na competência de nossos políticos, a dizer que nem tudo está perdido. Difícil é sua proposta encontrar eco entre seus pares, até porque o Presidente Lula já se acha reeleito e pretende indicar o maior número possível de Ministro com as cores petistas, aí é o fim, tudo está consumado, pois o Congresso com as belas emendas parlamentares já se submete aos caprichos e interesse do governo, só falta o judiciário. Que os operadores do direito,a começar pela gloriosa OAB, apoe incondicionalemente o projeto do Ilustre Senador.

Conheça os produtos da Jurid