Senado aprova MP do Mais Médicos

Pelo texto, caberá ao Ministério da Saúde emitir o registro provisório para que médicos estrangeiros possam trabalhar no Mais Médicos, deixando de ser uma atribuição dos conselhos regionais de Medicina

Fonte: EBC Notícias

Comentários: (1)




O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (16) o Projeto de Lei de Conversão 26/2013, que trata da Medida Provisória que criou o Programa Mais Médicos, do governo federal. Os senadores mantiveram a mesma versão aprovada pela Câmara dos Deputados. Agora, o texto segue para sanção da presidenta Dilma Rousseff.


Pelo texto, caberá ao Ministério da Saúde emitir o registro provisório para que médicos estrangeiros possam trabalhar no Mais Médicos, deixando de ser uma atribuição dos conselhos regionais de Medicina. A mudança ocorreu por causa de uma emenda incluída pelo relator da comissão especial mista que analisou o projeto de lei de conversão, deputado Rogério Carvalho (PT-SE), depois de o governo argumentar que havia demora por parte dos conselhos em liberar os registros. Conforme balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, 237 profissionais com diploma estrangeiro ainda aguardam o registro para começar a trabalhar.


O texto prevê que o médico estrangeiro será obrigado a revalidar o diploma, caso queira continuar trabalhando no país além dos três anos de atuação previstos no programa. Antes, não havia essa exigência. Durante três anos, os estrangeiros podem atuar somente nas atividades do Mais Médicos.


O texto aprovado também permite que aposentados participem do Mais Médicos, o que não estava previsto na proposta original do governo.


O Programa Mais Médicos foi criado pelo governo federal com o intuito de levar médicos para áreas de difícil fixação desses profissionais, como regiões isoladas, do interior e periferias de grandes cidades. A criação do programa foi alvo de críticas das principais entidades médicas, que questionam a vinda de profissionais estrangeiros para o Brasil sem a necessidade de passar pela revalidação do diploma e a falta de estrutura física para o trabalho.

Palavras-chave: senado aprovação programa mais médicos sanção

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/senado-aprova-mp-do-mais-medicos

1 Comentários

JOVEM APRENDIZ DE ADVOGADO18/10/2013 14:40 Responder

QUE PANCADA TOMOU O CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. RESERVA DE MERCADO SÓ PARA TUPINIQUINS REVALIDADOS DE PENACHO. SERÁ QUE CRIANÇAS QUE MORREM NA PERIFERIA E EM CIDADES POBRES POR RESERVA DE MERCADO TAMBÉM NÃO SÃO PASSIVOS CRIMINAIS DE ORGANIZAÇÕES CLASSISTAS???ACORDA ORGANIZAÇÕES CAIM OS INJUSTIÇADOS SEM MÉDICOS CLAMAM POBRES SEU SANGUE. TE CUIDAM DONOS DO CAPITALISMO QUE IMPERA NO PODER CENTRAL E PERIFÉRICO MÉDICO ANTROPOFÁGICO NO MAL SENTIDO.QUE COM PODER DE JUSTIÇA INTERNA CALAM SEUS MÉDICOS MAIS CONSCIENTES.FECHAM ESCOLAS DE MEDICINA SÓ POR RESERVA DE MERCADO.NÃO DEIXAM O MÉDICO MAIS POBRE , OU SEM PEDIGREE SER ESPECIALISTA, NÃO DEIXANDO TER RESIDÊNCIA MÉDICA PARA TODOS. SE EXISTE DEUS A CLASSE VAI SER JUSTIÇAS UM DIA. JÁ É VISTA PELO POVO COMO ÓRGÃO TOTALMENTE EQUIVOCADO. QUE MORRE POIS NÃO HÁ MÉDICOS NEM PARA COMPLETAR O SUS. JOVENS MÉDICOS CAPITALIZADOS ASSIM QUE FORMAM PELOS CAPITALISTAS DA MEDICINA RECLAMANTE, O POVO COM ÓDIO GUARDADO ,O PODER MAIOR RECLAMADO TE OBSERVAM!!!

Conheça os produtos da Jurid