Secretário quer aumentar conta de consumidor que usar mais água

Casos serão analisados separadamente

Fonte: Agência Brasil

Comentários: (1)




O secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do estado de São Paulo, Mauro Arce, afirmou nesta quinta-feira (17), em entrevista à Rádio CBN, que o governo paulista estuda cobrar uma taxa extra dos consumidores que aumentaram o consumo de água. Arce disse que a multa deve começar a ser aplicada entre maio e junho. Perguntado sobre o tema nesta manhã, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) não deu detalhes sobre a medida. "Vamos aguardar um pouco", declarou Alckmin.


A "multa" é planejada como forma de incentivar a economia de água em um momento de recorde negativo no nível dos reservatórios do Sistema Cantareira, que abastece a Grande São Paulo. O governo do estado diz que não há racionamento e que problemas no abastecimento em alguns bairros são resultados de manobras pontuais da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).


Programa de desconto e taxa extra


De acordo com o secretário Mauro Arce, cerca de 75% dos consumidores conseguiram reduzir o consumo de água desde o início da campanha da Sabesp, em fevereiro. Desses, cerca de metade conseguiu se beneficiar de um bônus (desconto) de 30% por ter economizado 20% da média mensal.


"Há 35% [dos consumidores] que aumentaram o consumo. É para esse conjunto que nós estamos preparando um programa novo de ônus. O que eu gostaria de resultado com esse programa de ônus é que ninguém fosse multado e que todo mundo conseguisse não aumentar o consumo", afirmou o secretário à Rádio CBN.


Arce esclareceu que alguns casos poderão ser exceções. "Alguém que tem um motivo justo: um casal que não tinha filho e teve quíntuplos. Evidentemente, a gente vai analisar caso a caso", disse.


O consumo de estabelecimentos comerciais também poderá ser analisado de maneira diferente pelo governo paulista.


A multa para quem gastar demais poderá ficar entre 30% e 35%. "Estamos indo para uma linha em que o ônus ficará igual o bônus em termos percentuais", estimou.


A base de cálculo do ônus deve levar em conta da data da implantação do bônus, em 1° de fevereiro. Em abril, o benefício foi expandido para 31 cidades atendidas pela Sabesp na Região Metropolitana de São Paulo.


Relatório apontava possibilidade de racionamento


O relatório de sustentabilidade 2013 da Sabesp informa que, "se as chuvas não retornarem a índices adequados e, consequentemente, os níveis dos reservatórios não forem restabelecidos, poderemos ser obrigados a tomar medidas mais drásticas, como o rodízio de água". Nos últimos meses, o Sistema Cantareira vem registrando sucessivos recordes de baixa.

Palavras-chave: direito público econômia de água

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/secretario-quer-aumentar-conta-de-consumidor-que-usar-mais-agua

1 Comentários

demerval bacgarel não tem profissão22/04/2014 10:53 Responder

É lamentável o pensamento de algumas \\\"autoridades\\\" aqui no Brasil. É mais fácil penalizar um cidadão com mais carga tarifária, do que realmente resolver o problema apresentado. É assim.... vamos pular a pedra que está no caminho e seguir em frente, sem se lembrar que o mundo gira e em algum momento vamos passar pela mesma pedra que, ao invés de ser retirada ou de ser utilizada de modo devido, foi simplesmente \\\"pulada\\\". Não bastasse a fúria do poder público em sempre arrumar uma maneira de tirar dinheiro de contribuintes, a companhia de àgua que cobrar sobre aqueles que aumentaram o seu consuma, ms....., veja bem, uma pergunta se faz necessária. Será que agora com essa medida adotada pela companhia, a àgua voltará às torneiras das casas que hoje não sofrem com a falta contínua e sistemática de abasteciemento? Aumentar a tarifa daqueles que consumirem mais..... qual o critério a ser utilizado, se o consumo é irregular, não chega àgua onde deveria chegar. A população além de amargar momentos difíceis com a falta de àgua, agora será punida pq São Pedro não lavou sua casa...... Senhores, tenham dissernimento para fazer o que é certo, tenham menos ambição financeira e mais dignidade e amor ao próximo, e mais, façam JUSTIÇA e nunca mais pensem em cobrar do cidadão aquilo que não lhe é dado. Saudações. Demerval

Conheça os produtos da Jurid