Saúde Mental: qual o papel de uma mente sã no trabalho de um advogado?

Por Anselmo Costa Melo.

Fonte: Anselmo Costa Melo

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

Na semana em que foi celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro) muito se fala da importância de uma mente preparada para lidar com todas as situações, até as mais adversas, e como ela pode ser determinante para a eficiência do trabalho de muitos profissionais. Não é diferente quando pensamos na atuação de advogados.


Esses, são sempre expostos às mais variadas situações e em muitas delas precisam ter firmeza para sustentar teses e não perderem a compostura mediante as contrariedades.


Falando sobre isso, o advogado brasileiro e português Anselmo Costa citou algumas situações que podem abalar a mente desses profissionais.


“A mente de um advogado depende muito da área que ele atua, porque a conduta de certos clientes pode ser abusiva no tocante ao pensar que o advogado é o julgador da causa. Entretanto, o advogado precisa estar com a mente pronta, ter muita paciência e sabedoria para responder e tratar com esses clientes”, disse.


Segundo Anselmo, em matéria de advocacia criminal e advocacia de família, as condutas dos clientes são bastante apreensivas e até incompreensíveis no tocante as suas causas, de forma a não compreender que quem julga é o juiz e não o advogado.


“Porém, o advogado precisa estar em sintonia e escutar o cliente sabendo que a mente dele poderá não estar apta a aceitar tais julgamentos judiciais”, completou.


Falando de controle emocional nas audiências, Anselmo foi mais duro ao afirmar que “nesta esfera, os impulsos dos advogados podem variar de acordo com o julgador, porque a cabeça de um juiz é igual a bunda de neném: ninguém sabe o que vem. 


Ele relembra que é sabido que existem juízes que não são imparciais, juízes que são seres humanos igual a qualquer cidadão e que suas decisões podem ser imparciais baseadas nas suas convicções filosóficas e não conforme a Justiças e a Lei.


“Imagina um juiz de esquerda e o cliente de direita? O que podemos esperar por este julgamento?”, questionou.


*Anselmo Costa é um Anselmo Costa Melo, advogado brasileiro e português. Maiores informações podem ser obtidas através do seu e-mail: anselmomeloadv@gmail.com

Palavras-chave: Saúde Mental Papel Mente Sã Trabalho Advogado

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/saude-mental-qual-o-papel-de-uma-mente-sa-no-trabalho-de-um-advogado

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid