Saques do Bolsa Família voltam ao cronograma normal

Rumores sobre fim do benefício e bônus lotaram agências em 12 estados

Fonte: G1

Comentários: (2)




A Caixa Econômica Federal informou que os saques do programa Bolsa Família, permitidos excepcionalmente no fim de semana, voltam a obedecer ao calendário normal a partir desta segunda-feira (20). O vice-presidente de Habitação do banco, José Urbano Duarte, disse que a retirada do benefício fora do cronograma foi liberada por conta dos boatos em relação ao programa, que se espalharam por pelo menos 12 estados. A origem dos falsos boatos ainda é desconhecida, e o governo pediu que a Polícia Federal investigue o caso.


Rumores sobre a suspensão de pagamentos do Bolsa Família e também um inexistente bônus pelo Dia das Mães, que deveria ser sacado até sábado (18), fizeram milhares de beneficiários procurar agências bancárias. Foram registradas longas filas e tumultos em diversos pontos de saque, principalmente em cidades do Nordeste e do Norte.


"Em função do boato, o que fizemos no fim de semana foi criar uma alternativa para que todo mundo que estivesse nas agências pudesse receber, independente do calendário. Mas isso foi válido apenas para o fim de semana em função daquele boato", esclareceu Urbano Duarte.


"A partir de hoje está normal. Quem tem o cartão final 2, recebe hoje; quem tem o cartao final 3, recebe amanhã; e assim sucessivamente, como sempre o fizeram, nos lugares que sempre o fizeram", completou, em entrevista ao "Bom Dia Brasil".


Ainda no sábado, o governo federal desmentiu os boatos sobre suspensão do pagamento. "Não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família", disse, em nota, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, responsável pelo programa.


O ministério informou que boatos falsos sobre o programa chegaram a ao menos 12 estados e provocaram tumultos em cerca de 110 agências da Caixa. Ceará foi o estado mais afetado, mas problemas também foram registrados em Alagoas, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Maranhão, Sergipe, Rio Grande do Norte, Amazonas, Pará e Rio de Janeiro.


Ainda de acordo com Urbano Duarte, quem recebeu o benefício de maio adiantado no fim de semana, só voltará a receber o pagamento do Bolsa Família em junho. "O que acontece é que quem já recebeu, recebeu integralmente aquilo que tinha que receber. Vai voltar a receber só no próximo calendário, na segunda quinzena de junho. Em maio não tem novo pagamento para quem já recebeu".


Segundo o vice-presidente, a Caixa ainda não contabilizou a quantidade exata de pessoas que retiraram o benefício por conta do boato. "Nós vamos fechar esse balanço hoje à noite. Mas, no final de semana, cerca de 1 milhão de famílias tiveram o pagamento devidamente feito", afirmou.


Ministro pede que investigação à PF


O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, pediu à Polícia Federal a abertura de inquérito para investigar a origem do boato. A solicitação foi feita diretamente ao diretor-geral da PF, Leandro Daiello. Segundo a assessoria do Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff ficou "muito preocupada" com o episódio e determinou imediata apuração sobre a origem e a disseminação do boato.


"A determinação foi para que a apuração seja rigorosa a fim de que se possa tomar com rapidez as medidas criminais cabíveis contra todos os envolvidos na origem e na divulgação destes boatos", disse, em comunicado, o Ministério da Justiça.


'Erro no sistema'


Ao desmentir os boatos sobre o bônus e a suspensão dos pagamentos, o superintendente regional da Caixa no Pará, Evandro Lima, disse no domingo (19) que "um erro no sistema liberou indevidamente o benefício para todos os cadastrados" e que "sso acabou levando as pessoas às agências".


"O Bolsa Família é pago de forma fracionada, a partir do final da numeração do cartão do beneficiário. A Caixa sempre entendeu que o pagamento não poderia ser feito somente em um dia para não gerar aglomeração, então, existe um calendário para a liberação do benefício. Cada numeração é referente a um dia útil. Este mês, a liberação começou na última sexta-feira (17), quando houve a liberação indevida. Por exemplo, beneficiários com final 4, que receberiam somente no dia 22, conseguiram sacar o benefício. Isso acabou levando as pessoas às agências", explicou.


Já o superintendente da Caixa no Maranhão, Hélio Duranti, os boatos surgiram depois de um atraso no pagamento, ocorrido em todo o país. "Essa situação foi normalizada, mas muita gente procurou os caixas eletrônicos ao mesmo tempo e o dinheiro acabou. Quem chegou depois, não encontrou, ficou revoltado e quebrou os caixas", disse. "É preciso tranquilizar a população e informar de que estas informações sobre o final deste projeto é inverídico. Há dinheiro disponível".

Palavras-chave: Saques Bolsa Família Cronograma Rumores Benefício Agências

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/saques-do-bolsa-familia-voltam-ao-cronograma-normal

2 Comentários

VERA MARIA DIAS aponsentada20/05/2013 23:25 Responder

LAMENTÁVEL, TUDO ISSO...

WILMA ADVOGADA22/05/2013 18:34 Responder

Aburdo esse fato que mais parece um espetáculo de comédia barata, ou seja o Governo, através de seu estabelecimento bancário- CAIXA ECONOMICA, recebe um comunIcado autorizando o levantamento das importancias das respectivas bolsas família;e mais um bonus pelo dias das MÃES ; os destinatários ,atendendo sofregamente a esse chamado ,correm às várias Agencias, levantam as importancias que lhes foram destinadas, tudo legalmente. De repente, talvez porque tivesse acabado as verbas,OU ALGO EQUIVALENTE descobriram que se tratava de um engano, decorrente de BOATO.! Daí a pergunta: como um estabelecimento do porte de uma Caixa Econômica FEDERAL ,procede com tal displicencia, com ERRO CRASSO, que desmoraliza até um BANQUINHO DE ÚLTIMA CATEGORIA ? o MAIS SÉRIO É QUE AINDA A PRESIDENTE DA NAÇÃO, aPARECE NA TV , EM DEFESA DESSE SEU ÓRGÃO BANCÁRIO AFIRMANDO , QUE O MESMO FOI VÍTIMA DE UM \\\"BOATO CRIMINOSO. REALMENTE ESSA GRANDE FALHA DESSAS CAIXAS ECONÔMICAS, É ASSUSTADORA, POIS QUEM É CAPAZ DE ATOS DESASTROSOS COMO ESSES, NÃO SE PODE ESPERAR NADA SÉRIO. DIGAMOS QUE AMANHÃ ESSA MESMA PESSOA MISTERIOSA, PRODUTO DE DESCULPA ESFARRAPADA TENTANDO JUSTIFICAR O ÊRRO DA CAIXA, RESOLVE ESPALHAR \\\"BOATO \\\" QUE CAUSE UM PREJUIZO MAIOR AINDA, COM MAIOR EXTENSÃO, ABRANGENDO A MAIORIA DOS BRASILEIROS ! ? JÁ VIVENCIAMOS PROVIDENCIAS DANOSAS NESSE PAÍS, AFETANDO-NOSSOS BOLSOS, PRINCIPALMENTE A CLASSE MÉDIA, CONFIANTE, QUANDO FOMOS SURPREENDIDOS PELOS PLANOS COLLOR,SARNEY ETC. DAÍ O PERIGO DESSES ATOS, QUANDO O POVO SABERÁ QUE ESTÁ DIANTE DE UM FATO REAL, OU DE UM \\\"BOATO\\\" ?.SERIÁ DE BOM ALVITRE QUE A PRESIDENTE CHAMASSE ,ATRAVÉS DE SEU REPRESENTANTE LEGAL,O RESPONSÁVEL POR ESSE ESTABELECIMENTO BANCÁRIO, CX.ECONÕMICA FEDERAL QUE ASSUMISSE A RESPONSABILIDADE PELOS ATOS DANOSOS OCASIONADOS POR SUA DISPLICENCIA. E NÃO CORRER EM SUA DEFESA, SOB ALEGAÇÃO DE QUE SEU ERRO FOI DECORRENTE DE \\\"BOATO\\\" . ISSO EM QUALQUER OUTRO ESTABELECIMENTO ,DA MESMA NATUREZA, CUJA SOBREVIVENCIA DEPENDE DA CREDIBILIDADE ,SE OCORRER, SEU GERENTE OU DIRETOR ,PERDERÃO O CARGO E AINDA RESPONDERÁ PELOS PREJUIZOS QUE CAUSAREM. ALIAS ONDE FICA O BANCO CENTRAL NESSA BOATADA TODA?PASMEM OS CÉUS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Conheça os produtos da Jurid