Saiba o que está por traz da mudança do nome do facebook
Por Fabio Sartoretto.
Por conta dos problemas causados pelo vazamento de centenas de documentos internos da empresa, há uma grande possibilidade de Mark Zuckerberg ter antecipado o movimento para a mudança de seu nome corporativo para Meta. Talvez não, mas o fato é que está mudando o foco para o que denominou como “Metaverso”.
A empresa que era até então conhecida por Facebook, que é o principal produtos atualmente ao lado do Instagram e do WhatsApp, passa a ser representada pelo símbolo “MVRS” na bolsa de valores a partir de 1º de dezembro.
Esta reformulação da marca pode ser parte de um esforço para revisar a reputação do Facebook e virar a página após uma série de pesadelos de relações públicas, incluindo desinformação em suas plataformas, falhas de moderação de conteúdo e revelações sobre o efeito negativo de seus produtos na saúde mental de alguns usuários.
A mudança de nome, que foi anunciada por Zuckerberg durante a conferência de realidade virtual e realidade aumentada da empresa Facebook Connect , alinha-se com seu foco crescente no “metaverso”, que se refere aos esforços para combinar tecnologias de realidade virtual e aumentada em um novo reino online.
Zuckerberg diz que tem “pensado muito sobre nossa identidade ao iniciarmos o próximo capítulo. O Facebook é um dos produtos mais usados na história do mundo". A empresa também substituiu sua placa corporativa, que apresentava uma imagem de um "polegar para cima", fora de sua sede na Califórnia, por uma anunciando seu novo logotipo: uma placa azul do infinito.
Quanto ao corpo diretivo, parece que não haverá nenhuma mudança.
O Facebook mostrou uma série de vídeos conceituais que destacaram sua visão para o “metaverso”, como enviar uma imagem holográfica sua a um show com um amigo presente na vida real, sentar-se em torno de mesas de reunião virtuais com colegas remotos ou jogar jogos envolventes com amigos. Também anunciou recentemente que contrataria 10 mil pessoas na Europa para desenvolver o conceito. Vamos aguardar.
Zuckerberg também anunciou que as chamadas do Messenger estão chegando para VR, planos para operar um mercado virtual onde os desenvolvedores podem vender produtos virtuais e uma nova tela inicial no Oculus Quest para tornar o bate-papo e os jogos no mundo virtual mais sociais. Parece que estou assistindo ao filme “O Jogador”.
No caso de anúncios, talvez essa mudança de nome seja interessante, pois usarmos o Facebook Ads para representar campanhas que abrangem também as mídias do Instagram e do WhatsApp trazia muita confusão, não sei se isso mudará, mas talvez usar o nome Meta Ads seja mais assertivo.
*Fabio Sartoretto, diretor executivo da INSIDE Design & Comunicação