Saiba o que é Blockchain em 3 minutos!

É advogado e deseja começar a atuar no ramo de criptomoedas? Se a resposta for sim, comece entendendo o que é Blockchain.

Fonte: Raphael Souza

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

Saiba o que é Blockchain em 3 minutos!

Se você sabe o que é um banco de dados já está com meio caminho andado para entender o que é blockchain.

Isto porque a blockchain é um típico específico de banco de dados onde as informações são criptografadas e imutáveis.

Ademais, se a blockchain é pública, os dados nela lançados podem ser auditados, o que garante uma maior confiabilidade das informações.

Dizemos que algumas blockchain são imutáveis porque estão distribuídas ao redor do mundo. Por exemplo: a blockchain do Bitcoin não está armazenada em um único servidor, pelo contrário, ela esta distribuída por várias partes do mundo.

A título exemplificativo, na data de publicação deste artigo havia 9.622 cópias de blockchain do bitcoin distribuídas ao redor do mundo.

Isso é o mesmo que dizer que existem 9.366 servidores de blockchain do bitcoin ou nodes (nós em tradução livre) como é chamado na comunidade.

E se você estiver curioso sobre a quantidade de servidores/blockchain/nodes existentes no mundo agora, basta fazer uma consulta aqui ou aqui.

Artigo escrito primeiro no site R Souza Advocacia com o título Saiba o que é Blockchain em 3 minutos!

Qual a diferença entre Blockchain e Bitcoin?

qual a diferença entre bitcoin e blockchain

A Blockchain é a tecnologia por trás do Bitcoin e de outras criptomoedas, ou seja, o Bitcoin é uma aplicação que funciona através da rede blockchain.

De todo modo, o bitcoin foi a primeira aplicação do blockchain, por isso a dúvida entre as nomenclaturas muitas vezes é confundida.

E por ser o blockchain de código aberto e gratuito, é possível utilizar o mesmo código para outras aplicações.

Tanto é verdade que a Microsoft anunciou que pretende utilizar a blockchain do Bitcoin para um projeto de identidade digital de pessoas.

Portanto, a mesma blockchain que “roda” a aplicação Bitcoin será utilizada em um projeto totalmente diferente pela Microsoft.

Desse modo, o código fonte de uma mesma blockchain pode ser utilizado por outras aplicação. E para exemplificar, deixarei aqui pra você 35 exemplos práticos de aplicações de blockchain.

Os diferentes tipos de blockchain

aplicações blockchain
Imagem de Tumisu por Pixabay

Existem diferentes tipos de blockchain que utilizam o mesmo código, mas se desenvolvem de forma diferente.

Por exemplo, a moeda digital Litecoin utiliza um “fork” da blockchain do bitcoin. Isto é, fazem uso do mesmo código inicial, mas se desenvolveram de modo distinto, utilizando um tipo de criptografia diferente.

Além disso, em que pese as semelhanças com a blockchain do bitcoin, existem outras criptomoedas que utilizam sua própria blockchain como EthereumEthereum classic e Decred.

As blockchains do Ethereum são comumente utilizadas para smart contract, já a blockchain da Decred é voltada para a governança, onde é possível os usuários interessados debater, colaborar, financiar novos projetos e fazer sugestões, tudo em consenso com a comunidade.

E para encerrar este tópico, destaco que existem também blockchain privadas, centralizadas e utilizadas por organizações para gerenciamento de dados.

Exemplos de utilização da blockchain

As características da blockchain como imutabilidade e transparência facilitam sua utilização em diversas aplicações que necessitam de segurança jurídica.

Com a blockchain é possível registar uma obra protegida por direitos do autor, comprovar a autoria e data do seu registro.

Portanto, uma vez registrada uma obra na blockchain, o direito autoral fica resguardado com a garantia de que o registro não poderá será alterado, gozando de publicidade e carimbo de tempo (prova da data do registro).

Também é possível utilizar a blockchain para registrar conteúdo disponível na internet. E para tal indicamos a solução da startup OriginalMy que através de um aplicativo, gera um relatório completo de uma página da web e o registra na blockchain.

Assim, mesmo que a página ou conteúdo seja posteriormente removido de uma página da internet, ele estará registrado para sempre em uma blockchain.

Por fim, as opções de uso da blockchain são quase infinitas, podendo ser usada para criação de novas criptomoedas, registro de transações, autenticidade de documentos, relatórios de logística, contratos inteligentes e muito mais.

Agora que sabe um pouco te blockchain te convido a conhecer uma aplicação dela, o famoso Bitcoin.


Artigo escrito pelo Advogado especialista em criptomoedas, Raphael Souza. 

Palavras-chave: Diferença Bitcoin Blockchain Criptomoedas Tecnologia Banco de Dados

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/saiba-o-que-e-blockchain-em-3-minutos

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid