Saiba o que é bitcoin em 3 minutos!

Se você é um advogado que atua ou deseja atuar com tecnologia, saber o que é bitcoin e como funciona é fundamental.

Fonte: Raphael Souza

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com


Saiba o que é bitcoin em 3 minutos!


Saiba o que é bitcoin em 3 minutos a partir deste artigo resumido sobre o tema. Segundo o projeto originalBitcoin é uma versão de dinheiro eletrônico que pode ser enviada de uma pessoa a outra sem a necessidade de um banco.

Ou seja, é um tipo de “dinheiro” sem conta bancária, abertura de crédito, cartão magnético ou qualquer outra burocracia.

Em que pese a denominação do white paper, o bitcoin é chamado de moeda virtual ou moeda criptográfica pelo Banco Central do Brasil. Já o Banco de Portugal adota apenas o conceito de moeda virtual.

Já a Comissão de valores mobiliários do Brasil – CVM, prefere utilizar a expressão criptomoedas, assim como o fez quando divulgou orientações acerca do investimento em criptomoedas por parte de fundos de investimento, matéria a qual já escrevi e tive um artigo publicado no site de mercado financeiro ADVFN.

Outrossim, a Receita Federal do Brasil utiliza a expressão criptoativos.

Em síntese, para efeitos práticos o bitcoin, assim como outras moedas virtuais semelhantes, é uma moeda virtual, moeda criptográfica, criptomoeda ou criptoativo, pois a nomenclatura é variável e muitas vezes apenas conceitual.

Artigo publicado primeiro no site R Souza Advocacia com o título Saiba o que é bitcoin em 3 minutos!

Quem inventou o Bitcoin?

duvida e interrogação de quem inventou o bitcoin
Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay

O bitcoin foi inventado por Satoshi Nakamoto. Ninguém sabe se Nakamoto é uma pessoa, um grupo ou instituição. Muito embora existam muitas especulações de quem seria Satoshi, sua identidade jamais foi revelada.

Por certo, independe da identidade do seu criador, o domínio “bitcoin.org” foi registrado em 18 de agosto de 2008, em 31 de outubro do mesmo ano seu projeto foi divulgado e oficialmente lançado em Janeiro de 2009.

A título de nota, se deseja beber na fonte do bitcoin, vale a pena ler seu paper em Inglês que já possuiu uma versão traduzida para o português.

Enfim, o verdadeiro inventor do Bitcoin é um enigma e possivelmente continuará assim, pois ao que tudo parece Nakamoto concebeu sua criação para o mundo, pouco se importando com a autoria, já que o fez sob pseudônimo.

Onde posso aprender mais sobre Bitcoin?

homem estudando sobre bitcoin
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay

Aprender sobre bitcoin pode ser uma tarefa árdua, pois existe muito conteúdo distribuído na internet e distinguir o bom do mal conteúdo não é tão fácil para iniciantes.

Portanto, para um estudo sério, é necessário uma fonte confiável. Por isso, deixaremos aqui três indicações de estudo.

A primeira referência é o site do Bitcoin.org que possui versões em várias línguas, inclusive português. Lá você encontrará informações de como funciona, como usar, documentação, corretoras (Exchange) de bitcoin, vocabulário, eventos, recursos e muito mais.

Depois, vale a pena ler o livro “Bitcoin – a moeda na era digital” de autoria de Fernando Ulrich, um dos maiores estudiosos sobre o tema no Brasil. É um livro relativamente curto, de leitura agradável e compreensível para aqueles que ainda não possuem maiores conhecimentos sobre criptomoedas.

O obra esta disponível para compra em várias livrarias e também pode ser baixada gratuitamente na versão ebook no site do Mises Brasil.

Por fim, é possível que você queira acompanhar notícias e outros temas de relevância sobre bitcoin e outras criptomoedas. Por isso indicamos o site Livecoins que é especializado em blockchain e criptoeconomia, o qual esporadicamente faço contribuições com artigos de criptomoedas em uma perspectiva jurídica.

Bom, para mais temas sobre este te convido a continuar acompanhando nosso blog e também para ler um outro artigo onde você vai descobrir o que é Blockchain em 3 minutos!


Artigo publicado pelo Advogado especialista em criptomoedas, Raphael Souza


Sobre os autores: Raphael Souza, Advogado especialista em criptomoedas | Direito Digital | Professor | Criador do Curso Criptomoedas para Advogados | blog raphaelsouza.com.br | site do escritório rsouzaadvocacia.com

Palavras-chave: Bitcoin Criptomoedas Tecnologia Advogado

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/saiba-o-que-e-bitcoin-em-3-minutos

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid