Rodovias recebem só 2% do previsto

Fonte: Jornal do Senado

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Apenas R$ 112 milhões dos R$ 5,4 bilhões autorizados no Orçamento de 2005 para a área de transporte rodoviário foram liquidados e pagos pelo governo até o início do mês de junho. Quase nada (2,07%), principalmente diante dos cerca de 36 mil quilômetros de rodovias federais que estão em estado de calamidade, tomadas por crateras e problemas como falta de acostamento e má sinalização.

No ano passado, segundo o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, foram restaurados 5 mil quilômetros de rodovias federais, o que, segundo ele, "é muito pouco para quem tem 58 mil". De acordo com o ministro, até agosto cerca de R$ 4,3 bilhões deverão ser liberados.

Em 2004, R$ 3,2 bilhões foram autorizados no Orçamento para investimentos nas BRs, sendo R$ 2,89 bilhões entre recursos liquidados e pagos. Desses, 52% foram executados na manutenção da malha rodoviária. O restante foi dividido entre construção, duplicação e adequação (alargamento) das rodovias nos corredores de transporte, segurança pública e infra-estrutura.

Diante do contingenciamento dos recursos, buracos, poeira e risco acumulam-se no dia-a-dia dos que enfrentam as estradas brasileiras. Além de mais gastos com combustível e manutenção do veículo, os desgastes na malha rodoviária encarecem os produtos que nelas transitam.

Há dez dias, manifestantes fecharam a BR-116 Norte, que liga a Bahia aos demais estados do Nordeste brasileiro. A manifestação pela recuperação da via ? em estado calamitoso ? aconteceu no município de Araci, a 200 quilômetros de Salvador.

Segundo o senador Alberto Silva (PMDB-PI), os buracos nas estradas estão obrigando os cerca de 2 milhões de caminhoneiros que trafegam no país a gastar por ano 4 bilhões de litros de diesel a mais, por ano.

? Isso equivale a R$ 6 bilhões, mais do que o valor que o governo destina anualmente às rodovias federais ? assinalou.

Transporte será tema de fórum no Senado

Preocupado com a situação da infra-estrutura de transportes, o presidente do Senado, Renan Calheiros, quer um amplo debate sobre o assunto. "Transportes ? Entraves e Perspectivas" será o tema do fórum "Senado debate Brasil", em 28 de junho.

O senador César Borges (PFL-BA) apelou ao governo por recursos para recuperar a BR-242, que escoa grande parte das exportações agrícolas do oeste baiano.

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) também cobrou do presidente Lula o cumprimento de promessas eleitorais ao Pará.

? O asfaltamento das rodovias Transamazônica e Santarém-Cuiabá continua no campo das boas intenções ? assinalou.

Os representantes de Rondônia Valdir Raupp e Amir Lando, do PMDB, querem melhorias nas BRs do estado, em especial na 364, por onde passa boa parte da produção local.

O senador Hélio Costa (PMDB-MG) lamentou a projeção de quatro anos para duplicar a BR-381, nos trechos entre Belo Horizonte, São Paulo e o Vale do Aço. Essa é a "Rodovia da Morte", disse, onde são registrados acidentes fatais todo fim de semana.

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