Reverência à vida e à morte

João Baptista Herkenhoff é Livre-Docente da Universidade Federal do Espírito Santo - professor do Mestrado em Direito, e escritor. E-mail: jbherkenhoff@uol.com.br Homepage: www.joaobaptista.com

Fonte: João Baptista Herkenhoff

Comentários: (1)




João Baptista Herkenhoff ( * )

Falece Vinícius Bitencourt, grande tribuno do Direito Penal no Estado do Espírito Santo, apaixonado na defesa de suas causas, fiel a seus clientes. O advogado criminalista não defende o crime. Defende o indiciado, o acusado, o réu. Defende até mesmo aquele que foi condenado em caráter definitivo, quando ataca, por meio do pedido de revisão criminal, a coisa julgada, ou patrocina direitos outros de quem tem contra si sentença final. Não integra a ética do advogado ser imparcial. Imparcial o juiz é que tem de ser, sob pena de fraudar sua honra. O advogado é parcial, está sempre de um lado, em confronto com o lado contrário.

Morre Sebastião Teixeira Sobreira, desembargador, um dos fundadores e primeiro presidente da Associação dos Magistrados do Espírito Santo e, nos últimos anos de sua vida, presidente do Instituto Histórico e Geográfico. Sobreira, seu nome de luta, foi sempre um servidor, disponível para quem dele precisasse. Foi um magistrado íntegro. A integridade é um dever do magistrado pois aquele que não é íntegro não merece ser chamado de magistrado. Outros substantivos e também adjetivos, alguns que ferem o ouvido do homem honesto, cabem-lhe melhor. Mas nestes tempos em que magistrados freqüentam as páginas policiais, não como julgadores, mas como envolvidos em falcatruas, a condição de íntegro de um magistrado honra sua vida e dignifica sua memória. Constitui a mais preciosa herança de filhos e netos.

Toma posse no Tribunal Regional Federal de São Paulo o cachoeirense Henrique Geaquinto Herkenhoff. O Estado de São Paulo, que tem no bairrismo uma de suas características mais marcantes, renunciou por um momento ao seu acendrado bairrismo para entregar a palma do mérito a um capixaba, consagrando-o como o mais votado numa lista tríplice, primazia que o Presidente da República prestigiou. Falei num almoço de congraçamento que, em Vitória, homenageou Henrique. Rebusquei na Alemanha as origens de nossa família. Não foram ricos nossos ancestrais, mas foram dignos. É com este bastão de dignidade que Henrique iria penetrar no tribunal federal paulista.

Dramático acidente aéreo mata três médicos, uma paramédica e dois policiais que estavam cumprindo uma missão de socorro no norte do Espírito Santo, Captavam córneas e órgãos para transplante. No cumprimento do dever, tentando salvar vidas, encontraram a morte. A tragédia sacudiu o Estado, apunhalou o povo. Dentre as vítimas estava o médico Juliano Almeida do Valle, filho do estimado Teteco, que foi vereador em Vitória.

Os fatos mencionados nesta página ocorreram em dois Estados da Federação. Entretanto há neles um sentido que transpõe a localização geográfica dos episódios, motivo pelo qual podem pousar seus olhos sobre este texto leitores que não apenas paulistas e capixabas.


Notas:

* João Baptista Herkenhoff é Livre-Docente da Universidade Federal do Espírito Santo - professor do Mestrado em Direito, e escritor. E-mail: jbherkenhoff@uol.com.br Homepage: www.joaobaptista.com [ Voltar ]

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/reverencia-a-vida-e-a-morte

1 Comentários

Pedro Afonso Gomes Economista04/05/2007 3:50 Responder

Caríssimo professor, admiro muito tudo o que escreve, mas não posso concordar com a atribuição a São Paulo de qualquer bairrismo. Muito ao contrário. Há um sem-número de pessoas de outras origens que aqui se destacam, por merecimento próprio. Diga-se, por exemplo, que desde 1918, os Presidentes da República "paulistas" eram, na verdade, originários de outros estados: Lula (PE), FHC (RJ), Jânio Quadros (MT) e Washington Luiz (RJ). Isso se repete em vários outros campos de atuação, inclusive na magistratura.

Conheça os produtos da Jurid