Réu é condenado a 432 anos por mortes no Urso Branco

A pena-base foi fixada em 16 anos, que multiplicados pelo número de vítimas, resultaram em mais de 400 anos de pena

Fonte: TJRO

Comentários: (1)




José Raimundo Tavares da Costa (Zé Galinha) foi condenado a 432 anos pelo envolvimento nas 27  mortes ocorridas no interior do presídio Urso Branco, em Porto Velho. A sentença foi lida pelo juiz Aldemir de Oliveira, titular do 2º Tribunal do Júri, por volta das 17h20 desta segunda-feira, 21. A pena-base foi fixada em 16 anos, que multiplicados pelo número de vítimas, resultaram em mais de 400 anos de pena.


O conselho de sentença, formado por sete jurados, decidiu que estava comprovado que as vítimas foram golpeadas por facas artesanais dentro do presídio em janeiro de 2002, após uma tentativa de fuga frustrada. Também disseram sim à indagação sobre se esses golpes foram a causa das mortes. Com a resposta ao terceiro e decisivo quesito, sobre a autoria, afastou-se a tese de defesa e Zé Galinha foi considerado culpado por participação nas mortes. Por fim, o emprego de meio cruel também foi reconhecido pelos jurados, pois além de torturados, os presos foram golpeados em regiões não vitais, com o intuito de causar ainda mais sofrimento.


Ainda cabe recurso à decisão. Como Zé Galinha está foragido, a sentença é também o mandado de prisão ao réu, que fugiu do presídio de Nova Mamoré antes da realização do júri. Ele foi defendido por Magnum de Oliveira, da Defensoria Pública; e a acusação feita pelos promotores de Justiça Leandro Gandolfo e Marcelo Guidio.

 

Histórico

 

No ano passado, foram 19 réus levados a júri popular, dos quais, 16 condenados a penas, que somadas, passam de 6 mil anos de prisão. Três dos acusados foram absolvidos.

 

 

Palavras-chave: Pena; Homicídio; Faca; Presídio; Fuga; Condenação

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/reu-e-condenado-a-432-anos-por-mortes-no-urso-branco

1 Comentários

Antonio de Assis Nogueira Júnior Servidor Público24/02/2011 13:42 Responder

São Paulo, 24 de fevereiro de 2011. Senhor Diretor: O Brasil não é só a terra da impunidade. É também a da barbárie! Pode-se condenar a 1000 anos de reclusão (assassinar dezenas de pessoas, seja presos ou não) porque só cumpre 30 anos dividido por seis, dá quantos anos de impunidade? Já está na hora da séria reflexão sobre a prisão perpétua e da pena de morte (legal, estatizada, amparada pela ampla defesa, pelo devido processo legal, pelas irrenunciáveis garantias legais e judiciais, etc. etc.). Enquanto isso não vige e talvez nunca seja realidade, salve-se quem puder! Aliás, no Brasil só fica literalmente preso quem quer ficar! A conclusão (talvez simplificada e grosseira) que chego é que o Sistema Judiciário no Brasil na área criminal é o pior do Mundo Ocidental... Acho que só nas Ditaduras é \\\"mais\\\" pior ainda! A Justiça americana é prática e objetiva (também lá se pratica injustiças, mas não tanto quanto aqui) e PUNE MESMO (prisão perpétua, penas elevadíssimas que são cumpridas \\\"in totum\\\" e a pena de morte). Viver no Brasil está se tornando, a cada dia que passa, muito perigoso e vai piorar muito nos próximos quatro anos. Quem viver, e conseguir sobreviver, confirmará a previsão! Por ora basta. Respeitosamente, Antonio de Assis Nogueira Júnior Servidor Público

Conheça os produtos da Jurid