Religião e idade são motivos para plano de saúde pagar prótese importada

Senhor de 68 anos de idade conseguirá implantar prótese importada no coração, custeada pelo plano de saúde. Em razão da sua religião e da recomendação do médico, o idoso não poderia usar a prótese disponível no mercado nacional

Fonte: TJSC

Comentários: (0)




A 4ª Câmara de Direito Civil manteve a decisão da 4ª Vara Cível da comarca de Blumenau que garantiu a um senhor de 68 anos a realização de cirurgia para implante de uma prótese importada no coração. O plano de saúde havia negado, pois alegou que havia similar no mercado nacional. A justificativa para a utilização da importada era a recomendação do médico e a religiosidade do paciente.


Segundo o médico, a prótese biológica só é feita por duas empresas estrangeiras e, de acordo com a idade avançada do autor, seria a mais indicada. Em soma ao fator saúde também existia a questão da religião. O idoso é praticante de religião que não autoriza o recebimento de sangue, o que impossibilita o uso da versão nacional. O paciente já havia se submetido a uma cirurgia com utilização de válvula aórtica em 1998, e novo procedimento poderia agravar o risco de sofrimento.


O plano de saúde contestou sob alegação de que não havia dever contratual de pagar por próteses estrangeiras e apresentou parecer médico que não descartava o uso de produto fabricado no Brasil. Para os julgadores, as razões da indicação do aparelho estrangeiro se assentaram em idade, comodidade e religiosidade.

Palavras-chave: Prótese; Importação; Religião; Idoso; Cirurgia; Coração; Seguro; Vida; Saúde

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/religiao-e-idade-sao-motivos-para-plano-de-saude-pagar-protese-importada

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid