Relator da Previdência afirma que texto não é 'decreto' e pode ser alterado

Samuel Moreira (PSDB-SP) informou aos parlamentares que anotou observações deles e que as regras da Câmara permitem complemento do voto com eventuais mudanças.

Fonte: G1

Comentários: (0)




Durante o primeiro dia de debates da reforma da Previdência, nesta terça-feira (18), o relator da proposta, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), disse aos deputados que o parecer está sujeito a alterações.


Segundo o parlamentar, pelas regras da Câmara, ele pode apresentar uma complementação de voto. Essa complementação de voto pode contemplar eventuais mudanças no parecer. "Eu nunca tive pretensão de que o relatório fosse um decreto", afirmou o relator.


Moreira disse ainda aos deputados que está anotando as observações feitas por eles. Também pediu que os parlamentares enviassem suas questões sobre o tema. "Estou aqui para ouvir, para melhorar ainda mais o relatório", declarou.


Debates


Os discursos começaram na comissão pouco antes das 10h. Parlamentares abordaram temas como:


- a retirada das normas sobre capitalização;


- a retirada de previsão de que regras de aposentadoria sejam detalhadas por leis complementares, a chamada desconstitucionalização;


- o impacto das novas regras de aposentadoria para mulheres;


- a retirada das novas normas para a concessão do benefício de prestação continuada;


- mudanças nas regras de pensão por morte;


Ao longo da reunião, o relator buscou responder às observações dos parlamentares. Samuel Moreira afirmou, por exemplo, que o parecer buscou tirar os efeitos da PEC direcionados às pessoas de baixa renda. Também buscou retirar todos os efeitos da desconstitucionalização.


O líder do Governo na Câmara, Major Vítor Hugo (PSL-GO), declarou que o parecer mantém 90% da potência fiscal pretendida pelo governo. "A potência fiscal pretendida pelo governo foi atingida em 90%, o que para nós é uma grande conquista", declarou.


Ele disse que o governo tem outras agendas econômicas, além da reforma da Previdência. "O governo tem outras propostas que chegarão aqui na sequência, como a reforma tributária, como a revisão do pacto federativo", completou. O líder do Governo disse que vai buscar um consenso para retomar as regras de capitalização previstas no texto inicial.


Já o líder do PSDB, Carlos Sampaio (SP), elogiou o relator, seu colega de partido. Ressaltou a economia prevista próxima da do texto original. E afirmou: "A Previdência não vem aqui para resolver os problemas do Brasil. Vem para estancar. Estancar de forma positiva."


A lista de inscritos para debater o tema tem 155 deputados (91 a favor, 64 contra). Há ainda a previsão de discursos de 30 líderes partidários durante as sessões de debate.

Palavras-chave: Parecer Reforma Previdência Social Texto "Decreto" Alterações

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/relator-da-previdencia-afirma-que-texto-nao-e-decreto-e-pode-ser-alterado

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid