PT antecipa Congresso Nacional e aprova governo de coalizão

Fonte: Globo.com

Comentários: (0)




Em São Paulo, diretório nacional marca para julho de 2007 congresso que vai definir rumos do partido e aprova coalização com PMDB

O presidente interino do PT, Marco Aurélio Garcia (direita) O PT aprovou neste domingo (26), na reunião do diretório nacional em São Paulo, a antecipação do 3º Congresso Nacional do partido, para os dias 6, 7 e 8 de julho de 2007 no Distrito Federal. Inicialmente, o congresso estava marcado para o final de 2007.

A antecipação vinha sendo cogitada desde o surgimento de denúncias de corrupção envolvendo líderes petistas. Entre os que defendiam a antecipação estavam o governador eleito da Bahia, Jaques Wagner, e o de Sergipe, Marcelo Déda.

O evento será realizado para discutir as perspectivas petistas para o futuro do Brasil, o socialismo petista e o modo de funcionamento do partido nos próximos anos. Além do debate interno, o documento convocatório do 3º Congresso prevê o ?diálogo com os partidos aliados, com os movimentos sociais e com a intelectualidade crítica.?

Os dois primeiros congressos do PT foram realizados em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, em 1991, e em Belo Horizonte (MG), em 1999.

Coalizão

O ?diálogo com os partidos aliados? foi outro tema contemplado na reunião do diretório nacional. Na prática, significa a aliança com o PMDB e a cessão de espaço político para aliados no governo.

No sábado à noite, o PT aprovou uma resolução em defende ?um governo de coalizão programática expresso na reunião das forças que construíram o caminho da vitória e todos aqueles que estejam de acordo com o programa de transformações econômicas, sociais e políticas defendido durante a campanha eleitoral e com a continuidade no avanço do combate à corrupção?.

A resolução condena, no entanto, a ?distribuição fisiológica de cargos? para que seja feita a coalizão. O texto afirma ainda que a oposição ?tentou impor ao governo uma pauta política, que foi derrotada nas eleições, assim como influenciar a composição do governo?.

O texto atende ao interesse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem defendido a obtenção de uma ampla maioria no Congresso. O presidente nacional do PT, Marco Aurélio Garcia, deixou a reunião demonstrando bom humor. ?Houve um movimento convergente?, afirmou. ?Há muito tempo não tinhamos uma reunião do diretório nacional tão positiva.?

Palavras-chave: PT

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/pt-antecipa-congresso-nacional-e-aprova-governo-de-coalizao

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid