Proposta de Lobão Filho muda forma de escolha dos ministros do STF

O senador Lobão Filho (PMDB-MA) apresentou uma proposta de emenda à Constituição (PEC 30/08) com o objetivo de alterar o processo de escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Fonte: Agência Senado

Comentários: (1)




O senador Lobão Filho (PMDB-MA) apresentou uma proposta de emenda à Constituição (PEC 30/08) com o objetivo de alterar o processo de escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O projeto institui que a escolha caberá ao próprio STF, dentre três indicados: um pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); um pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal e outro pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.

De acordo com a proposta, depois de receber as três indicações, o STF escolherá um deles, que deverá ser aprovado pelo Senado Federal. Após isso, o presidente da República faria a nomeação do escolhido.

Atualmente, a escolha dos ministros do STF é tarefa do presidente da República, dentre os brasileiros natos, entre 35 e 65 anos, que possuam notável saber jurídico e reputação ilibada. Antes de ser efetivada, a escolha é submetida à apreciação do Senado Federal. Devido ao caráter vitalício do cargo de ministro, os nomeados podem exercê-lo até os 70 anos, quando são aposentados compulsoriamente, por conta da idade limite de aposentadoria dos funcionários públicos determinada pela Constituição.

Na justificativa da proposta, Lobão Filho argumenta que a forma atual de escolha "vem provocando um processo de politização das indicações" para o Supremo. Com as mudanças, acredita o senador, o STF poderá decidir com maior "independência e representatividade".

Palavras-chave: ministro

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/proposta-de-lobao-filho-muda-forma-de-escolha-dos-ministros-do-stf

1 Comentários

JÚLIO CÉSAR MAYOLI EMPRESÁRIO15/07/2008 18:36 Responder

ESTE SENADOR FALA DE POLITIZAÇÃO. MEMBRO DA CÂMARA , SENADO E OAB ( FRENTE OAB PARLAMENTAR...), NÃO SÃO POLÍTICOS? VAMOS COLOCAR OS VERDADEIROS ILIBADOS E COM SABER JURÍDICO, COMEÇANDO PELO SENHOR DOUTOR JUIZ FAUSTO DE SANCTIS. QUE EXEMPLO, DEDICAÇÃO. PARABÉNS POLÍCIA FEDERAL, MINISTÉRIO PÚBLICO E TODOS OS JUÍZES QUE REALMENTE DIGNIFICAM SUAS TOGAS. PS.: QUANTO A ALGEMAS E GRAMPOS, ACHO PROCEDIMENTO CORRETO PARA ELEMENTOS FICHADOS.

Conheça os produtos da Jurid