Promotor quer prisão de Tiririca

Maurício Lopes alegou que o humorista teria cometido crime de falsidade ideológica. Para o promotor, teste apenas constatou analfabetismo funcional

Fonte: Jornal Jurid

Comentários: (66)





O promotor e autor da denúncia contra Tiririca, Maurício Lopes pediu à Justiça que o deputado eleito Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP) seja condenado a cinco anos de prisão pelo crime de falsidade ideológica.


Lopes apresentou, ontem, suas alegações finais na ação contra Tiririca em curso na 1ª Zona Eleitoral de São Paulo.

 
O promotor também apresentou à Justiça um parecer de uma fonoaudióloga do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo que acompanhou a audiência na qual Tiririca foi submetido a um teste de ditado e leitura, para comprovação de sua alfabetização.


Ela apontou que o humorista teria apresentado sérias dificuldades na realização do teste, podendo ser classificado como analfabeto funcional. "O leitor que lê apenas decifrando letras e não interpretando o que foi lido ou que escreve apenas reproduzindo palavras copiadas ou ditadas é o que chamamos de analfabeto funcional", afirma o parecer.


De acordo com o promotor, Tiririca entregou à Justiça Eleitoral declarações falsas sobre sua alfabetização e a propriedade de bens. A lei prevê que a punição no caso pode ir de um a cinco anos de prisão.


"Pedi a condenação na pena máxima tendo em vista a repercussão social do crime e a natureza da falsificação, que foi feita para produzir uma fraude eleitoral de rumorosa consequência jurídica e social", afirmou Lopes.


A atuação do promotor no caso já levou a Corregedoria do Ministério Público a abrir uma investigação para apurar eventuais excessos dele na busca por uma condenação do humorista.

Palavras-chave: Teste Tiririca Falsidade Ideológica Acusação Prisão

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/promotor-quer-prisao-de-tiririca

66 Comentários

dr. airton batista advogado liaberal internacional26/11/2010 0:43 Responder

Não é dificil se admitir que existe nessa ação desse agente ministeral, aspectos profundos que ainda não foram revelados.

LAURO DE FARIA MATOS JUNIOR Delegado Geral de Polícia 02/12/2010 2:23

O bom profissional não se autodenominada \\\"dr\\\", portando de antemão o comentarista supra pode-se dizer \\\"pé-de-chinelo\\\", se advogado realmente. E a especialização oferecida: liaberal internacional - que coisa mais ridícula, esperem criar o curso primeiro ! O Promotor tem toda razão, não sabe ler, não serve para parlamentar, falsificou, tem que responder criminalmente.

EVALDO REZENDE Advogado 22/12/2010 16:10

Esse Delegado está muito interessado no caso também. Será que tem linguiça embaixo do tutu? Toda essa polêmica não passa de sinismo. O Lula também é analfabeto funcional e ningém diz nada.

Gabriel Estudante26/11/2010 1:56 Responder

O mais engraçado de tudo isso que se fosse um \\\"Zé Ninguém\\\" já estaria preso por falsificação. Aonde vamos parar desse jeito. Se uma pessoa que teve oportunidade de se capacitar e não o fez e por brincadeira se candidatou, e ainda por ignorancia do povo ganhou. É assim que vamos ter um Brasil melhor.

LAURO DE FARIA MATOS JUNIOR DELEGADO GERAL DE POLICIA/MG 02/12/2010 2:26

CONCORDO 100% COM O AMIGO.

Sílvio Arruée Comerciante26/11/2010 2:58 Responder

O promotor, pelo que se vê, quer mesmo é se promover... Pergunto, porque ele não se intromete com o estrupador das celebridades, que teve a condenação em mais de 200 anos de reclusão e saiu a passos do forum ??? Por certo vai ficar do mesmo jeito que o Pimenta Neves e o Lalau... Então promotor, o que se faz pra mudar essa bagunça nas leis brasileiras ???

Lauro de Faria Matos Junior Delegado de Polícia 02/12/2010 2:29

Meu amigo, não entende nada mesmo de política, não é ! Se este analfabeto ganha, OUTROS decidiram por ele, e de bandeja mais dois não eleitos ENTRARAM para o legislativo SEM VOTO - de carona na brincadeira que os paulistanos fizeram. Isto é sério... LAURO/MG

joneli contador26/11/2010 3:49 Responder

Engraçado, os verdadeiros bandidos todo mundo sabe onde está,por que esse promotor nao vai atras e age como determina a lei? E os milhoes que o filho de um certo presidente recebeu? o chefe de uma determinada casa civil? os anoes do orçamento? vai procurar trabalhar rapaz, quer notoriedade, entao comece por cima!

Cícero Adamastor Gonçalves sua profissão26/11/2010 5:40 Responder

Tiririca é um cidadão, comparando com outros que lá estão. Deixe o cidadão assumir, vamos ver o que ele faz!, é a vontade do povo Paulista, ele no poder.

Norival Agente de Vendas26/11/2010 10:26 Responder

Se para ser presidente é o bastante ser semi-analfabeto, por que ser diferente para deputado Por que tanto Oba- Oba com o Tirica. Pessoal chega de notariedade. Vamos trabalhar e nos preocupar com tantos outros problemas que temos por aí

LAURO DE FARIA MATOS JUNIOR DELEGADO GERAL DE POLICIA 02/12/2010 2:35

Eu particularmente não gosto do LULA, mas é muito diferente ser semi-analfabeto de ser analfabeto. Como um Deputado vai despachar se não sabe o que está escrito ?Você saberia me responder ?Ele teria que valer-se de assessoria, e como vc sabe, em Brasília os advogados fazem qualquer coisa por $$. O Brasil foi infeliz com a brincadeira dos paulistanos ao elegeram o palhaço e mais dois de carona...LAURO/MG

Paulo Duarte Vasconcelos Policial Civil26/11/2010 10:34 Responder

Observamos, sem muito esforço, que existe alguma coisa muito pessoal nas atitudes deste representante do Ministério Público. O Tiririca, ainda que fosse semi-analfabeto, pois analfabeto 100%, ele não é do contrário não teria passado nos testes de uma emissora de TV tão conceituada, ler e executar textos imensos, ainda assim merece a credibilidade do povo Paulista que o elegeu nas Urnas. Promotor... procure tirar da gaveta os processos dos corrupetos anteriores, que cada dia que passa estão se beneficiando com esta repercussão do Artista e Palhaço Tiririca, pois o processo deles estão caindo no esquecimento, PROCURE PELO PELOS CONFISCAR OS BENS DELES, QUE SÃO INCOMPATÍVEIS COM O QUE ELES GANHAM, o Ministério Público tem poderes pra isso, faça valer o seu poder em favor do Povo, deixe de perseguir quem talves seja a solução do nosso pais.

LAURO DE FARIA MATOS JR Delegado Geral de Polícia 02/12/2010 2:40

Meu prezado colega, você como policial civil tem ciência que São Paulo era o Estado que pagava o PIOR salário da nação às polícias, até aquele confronto com PMs.Voces não conseguem muita coisa com o governo por falta de representação em Brasília, agora vão botar um analfabeto lá - tenha paciência ! Honre nossa Policia Civil. LAURO/MG

Airton Menezes Representante26/11/2010 10:48 Responder

Tem gente no Governo que não sabe CONTABILIZAR o que tem, pois se soubessem não estariam atrás de roubar cada vez mais... Então deixe o Tiririca em paz, quem sabe ele contrate um assessor e juntos melhore alguma coisa no Brasil.

Zuffo advogado26/11/2010 11:00 Responder

Ou se respeita a lei ou não ! Mentiu - não declarou seus bens - cometeu falsidade ideologica ! Desrespeitou uma eleição séria para vantagens própria é evidente pois nem sabe o que vai fazer - ele mesmo declarou tirando uma. O que não fará mais ? O eleitor já elegeu uma vez o \\\"cacareco\\\" hipopótamo do zoológico\\\" e nem por isso o bicho sentou num plenário. O cargo exige representatividade mas também o mínimo de capacidade com honestidade - Parabéns ao promotor que não se abateu - nos dá esperança que a justiça não é ainda uma \\\"palhaçada\\\".

Telres Reg Siul Advogada 26/11/2010 19:38

Apoiadíssimo, Zuffo! Ao promotor, parabéns! Não é porque existe mal maior que o Tiririca tem que ficar impune. O \\\"deixa ele pra ver o que acontece\\\" é típico daqueles que o elegeram... Acorda Brasil!!!

LAURO DE FARIA MATOS JUNIOR Delegado Geral de Policia 02/12/2010 2:46

Tb concordo com ZUFFO. Errou, pagou. Até agora eu não consigo entender o PORQUE do TRE insistir em manter TIRIRICA. Talvez seja para que seu suplente, que nem sei quem é, venha comandar a pasta agradando os interesses do governo. Quanto ao crime, cadeia nele. Quizas fosse em Minas, as coisas seriam diferentes...LAURO/MG

Marta Santos advogada 21/12/2010 18:28

Colegas, colegas.... Qta incoerência na vida temos passado. Voces esqueceram o tal do \\\"lobby\\\" FICHA SUJA??? o que aconteceu? salvo engano, todos estão ai, já devidamente diplomados, foi só para desviar como sempre, a atenção do povo. Então Sr. Promotor, tem tantos outros que deveriam sim estar na cadeia, respondendo pelos seus atos, como aqueles que desviam dinheiro da Previdencia Social, da Saúde, etc. Não concordo que quem comete ato ilegal deva ficar impune, mas será que este cidadão (não o conheço e nem fui contratada para defende-lo) estou falando só da nossa realidade mesmo) cometeu tal delito?

Waldir Cardoso Ramiro Aeroportuário26/11/2010 11:21 Responder

Será que ele mandar prender o Macaco Tião e solicitaria pena máxima ? Existem muitas outras coisas a se preocupar no Brasil. A segurança pública, as leis que terão de ser votadas a saúde pública. Um homem que apenas diverte o país não causa medo como os narcotraficantes, vamos olhar de maneira mais séria para o país, que sempre tem alguém querendo aparecer tanto no momento de paz ou de conturbações.

LAURO DE FARIA MATOS JR DELEGADO GERAL DE POLICIA 02/12/2010 2:51

Meu amigo, com todo respeito, principalmente você como aeroportuário deveria saber que o governo federal está sem representação válida no legislativo, por isto este problemas que voces estão enfrentando dia a dia. Colocar o TIRIRICA lá é o mesmo que \\\"botar\\\" uma vassoura que só faz presença, não tem nada a dizer. Nesta, os paulistanos PISARAM NA BOLA MESMO. LAURO/MG

João Delfino Esteves Radel Advogado26/11/2010 11:34 Responder

?Dura Lex, Sed Lex? esta expressão que vem do latim que dizer: ?A Lei é dura, mas é a Lei?. Não podemos permitir que esse moço, o TIRIRICA, leve para Brasília algo em torno de 40 assessores que passarão a viver com as mordomias da casa, tendo chegado lá pelo engodo, falsidade, corrupção, etc... Não esqueçam que é com o suado dinheiro de nosso trabalho que estes passarão a viver. Não podemos esquecer que o palhaço é o TIRIRICA e não nós.

CARLOS GIOVANE BARBOSA REBOUÇAS Advogado 30/11/2010 22:07

CONCORDO PLENAMENTE COM O COLEGA JOÃO DELFINO RADEL, VISTO QUE O ILUSTRE REPRESENTANTE DO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTÁ AGINDO DE ACORDO COM A LEI. SE HOUVER EXCESSOS, O PRÓPRIO MINISTÉRIO PÚBLICO TOMA PROVIDÊNCIAS. OUTRA, O SR. TIRIRICA ESTÁ TENDO OPORTUNIDADE DE AMPLA DEFESA, E SENDO DEFENDIDO POR EXCELENTES ADVOGADOS. PORTANTO, CABE APENAS AGUARDAMOS A DECISÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL. RESSALTANDO QUE DECISÃÕ JUDICIAL CUMPRE-SE, ESPECIALMENTE QUANDO SE TRATA DE UM JULGAMENTO TÉCNICO.

LAURO DE FARIA MATOS JUNIOR Delegado Geral de Policia 02/12/2010 2:55

Concordo \\\"letra a letra\\\" com o advogado JOÃO DELFINO, sem tirar nem acrescentar nada. Afinal, o que está ocorrendo, deu uma crise de \\\"piedade\\\" no TRE ? Ou eles querem o TIRIRICA para usarem do voto dele como \\\"bobo da corte\\\"? LAURO/MG

Alberto Roberto advogado26/11/2010 11:42 Responder

Infelizmente, o sr. Promotor, nada mais quer do que publicidade, acho que por sentir-se igual ao Tiririca ele tem tanta raiva do mesmo, deixou de seu um caso juridico e passou para a esferea do pessoal, esse promotorzinho tem é que ser preso.

CARLOS GIOVANE BARBOSA REBOUÇAS Advogado 30/11/2010 22:01

NÃO ACREDITO QUE UM ADVOGADO UTILIZE EXPRESSÕES TÃO DESELEGANTES CONTRA UM REPRESENTANTE DO MINISTÉRIO PÚBLICO. PROVAVELMENTE ESSE CIDADÃO DE NOME ALBERTO ROBERTO QUE SE IDENTIFICA COMO ADVOGADO NÃO SEJA DE FATO ADVOGADO. O PROMOTOR DE JUSTIÇA TEM LIVRE CONVENCIMENTO E O SR. TIRIRICA ESTÁ TENDO OPORTUNIDADE DE AMPLA DEFESA E RPESENTADO POR ADVOGADOS COMPETENTES. NÃO SE DEVE OFENDER UM REPRESENTANTE DO MP, ESPECIALMENTE, QUANDO ELE SEGUE O QUE DETERMINA A LEI. SE FOSSE UM LEIGO OPINANDO TUDO BEM, MAS TRATA-SE DE UM ADVOGADO(SUPOSTO ADVOGADO). PEDIRIA ATÉ QUE O COLEGA INFORMASSE O NÚMERO DE SUA OBA. GRATO.

LAURO DE FARIA MATOS JR Delegado Geral de Polícia 02/12/2010 3:00

Pela sua redação de 1º grau e pobreza de informação, obviamente nada entende de direito ou então formou-se \\\"daquele jeito\\\" - porta de cadeia. O candidato não serve, está provado, não tem conhecimento algum de coisa alguma, não sabe ler nem escrever, e o Promotor está cumprindo a missão dele: botar falsário na cadeia. LAURO/MG

Raimundo pecuarista26/11/2010 11:46 Responder

Qual o problema? Tiririca tá certo. Existe melhor lugar para um palhaço do que um circo? E existe um circo melhor, onde se ganha milhões às custas dos infelizes brasileiros honestos que pagam impostos do que o congresso nacional? Tiririca tá certo, ele vai nos representar muito bem, kkkkkkkkkk!!!!!

jefferson tejas advogado 26/11/2010 14:44

Com todo respeito as opiniões contrárias, quero dizer que há dois institutos jurídicos que demonstram indiscutivelmente a falta de maturidade do povo brasileiro para uma democracia: a obrigatoriedade do voto e a Medida Provisória. A prova não poderia ser outra, senão essa, nas palavras do Sr. Raimundo, que talvez seja o pensamento de muitos brasileiros indignados com esse cenário triste do nosso Congresso Nacional, lamentavelmente. Parabéns pelo comentário. Muito bem está o nobre Promotor de Justiça no cumprimento de suas funções em defesa do Estado Democrático.

Robson Sinomar Q. da Silva Consultor Jurídico26/11/2010 11:50 Responder

Concordo com aqueles que opinam estar esse Promotor Público em busca de notoriedade, ao utilizar-se contra o cidadão Tiririca, algo tão corriqueiro na política nacional, onde se cometem crimes infinitamente mais graves e nada acontece. Se pretende, realmente, cumprir à lei e ser um verdadeiro fiscal da legalidade, não poderia ficar prestando declarações públicas sobre particularidades de um processo em que tem interesse (sabe-se lá qual seja esse interesse). Suas manifestações, para serem de verossimilhanças, deveriam se cingir aos autos e ele não poderia ficar de público, expondo particularidades de atos praticados em segredo de justiça, como o espisódio do teste ao artista. Pior: está envolvendo outras pessoas, articuladamente, no apoio aos seus propósitos. Acho que a sua carreira no Órgão Ministerial não passará deste episódio, .

Lucas Brizzola Auditor26/11/2010 11:56 Responder

Talvez seja essa a preocupação do promotor: impedir que pessoas que não conseguem interpretar um texto, sejam formuladores de leis. Se para podermos ler uma histórinha precisamos entender o que lemos, imagine quanto a lei! Vocês já foram ver os outros trabalhos desse promotor antes de criticá-lo? E se o caso repercutiu, não foi por causa do promotor, mas por causa da imprensa. O promotor está fazendo o trabalho dele. O povo vive dizendo que os servidores públicos não trabalham e agora que alguém faz o seu trabalho, também vai reclamar?

Robson Sinomar Q. da Silva Consultor Jurídico26/11/2010 12:02 Responder

Aposto que todas essas pessoas que combatem a eleição do Tiririca, não votaram nele e se frustraram com a esmagadora derrota imposta ao(s) seu(s) candidato(s). Enquanto a hipocrisia reinar no conceito (ou seria preconceito?) das pessoas, continuar-se-á a dizer que o País não terá jeito. Não apoio o analfabetismo, mas não crucifico a quem não saiba ler, porque cada um teve sua motivação, geralmente por questão da falta de oportunidade ou de meios. O pior analfabeto não é quem não saiba juntar letras coerentemente e segurança, são os que sabem e que no alto de sua sabedoria, se colocam como verdugos da cidadania.

José Luis Burgues de Freitas Advogado26/11/2010 12:11 Responder

Palhaços foram as pessoas que votaram no Tiririca. Presos tinham que estar são os politicos do seu partido que visaram apenas obter ganho politico e financeiro com a sua eleição. Se temos péssimas Leis nesse País, quem as fazem são justamente nossos representantes do legislativo. Não se queixem depois

Marcos Produtor rural26/11/2010 12:12 Responder

Deixa o Tiririca em paz e vai procurar o que fazer seu \\\"promotor\\\"!

ROGÉRIO NOGUEIRA Advogado26/11/2010 12:20 Responder

Se a intenção do legislador é colocar no plenário uma parcela da população, não há nada mais justo do que um representante da parcela que não teve oportunidade de alcançar um grau de estudos, por menor que seja, na Câmara dos Deputados. Ou somente aqueles representantes da parcela dos \\\"estudados\\\" é que tem esse direito? ISTO É PRECONCEITO! Veja o que fez o Lula: Se não teve oportunidade de estudo, chegou até o segundo grau, entende da dificuldade de alcançar, portanto deu àqueles que têm a mesma barreira uma forma de fazer a faculdade. TIRIRICA tem, com certeza, o aval de 1.300.000 votos para fazer o mesmo, DO JEITO QUE ELE SABE, não do jeito que este cidadão quer.

rejane bastos advogada 27/11/2010 22:45

Colega, o Congresso não é lugar para palhaços e ainda por cima analfabetos. Se hoje os representantes são ruins, a culpa é do eleitores, estão lé porque foram eleitos. Com Tiririca, pior fica.Não te esquece que nosso instrumento de trabalho, as leis, são feitas por esses \\\"legisladores\\\" eleitos.

CARLOS GIOVANE BARBOSA REBOUÇAS Advogado 30/11/2010 22:12

Prezado colega ROGÉRIO NOGUEIRA, o amigo está totalmente equivocado. O CONGRESSO NACIONAL DO BRASIL não é lugar de analfabeto, mas de pessoas que tenham um nível mínimo de instrução. O amigo deve estudar um pouco a História do Brasil e reler as leis brasileiras, leis estas que são do dia a dia dos aplicadores do Direito. O amigo se encontra totalmente equivocado.

Evaldo advogado26/11/2010 12:23 Responder

Esse país é muito engraçado mesmo. Um pobre cidadão, honesto, eleito democraticamente, está em vias de ser preso. Talves seja isso que incomoda o promotor. Pois em Brasília, cheia de ratos que está, não comportaria lugar para uma pessoa desse quilate. Vá trabalhar em prol da nação e caçar bandidos promotor, pois o Brasil está cheio. Ps. O Rio está precisando de ajuda, para acabar com o crime organizado, peça sua remoção para lá.

rejane bastos advogada 27/11/2010 22:49

Quer dizer que crime é só quando tem dinheiro? O sujeito mente, frauda documento e o senhor acha que isto está certo. Imagine o que fará quando estiver lá. O Promotor está corretíssimo?

Fernando Martins Advogado26/11/2010 12:25 Responder

A legislação está certa ao tentar coibir a candidatura de analfabetos e pessoas que escondem ou falsificam declaração de bens. Mais, o promotor está certo ao tentar impor a correta aplicação da Lei. Agora quem está errado ? Respondo que o povo, a maioria de ignorantes que só pensam em tirar proveito dos políticos em época de eleição ou votam em palhaços, cantores sertanejos, jogadores de futebol, dá para acreditar ! E depois reclamam, os ignorantes, que a vida está ruim e os políticos não fazem nada. \\\"o povo tem os políticos que merece\\\".

jo bacharéu em direito26/11/2010 12:39 Responder

A lei está aí para ser cumprida!Ou se respeita a lei ou não ! Se ele desrespeitou uma eleição séria para vantagem própria o que mais ele nao será capaz de fazer? além do mais ele mesmo, desfazendo da credibilidade de uma candidatura fez questão de dizer que nao sabera o que fazer, ou melhor que nao sabe que atividades um deputado tem obrigaçoes de realizar. O cargo exige representatividade, capacidade . Se há outras preocupações/ crimes a serem solucionados, disse todos sabemos e sem dúvida estão sendo investigados para serem solucionados assim como ocaso Tiririca. Sendo assim, Parabéns Promotor ! Dê esperança aos que ainda acreditam na justiça!

LAURO DE FARIA MATOS JR Delegado Geral de Polícia 02/12/2010 3:06

É isto aí - você vai dar um jurista de primeira. Mantenha-se nesta linha de raciocínio, não se perca por $$ na corrida profissional. Daí, tenho certeza que ouvirei falar de você se destacando no futuro. LAURO/MG

Gilber Bento Advogado26/11/2010 12:58 Responder

O excesso na apuração dos fatos não pode sobressair à legalidade. Apurar eventuais irregularidades no processo eleitoral que envolve o pleito do humorista é algo intrínseco à atuação do nobre membro do ministério público. Porém, a notoriedade dada a esse caso, por iniciativa do promotor e pelos holofotes da imprensa, excede de tantos outros que deveriam, em tese, ter a mesma atenção e compromisso dedicados por aqueles entes. É o que penso.

Alexsandro de Castro Advogado26/11/2010 12:58 Responder

O Douto Promotor deveria se ater aos políticos corruptos e engendrar esforços contra eles. Porque o mesmo não faz este escarcel contra os Maluf´s da vida. Infelizmente alguns dos representantes do MP tem uma leve queda pelos holofotes.

Jorge advogado26/11/2010 13:39 Responder

A faina do legislador, no caso um deputado, é estabelecer e decretar leis, e, para tanto, necessário se faz, um mínimo de cultura. Nada contra tiririca como pessoa; porém, se valer da galhofa, já que essa era a sua atividade prévia, para se eleger, encontrando confrades para lhe dar apoio, é deveras lamentável. Nunca, como na atualidade, os interesses da Nação Brasileira, sofreram tão grandes descasos, como os que estamos presenciando; obviamente demonstram-se expectativa frustradas, como o atual governo e obviamente o futuro. No que se refere à discussão de que deva ou não ser processado o palhaço ?tiririca?, cujo nome, segundo definição do dicionário GLOBO, significa ?batedor de careira?; aliás, bem próprio para o cargo que pretende ocupar, deveria ser posterior à aprovação de sua candidatura. Como carioca e brasileiro, admiro profundamente os paulistas; no entanto, duvido muito que esse cidadão tenha recebido tantos votos como protesto, obviamente foi por real admiração de pessoas que com ele se identificam e se lhes assemelham e certamente não têm a menor idéia do ato praticado, ou mesmo das atribuições de um deputado federal. Ainda bem, que embora tenha sido expressiva a votação, essa representa um parcela mínima da população paulista. E por fim, se essas pessoas esperam que ele cumpra sua única promessa de campanha, frustrem-se, pois ao final do mandato, certamente, ele ainda não terá consciência das suas reais atribuições e não poderá contar aos ?meus? o que faz um deputado.

LAURO DE FARIA MATOS JR Delegado Geral de Polícia 02/12/2010 3:14

Amigo, este é o melhor comentário acerca do tema TIRIRICA que já li até agora, incluindo comentaristas de renome. Parabenizo pela exposição, redação e conclusão bem feitas. Só falta uma pequena edição que é comum na digitação rápida. PERFEITO. O Jornal deveria publicar seu comentário como matéria. LAURO/MG

Ronan Rocha Advogado26/11/2010 13:44 Responder

Acredito que o RMP não quer aparecer. Esta fazendo o seu papel de fiscal da Lei. A Lei esta ai para ser cumprida, não importa se outros bandidos estão soltos, devemos encarar as eleições como algo mais serio do que varios outros tipos de crimes, portanto, deixa o promotor trabalhar, ser eleito não significa que o \\\"palhaço\\\" tiririca tem que assumir, ele tem que ter no minimo dissernimento do que ele poderá fazer pelo Pais, senão, será outro manipulado pelos canalhas que lá estão.

Roger Juiz de Direito26/11/2010 14:04 Responder

Alguém tem de avisar ao Sr. Promotor que o Judiciário não é o melhor lugar para quem quer aparecer e se auto-promover, neste caso o Sr. Promotor deveria pois, fazer curso de teatro. Outrossim deve-se salientar que o Sr Tiririca trabalha na Televisão e de qualquer sorte ele decora o texto, mesmo porque não poderia adivinhar o que está escrito no mesmo, vox po\\\"puli en vox dei\\\" ele nem deve saber o que significa. Se caísse um caso destes na minha comarca sob a minha jurisdição eu indeferiria o pedido sem muitas delongas.

ERCILIO RODRIGUES DE PAULA magistrado26/11/2010 14:22 Responder

Em que pese o respeito que tenho aos membros do Ministério P~ublico de meu Pais, contudo, datissima máxima venia, o ilustre Agente Ministerial que está se esforçando para discutir a situação de eventual conduta deltiva do humorista Tiririca, está completamente fora da realidade social deste Pais. Certo é que de regra geral, os politicos o que não são analfabetos ou semi analfabetos, são grandes corruptos comprovados pelos meios de comunicações deste pais. Mas entre os analfabetos e corruptos, fico com os primeiros. Recomendo ao Douto Agente Ministerial, que deverá se dirigir ao planalto central e começar fazer uma devasta contra os poderosos do poder, quero ver se ele vai aguentar e mostrar suas doutas qualidades. Colocar na cadeia pobre e analfabeto, ao que parece esta é a pretensão do Estado e de seus agentes, sem equecer, que a culpa da existencia de analfabetos no pais, acho que todos sabem, inclusive o Douto Agente Ministerial em questão. A Culpa Doutor Promotor de Justiça, é do Estado, conforme consta da lei constitucional. Não culpe o povo probre e analfabeto, culpe e denuncie o governo federal, e os demais que estão deitando e rolando sobre a constituição, sendo certo que existe profunda omissão quer do M.P., quer do Poder Judiciário. Vejo com preocupação o futuro deste pais, em mãos de analfabetos, corruptos e o que é pior, daqueles que querem se promover às custas da incompetencia estatabal. Como dizia Riu Barbosa: De tanto ver triunfar as nulidades; De tanto ver prosperar a desonra; de tanto ver crescer as injustiças e de tanto ver o poder se concentrar nas mãos dos maus, o HOMEM, CHEGARÁ: A DESANIMAR-SE DA VIRTUDE, RIR-SE DA HONRA E TER VERGONHA DE SER HONESTO. aqui fica o meu pensamento.

rejane bastos advogada 27/11/2010 23:05

Excelência, datíssima máxima vênia, desde quando os meios de comunicação são aqueles mais qualificados para \\\"comprovação\\\" de ilicitudes? Logo esses meios que para manter o poder se servem de todo tipo de jogo.O sujeito, no caso o Tiririca, mentiu e fraudou documentos e isso para a nossa legislação é crime. Se já entrou com esse desvio de conduta, imagine quando estiver na grande escola.O promotor está correto e essa mania nacional de deixar pequenos delitos para lá, porque os grandes é que devem ser apurados, nos levou ao desrespeito que vivenciamos hoje. Ninguém respeita o trânsito, o sossego do próximo, a limpeza urbana, Código de Postura, Plano Diretor , enfim, diversas regras que tornam a convivência social possívelTemos que começar do micro para atingir o macro. Neste ponto, o judiciário também tem que se comprometer, fazendo andar as pequenas açoes de cidadãos que cobram seus direitos e que ficam engavetadas por serem consideradas de menor importância. Se as regras mínimas quando desrespeitadas sofressem sanção, teríamos um nível de excelência educacional bem superior. Nos acostumamos a esperar a grande caçada aos corruptos, nesta brincadeira foi eleito até um \\\"caçador de marajas\\\", que ao final era um deles, e passamos a desrespeitar todas as outras leis. Desse jeito Excelência, nada prospera. O promotor está correto.

Marta Santos advogada 21/12/2010 18:38

EXMO. Juiz após ler tanta indignação a favor e contra, devo dizer que vossa colocação é a que, a meu ver, merece meu respeito, há tanta coisa a ser mudada neste País que já nem sei se tem mais soluçao não. Fico triste ao pensar o que herdará os meus filhos, de um País tão rico, mesmo após tantos desvios e falcatruas, onde os seus cidadãos são tão felizes e confinantes no amanha. E quero registrar também que só estamos postando esses comentários, porque vivemos num País Democrático, então colegas, devemos respeitar a opinião dos demais.

Stebam Dalblim Caeda Pensador26/11/2010 14:26 Responder

Acho que o nobre representante do Ministério Público tem alguma mágoa do palhaço Tiririca. Seria mais Prudente o Promotor tentar a prisão de figurões da política, inclusive com cargos de mando. Que vergonha!

Fabiana Pedrosa Fernandes Advogada26/11/2010 14:36 Responder

Nós, povo brasileiro, somos muito engraçados (acho que é por isso que elegeram o Tiririca). Queremos que em muitos casos o Ministério Público se manifeste, faça alguma coisa e, quando não faz, não toma nenhuma atitude dizemos que ele não serve para nada. Agora, quando ele toma uma atitude, defende a sociedade de pessoas que tentam enganá-la, manipulá-la, aí falamos que o membro do Ministério Público está tentando se promover. Vai entender a cabeça de um povo tão complicado.

Ana Carolina Borges Estudante de Direito26/11/2010 14:58 Responder

É obvio que ele cometeu o crime de falsidade ideológica. Não resta dúvida quando a isso, alias ele mesmo confessou que não foi ele quem escreveu a declaração. Muito embora ele nao seja impedido de assumir o cargo, acho que pelo menos deve responder pelo crime de falsidade ideológica. Parece que estão mais preocupados em afasta-lo do cargo, do que em puni-lo, acho que primeiramente deve-se verificar que ele de inicio já praticou ato ilegal. E depois, como consequencia afasta-lo do cargo.

Delfim Aguiar advogado26/11/2010 15:56 Responder

Democracia é isso. Cada um diz o que quer. E a lei existe para quê? Como todos já escreveram em Brasilia existe muito analfabeto. Não seria o caso de impedir mais um? Ou ser analfabeto é direto adquirido? Duvido que aconteça alguma coisa com ele afinal são mais de 1.300.000 votos. Vamos vivendo com este faz de contas. O caso Tiririca é só mais um.

JSR Advogado26/11/2010 17:51 Responder

Comungo com a opinião dos dois Juizes que se manifestaram a respeito do caso Tiririca. Tem tantas coisas para se fazer.

EDUARDO DIAS palhaço26/11/2010 18:38 Responder

Gostaria de perguntar ao promotor a troco de que tanta perseguição? O que pode fazer uma pessoa investir tão severamente contra outra; inveja, incapacidade, onerosidade, insanidade, interesses diversos ou falta de ocupação. Senhores são tantas as coisas absurdas para se preocupar. Cuidado que mesmo que o Sr não queira ela vai chegar la, ai eu quero ver.

ROBERTO advogado26/11/2010 19:26 Responder

O que será que a Corregedoria do MP está fazenda nesta situação tão absurda em que um Promotor está chafurdando tão nobre instituição na lama para aparecer.

SHAO LIN SOLICITADOR ACADEMICO26/11/2010 20:08 Responder

Com todo respeito a politica brasileira, não podemos deixar que um promotor de justiça desmorarize o candidato eleito pelo povo, o povo ao votar no Tiririca votaram com consciencia, e certamente esse promotor que aparecer na midia, é um absurdo um promotor pedir uma pena maxima ha um suposto crime que não trouxe nenhuma repercusão na midia e nem na sociedade, os crimes que realmente estão na midia como o mensalão, o escandalo de brasilia, o medico estuprador e ja condenado pela justiça, todos os supostos autores estão soltos, porque então ele quer tanto ver o Tiririca na cadeia, ou isso é interesse pessoal ou politico!!!

Wagner Martins Técnico Judiciário26/11/2010 20:39 Responder

Entendo que a Justiça Eleitoral só deve intervir no processo eleitoral nos casos de interesse público relevante, que coloque em risco a democracia. No caso em tela, o Promotor Maurício Lopes, está esquecendo que ele próprio é membro de uma instituição essencial à função jurisdicional do Estado, que tem entre suas atribuições defesa da ordem jurídica E DO REGIME DEMOCRÁTICO. Esquece-se portanto, que o pleito eleitoral é o ápice da Democracia. O povo é o principal protagonista e exprime a sua vontade através do Direito de Sufrágio. Se a voz das urnas não agradou, é o preço da democracia. O que é inadmissível, é este Promotor de Justiça, apaixonado pela causa e travando uma luta pessoal contra o candidato eleito, para desfigurar a DEMOCRACIA que ele jurou defender quando da posse no cargo de Promotor de Justiça. Particularmente fiquei decepcionado com os eleitores paulista (que votaram no tiririca), posto que, demonstrou nas urnas que não são politizados. Nem por isso, sou a favor da intervenção da Justiça Eleitoral para manchar a Democracia e burlar a vontade(equivocada) dos eleitores do tiririca.

Denis dos Santos Silva Estudante26/11/2010 21:05 Responder

Fica configurado que no MP, os agentes investidos, tem muito tempo disponivél para atividades relevantes. Porque será que não ajudam a Erenice Guerra, ou ainda, os vários esquemas deflagados no ano de 2010 ? Assim, ficá complicado... MP - ministério contra o privado.

Paulo Russo Advogado26/11/2010 21:09 Responder

Eu não sei qual é a real intenção do promotor de justiça, pois a mim não foi dado conhecer todos os segredos da natureza humana, mas se deixarmos de lado essas questiúnculas sobre distinção de tratamento entre pobres e ricos e nos concentrarmos no ato em si, não é difícil concluir que houve um ou mais ilícitos praticados pelo então candidato e hoje deputado Tiririca. Aliás, tem gente graúda por trás do humorista que se beneficiou diretamente dos seus votos e o induziu à prática dos crimes. Ora, quem de qualquer modo concorre para o crime, incide nas penas a ele cominadas. Portanto, promtor, co-autoria neles!

helio lima Empresário26/11/2010 21:23 Responder

O tiririca é um homem que veio a ser candidato e não esperava esta vitória esmagadora de votos que obteve, portanto, não podemos agora expurga-lo ou deixarmos de diplomar ou assumi uma vez que a vontade do povo tem que ser exercida. no meu Estado, aqui no Maranhão hoje nós temos 03(três) senadores representado o povo marenhese no Senado. quais são eles? 1º um Cadeirante Paraplégico-Sen. Epitácio Cafeteria, salario é o Senhores que também pagam, 2º Um Milionário que nunca recebeu um voto ou tão pouco foi eleito pelo povo, porém, está sentado em uma cadeira no Senado.Sen. Cloves Fecure, salarios é o Senhores que também pagam. 3º Um Milionário que nunca recebeu um voto ou tão pouco foi eleito pelo povo, porém está sentado em uma cadeira no Senado.Sen. Edson Lobão Filho, vulgo \\\"LOBINHO\\\" salarios é o Senhores que também pagam. Dr. Zuffo Comissão 20% de Honorários, dos seus clientes que poderá receber de imediato ou daqui a (20)vinte anos Drª Telres Reg Siul 20% de Honorários dos seus clientes que poderá receber de imediato ou daqui a (20)vinte anose já o Dr. Maurício Lopes Promotor da denuncia, que Chova ou faça Sol lá está o seu salário todos os dias 25 de cada mês, não está nem ai com vai acontecer, sou Promotor de Justiça sou fiscal da Lei o meu salario quem paga é o Governo do Estado, que se dane o Sr. Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP) o (Tiririca). Exmº Sr. Dr. Promotor de Justiça(Federal,Estadual) deixa o Tiririca em paz, cuide da sua familia, veja as mazelas do poder Judiciário, veja o que está acontecendo no Rio de Janeiro, procure trabalhar com a cabeça voltada oa bem estar das pessoas das comunidades que tanto prcisam dos Senhores, que estão em uma favela e os Senhores no Gabinete com ar condicionado com Chá, Cafezinho com leite/Capucino e com Água gelada da Nestle, isto sem contar contar com os biscoitos ou torradinhas. Tiririca, Tiririca, Tiririca, Tiririca, Tiririca, meu Dep. Federal

Airton Advogado26/11/2010 22:12 Responder

Importante os diversos comentários elucidativos dos aspectos legais presentes e seus desdobramentos, especialmente os daqueles colegas versados no ordenamento do direito pátrio. Entendo estar havendo excesso no que tange a divulgação indiscriminada dos fatos e atos processuais. Deixar sem punição não seria de bom alvitre, mas acredito que o Tiririca poderá ser outro Juruna que se notabilizou expondo a realidade social dos índios àquela época. Destarte o Tiririca poderá, no congresso, de forma jocosa, expor a realidade social dos que acreditaram nele. O impensado e inadequado é qe ele, o Cidadão Everardo, se bandei ou seja mero marionete nas mãos dos oportunistas (leia-se canalhas) de plantão

ANDRÉA ESTUDANTE DE DIREITO27/11/2010 3:26 Responder

SÃO TANTAS AS OPINIÕES...MAS ACREDEDITO QUE O POVO ELEGEU APENAS O\\\" TIRIRICA\\\", E NÃO O FRANCISCO EVERARDO OLIVEIRA SILVA;SE HOUVE ILEGALIDADE NO PROCESSO DE ELEIÇÃO CLARO QUE DEVE SER INVESTIGADO PARA SE FAZER VALER A LEI, NO ENTANTO ,ACHO QUE O PROMOTOR VEM EXAGERANDO UM POUCO... FOI O POVO QUE O ELEGEU, E É ESSA A FUNÇÃO DO DEPUTADO FEDERAL,REPRESENTAR O POVO NO CONGRESSO NACIONAL.JÁ ESQUECERAM FOI DO DINHEIRO NA CUECA? TEVE COISA PIOR E MAIS VERGONHOSA DO QUE ISSO

adao Motorista27/11/2010 4:10 Responder

Parabens ! Exelentissimo Dr. Promotor pela sua decisão no caso Tiririca, porque o proprio significado da palavra TIRIRICA é SUJEIRA, Popularmente conhecido no Sertão Nordestino , caso ele chegue no Congresso Nacional ele ficara TIRIRICA ( irritado ) irritado , quando for solicitado para votar ou dar um parecer em algum projeto pelo fato de ser analfabeto. Deve continuar com a investigação para descobrir quem fez a fraude, para enganar o povo Brasileiro atravez de uns eleitores desacreditados do Estado de São Paulo e puni-los com a pena maxima.

Gabriel Estudante27/11/2010 11:24 Responder

Os caros colegas contra o promotor é certeza que votaram no palhaço Tiririca, acredito que não entenderam a gravidade da coisa, o amigo deputado eleito vai ser manipulado, e não vai poder dar um passo sem um assessor, isso claro se for de confiança, caso contrário vai assinar o que aparecer na sua mesa. ACORDA POVO O CARA É ANALFABETO FUNCIONAL. Procurem saber o significado para depois criticar a posição do promotor.

Ana Beatriz Pinto Moreira de Freitas advogada27/11/2010 12:41 Responder

O que mais me entristece é que esse Promotor AINDA nada faz contra os ladões do povo. Só porque um do povo se elege e tira deles a oportunidade de continuar na farra do poder, aí não vale! Quer MANDAR prender o pobre! Olhe, sr. Promotor, é de muito mal gosto a perseguição contra Tiririca.

Robson Sinomar Q. da Silva Consultor Jurídico27/11/2010 16:31 Responder

Repetirei aqui, comentários feitos por mim, anteriormente, sobre o caso Tiririca: A douta Representação do MP não deveria se preocupar com o Tiririca, o palhaço de hoje, mas sim com o Deputado pós-aclimatação na Câmara Federal, quando se vir influenciado pelos péssimos exemplos de algumas das sumidades parlamentares que dão lição por lá. Certamente, como homem simples, corre o risco de perder a sua inocência pueril, tirando a roupa dos picadeiros e das câmeras da TV, para vestir a indumentária dos PhDs das espertezas que fazem pós-graduação no Congresso Nacional.

cosmo leal estudante de direito27/11/2010 18:28 Responder

esse caso que divide opinioes, nada mais é um daquele que breve será esquecido por motivo de outro. infelismente ,no Brasil é assim mesmo. e principalmente em se falando em poder, fazem de tudo pra se colocarem no melhor lugar do ranque, a lei existe , o ministerio publico tambem, correra atras de quem tentar burlar, mesmo assim, farao de tudo tentando esquecer. que tudo pode. no brasil.

josé carlos da silva faria Agente de Seg. Peniteniário29/11/2010 0:27 Responder

Janeli meu caro, use o plural ao falar de Presidente. Concordo com voce em algumas coisas. Quanto ao Tiririca o Promotor tem razão, se ele tem dificuldade para escrever, ler e entender o que alguém escreve, ele vai depender de um bom assessoramento, mas veja, imagine alguém assinar alguma coisa confiando cegamente em um politico, ele como Deputado, será chamado a compor com outros deputados, e terá que saber o que está assinando, voce confiaria cegamente, mesmo que na propria assessoria. Além disso, ele só ficará lá como Deputado, porque ele arrastou muitos outros, e esses, tem cacife para mante-lo lá. Bem espero que ele, apesar das dificuldades que encontrará, tem que aproveitar para ter aulas particulares, quem sabe desta vez ele tira o curso regular, é só valtar a estudar, isso não é vegonha pra ninguém. E boa sorte ao Tiririca como deputado. Farias.

Angela Advogada29/11/2010 1:28 Responder

Sr promotor deixa o Tiririca em Paz, eu só não votei nele porque estou em outro Estado. Procura o que fazer. Você como promotor pare ser muito bom, por que não PEDE PARA prender DANIEL DANTAS E OUTROS POLITICOS. TIRIRICA NÃO É ANALFABETO ELE É MUITO ENGRAÇADO. Deixa o Tiririca NA PAZ. ELE É OTIMO, VAI SER BOM DEPUTADO.

ivo juiz aposentado. professor29/11/2010 1:50 Responder

Era bom levantar-se a vida deste promotor e ver se é ele mesmo que teve o título d Livre Docente da USP cassado por ter apresentado uma tese ue não era dele, mas plágio. Aliás, por este motivo, foi colocado para fora da RT, onde era diretor e foi processado pelo plágio. Se for ele mesmo, é muita moral para falar em falsificação. Quer aparecer.

Robson Sinomar Q. da Silva Consultor Jurídico 29/11/2010 11:13

Dr. Ivo: A ser verdade o que o senhor diz acima, sendo o nobre Promotor a mesma pessoa em referência, o crime cometido por ela sedria imensamente mais grave que o supostamente cometido por Tiririca. Este, por ser um simples homem do povo, de poucas letras, não teria o mesmo discernimento de uma pessoa que concluía importante estágio de formação superior, como relatado. Tiririca pode ter sido movido pelo desconhecimento da ilegalidade, mas o Promotor - SE FOR ELE A MESMA PESSOA DA INFORMAÇÃO PRECIOSA -, teria roubado criação alheia, foi punido com demissão do cargo de diretor da RT, por pretender \\\"enriquecer\\\" o currículum com o fruto de uma fraude. Seria por isso que tanto luta para que a suposta fraude de Tiririca também não desse certo?

Adherson Negreiros Tejas Servidor Público29/11/2010 14:13 Responder

Vejo o caso com muita cautela. Acho q antes de dizer qualquer coisa é preciso avaliar os fatos. Veja bem, o fato de o PALHAÇO TIRIRICA ter sido eleito com mais de 1.300.000 votos no estado de São Paulo, não lhe dar o direito de privilégios em detrimento de outros. O fato de ser palhaço comediante não desobriga este moço de responder pelo crime de falsidade ideológica. O promotor está fazendo apenas o seu papel. A sociedade precisa entender isso. Agora, se existem poderosos na impunidade, ñ se deve a ineficiência dos MPs da vida, ñ senhores. Sabemos q nenhum MP consegue fazer justiça sozinho. Necessita de todo o aparato estatal, cada qual em sua competência constitucional contra a impunidade. É preciso mudar essa consciência de q um pouco disso ou daquilo ñ faz mal. Se assim persistir, torna-se uma nação viciada, sem valorizar o princípio ético e moral q impõe o nosso ordenamento (vira anarquia). Entretanto, é necessário ver o outro lado da moeda, verificar se ñ está ocorrendo algum tipo de excesso na conduta ministerial, quanto a apuração dos fatos. Em contra partida temos q vê q esse moço foi leito por uma votação expressiva (1.300.000). Isso não me dá o direito de dizer q todo esse povo é ignorante ou xucro por ter escolhido como seu representante um palhaço. Se levarmos isso a sério, o congresso nacional está cheio de palhaços com formação superior, com pós graduação e até com doutorados, no entanto, tem sido uma vergonha para a nação brasileira.

Robson Sinomar Q. da Silva Consultor 29/11/2010 18:53

Senhor Adherson Negreiros Tejas: Por que o senhor não acrescentou aos seus comentários, ora aqui respondidos, acerca do que disse o Juiz aposentado, Dr. Ivo, logo acima? Se verdadeira a indicação do ex-Magistrado, será que o título universitário e a função de Promotor Público torna a fraude de tese de licecnciatura menos grave que o de um analfabeto, ignorante, que mal sabe escrever o nome, mas que se elegeu por vontade de sua massa eleitoral? Se a pessoa mencionada é o mesmo Promotor de Justiça, ele age como macaco que enrola o rabo e puxa o dos outros. A meu ver, o crime de falsa declaração de escolaridade primária é menos grave que o de um pretendente ao doutorado, que simplesmente plagia trabalho alheio para conferir conhecimento superior em uma fictícia capacitação técnico-universitária, com um conhecimento que não tem.

rondinelli promotor29/11/2010 22:16 Responder

DIZEM que nao damos conta do nosso trabalho devido o exesso de processos e lentidao dos mesmos e ainda temos fama de sermos mal enpenhados em nossa trabalho. este promotor deve ter recebido uma promessa de promoçao de algum adiversario do partido politico do titirica. tantas coisas que temos que preocupar,tantos politicos corrupitos de verdade que ate hoje se dao bem,nada e feito. dou um conselho para ele deixa isso para la se nao voce vai andar para tras em vez de ser promovido. pois neste pais quem manda sao os pliticos,sendo eles corrupitos ou honestos.

CARLOS GIOVANE BARBOSA REBOUÇAS ADVOGADO 05/12/2010 3:44

O TEXTO ANTERIOR, CERTAMENTE ,NÃO FOI ESCRITO POR UM REPRESENTANTE DO MINISTÉRIO PÚBLICO. O TEXTO É UMA OFENSA AO MP. É BRINCADEIRA!!!!!!!!!!!!!!!!

Adiléia Triani Advogada 24/12/2010 11:41

Faço minhas as tuas palavras, Dr. Carlos Giovane! Se assim fosse, então eu passaria com louvor em uma prova do MP, pelo menos no português! Meu Deus! Realmente é brincadeira!!!

Tô de olho... Dedo-Duro 17/06/2011 10:15

Péraí aí, gente! O cara falou que é promotor - isto não quer dizer que seja de Justiça. Pode muito ser um promotor de vendas, de sows ou de espetáculos circenses. A bagagem cultural demonstrada não é a de um Representante do douto MP e, certamente, sequer de produtos de beleza.

MOACYR LOPES DA SILVA aposentado30/11/2010 0:17 Responder

CREIO QUE ANALFABETO \\\"SOCIAL\\\" E O REPRESENTANTE DO MP. NÃO DESISTE, DEVERIA JÁ TER SIDO PUNIDO PORQUE PASSOU DOS LIMITES. TODO MUNDO VENDO A PERSEGUIÇÃO COMETIDA E NINGUEM FAZ NADA. QUE MARAVILHA É A JUSTIÇA BRASILEIRA.

Robson Silva Consultor 30/11/2010 11:09

Caro Moacyr: Leia o comentário do juiz aposentado, Dr. Ivo, logo acima, que o senhor irá entender muita coisa.

Adherson Negreiros Tejas Servidor Público01/12/2010 14:46 Responder

Acho q está na hora de pararmos de tratar as pessoas como coitadinhos. Não se resolve o problema de ninguém fazendo comparações esdrúxulas entre extremos totalmente diferentes. Querer apontar alguma falha do membro do MP lá no passado para tentar justificar crime de falsidade ideológica de uma pessoa, quer seja, rico ou pobre, palhaço, ignorante ou ñ é no mínimo, ignorância. Se levarmos em conta os comentários do ex magistrado Ivo, q até então, são fatos ñ comprovados, ele mesmo diz q o promotor teve o título de livre docente cassado, por apresentar uma tese q ñ era dele (plagio), por isso foi processado e colocado fora da RT. Ora, senhores, segundo o ex magistrado Ivo, o promotor recebeu a punição q devia em função do ato ilícito cometido. Agora, no caso tiririca, ou em outros casos, ele tem como encargo da função, agir como fiscal da lei, tentando fazer justiça, zelando pela garantia da ordem jurídica e manutenção da ordem pública. Data máxima vênia senhores operadores do direito, quer dizer então q esse promotor de justiça tem q pedir demissão do cargo, em razão de uma suposta falha cometida, não em razão da função ministerial, mas como docente de uma faculdade? E mesmo assim foi punido. Quer dizer q esse promotor estará condenado a não exercer sua função ministerial para o qual foi empossado a título de concurso público, por causa de uma suposta falha no passado? Isso tudo é simplesmente ignorância, falta de pudor e de ética por parte de uma sociedade liberal, q ñ respeita o verdadeiro estado democrático de direito. Os meus erros ñ são reflexos de outros, mas sim, da minha própria pessoa. Um erro ñ justifica outro. Adão quando pecou lá no Jardim do Édem, ele ñ assumiu seus erros, transferiu p/ sua esposa. Me diga, quem consegue dirigir olhando p/ traz? Sabe por que gerou todo esse comentário, porque se trata de um palhaço q reside em São Paulo há muitos anos, q nunca se interessou pelo menos aprender a ler e escrever, já q está na televisão brasileira há alguns anos. Ou será q São Paulo nunca teve escolas públicas? Será q a culpa é do poder público q nunca lhe ofertou escolas ou porque o PALHAÇO TIRIRICA nunca deu à mínima p/ os estudos? É preciso analisar os fatos. O Estado ñ pode simplesmente anuir um ilícito penal em razão de uma eleição ou formação profissional. Estou me convencendo de q o Brasil é o maior centro de dramaturgia q o mundo já conheceu. Não sobra mais espaço pra se fazer teatro.

Robson Silva Consultor 01/12/2010 22:11

Sr. Adherson: A intolerância não deve fazer parte de quem se considera reto e quer ver a justiça praticada. Afinal de contas não se pode olvidar que, em termos conceituais, a ignorância não reside apenas no fato de se desconhecer a lógica ou algo que se deveria saber. Ela, a ignorância, nesse princípio pode ser oriunda do pensamento retrógado de pseudos sábios movidos pela soberba, que se fazem cegos diante da realidade de milhares de brasileiros que não tiveram chance de aprender a ler e a escrever - na maioria gente simples e pacata . Pela lógica que o senhor defende, há muita diferença entre o crime praticado pelo analfabeto e aquele crime igual do \\\"seu doutor\\\", ou seja, do portador de título superior. Então, como ficamos? - o erro do passado é justificado ou não pela função ou indumentária de quem errou, a ponto de um iletrado ficar passivo de prisão e o portador do diploma ser o seu carcereiro?

ULISSES ADVOGADO03/12/2010 13:33 Responder

CAROS LEITORES, VOCES QUE LERAM ESSA MATÉRIA, EU RESPEITO A OPINIÃO DE TODOS, HAJA VISTA ESTARMOS EM UM PAÍS DEMOCRÁTICO E TERMOS LIBERDADE DE EXPRESSÃO. CONTUDO, A MINHA OPINIÃO PESSOAL É QUE: O JUIZ NÃO CONDENOU E NEM VAI CONDENAR O TIRIRICA POR FALTA DE SEGURANÇA JURÍDICA SABEM PORQUE? PORQUE HA 8 ANOS O PRESIENTE LULA QUER IMBUTI NA CABEÇA DOS BRASILEIROS QUE SOMENTE POBRES E NEGROS SÃO PUNIDOS. E P PRÓPRIO LULAR JA EXTERNOU O POSICIONAMENTO DELE SOBRE O CASO TIRIRICA. DEVEMOS PRESTAR MAIS ATENÇÃO O QUE VEM OCORRENDO NO BRASIL HA 8 ANOS, POR CAUSA DA POPULARIDADE DO LULAR, O QUE ELE FALA, NINGUEM É CONTRA. POUCOS JJUIZES IMPARCIAIS GOSTARIA DE ESTA NA PELE DESTE QUE ABSOLVEU O TIRIRICA. SE FOSSE UM CANDIDATO QUE ANALFABETO TIVESSE SONEGADO DECLARÇÕES DE BENS E FALSIFICADO A DECLARAÇÃO, MAIS FOSSE RICO, COM CERTEZA, O TRATAMENTO SERIA OUTRO. CONCLUSÃO: SEJA PRETO, SEJA BRANCO, POBRE OU RICO, INTELECTUAL OU ANALFABETO. TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI, SEM DESTINÇÃO DAS CONCDIÇÕES JÁ SITADAS. COMETEU CRIME, TEM QUE PAGAR \\\"DURALEX SED LEX\\\"

Jorge Henrique Elias Advogado07/12/2010 13:42 Responder

!!!CONCURSO PARA LEGISLADOR!!! Para se tornar um Magistrado, um Promotor de Justiça, um Delegado é necessário concurso público. Porque não fazer o mesmo para o acesso ao LEGISLATIVO??? Concurso nelles já!!!

Francisco Everardo LEITOR09/12/2010 6:34 Responder

\\\"opinem sem erro de português \\\" ! ....

Adv° Freddy Gondin Advogado Familista10/12/2010 13:33 Responder

Eu não vou me estender em razão de não querer me irritar com esse assunto. Mas já vi minha gente buscar a autopromoção em cima de pessoas como Tiririca. E sabem que ela funciona mesmo? Agora, queria ver se essa vontade toda de colocar o Tiririca fosse transportada para o caso Pimenta das Neves, que matou a tiros de revolver uma ex-namorada que ousou querer se livrar dele. Eu gostaria de ver essa vontade toda de \\\"fazer justiça\\\" sendo dirigida a esse assassino, rico, instruído, dono de uma relação de contatos poderosos que devem quem sabe chegar até aos portões dos poderosos em Brasília, e colocá-lo definitivamente atrás das grades. Eu duvido que isso seja feito. Então, a solução é colocar Tiririca atrás das grades e dar ao país a falsa impressão de que não convivemos com a impunidade. Ora...vão se catar! Sabemos bem, todos nós, pelos menos o pequeno percentual de brasileiros que pensam e raciocinam, que a Justiça brasileira tem dois pesos e duas medidas e que prisão é lugar de quem não tem os mínimos recursos financeiros, políticos e sociais. Encerro por aqui.

Adv° Freddy Gondin Advogado Familista 10/12/2010 13:42

COMENTÁRIO CORRIGIDO Eu não vou me estender em razão de não querer me irritar com esse assunto. Mas já vi muita gente buscar a autopromoção em cima de pessoas como Tiririca. E sabem que ela funciona mesmo? Agora, queria ver se essa vontade toda de colocar o Tiririca atrás das grades fosse transportada para o caso Pimenta das Neves, que matou a tiros de revolver uma ex-namorada que ousou querer se livrar dele. Eu gostaria de ver essa vontade toda de \\\"fazer justiça\\\" sendo dirigida a esse assassino, rico, instruído, dono de uma relação de contatos poderosos que devem quem sabe chegar até aos portões dos poderosos em Brasília, e colocá-lo definitivamente atrás das grades. Eu duvido que isso seja feito. Então, a solução é colocar Tiririca atrás das grades e dar ao país a falsa impressão de que não convivemos com a impunidade. Ora...vão se catar! Sabemos bem, todos nós, pelos menos o pequeno percentual de brasileiros que pensam e raciocinam, que a Justiça brasileira tem dois pesos e duas medidas e que prisão é lugar de quem não tem os mínimos recursos financeiros, políticos e sociais. Encerro por aqui.

Fulvio adv13/12/2010 13:13 Responder

Resumindo: Todo povo tem o governo que merece. Max Weber.

MANOEL DA SILVA SOUZA Estudante20/12/2010 4:10 Responder

Sem muitas delongas. O voto do povo é soberano. ponto final. Diplomado Tiririca já foi, são 4 anos pela frente e depois mais 4 é o povo paulistano que quiz assim, discutir não faz sentido.

Bruno O Vieck Comegnio Bacharel21/12/2010 1:45 Responder

Tiririca pior do que tá não fica. Vai em frente Tiririca que sempre vai existir alguém querendo pegar uma carona para ficar na Mídia. Assim foi com o Lula. O Promotor tá querendo tirar uma lasquinha de Mídia em cima de você. Mas, os juízes já sabem que 80% do MP quer apenas aparecer. Esse Promotor está indo contra a ética do MP. Ele nãp precisa ficar dando entrevistas em canais de Televisão, Internet, Rádio, etc. Mande ele trabalhar de palhaçõ na Globo igual você fez e assim fica na Mídia. Acorda MP e vêw que o tal analfabeto teve 1.300.000 votos...sabe o que é isso? Fica esperto senão é você que acaba rodando. BOVC

CARLOS Oficial de Justiça22/12/2010 1:25 Responder

O QUE MAIS ACHO ENGRAÇADO NISSO, NÃO É O PALHAÇO TIRIRICA, MAS OS PALHAÇOS PAULISTANOS, QUE PUSERAM A CULPA NOS NORDESTINOS POR TER ELEITO A DILMA, QUANDO NA VERDADE VOTARAM NUMA PESSOA ANALFABETA PARA REPRESENTÁ-LOS NA CÂMARA DOS DEPUTADOS. NÃO SE PODE OLVIDADAR QUE MESMO SEM OS VOTOS DE TODOS OS NORDESTINOS A DILMA SERIA ELEITA. QUE POVINHO SEM NOÇÃO ESSES PAULISTAS.

Marcia advogada22/12/2010 19:09 Responder

É preciso, antes de mais nada, saber que cada um deve atuar dentro de suas atribuições e funções. O Promotor de Justiça atua na área eleitoral do Estado de São Paulo. É funcionário público do estado de SP. Não tem atribuição legal para atuar fora disso. Seu dever é , em nome do Estado de São Paulo, promover ação penal quando estiverem presentes requisitos suficientes para propositura de ação dessa natureza (que não vale a pena aqui ficar falando nisso). Portanto não cabe a esse Promotor \\\"caçar o que fazer\\\" em qualquer outro lugar 2ue não seja na área eleitoral do Estado de São Paulo. E ele como funcionário público tem o dever, a obrigação de fazer o que está fazendo. O Tiririca não é nenhum coitadinho para merecer a defesa de ninguém. Para isso ele já contratou um advogado que está desempenhando muito bem o seu papel. O resto é com a justiça. Se houver crime eleitora e ficar provado, o lugar de Tiririca é na cadeia, sim. Caso contrário, será absolvido e irá representar o povo paulistano na Câmara de Deputados, uma das casas do Congresso Nacional que representa um dos três poderes do Estado Brasileiro. Boas sorte para ele nos dois casos e boa sorte ao povo paulistano no segundo caso!

Nelson Advogado23/12/2010 5:06 Responder

O REPRESENTANTE É A IMAGEM DE QUEM O ELEGEU POR ISSO O PALHAÇO E ANALFABETO ESTÁ LÁ. É COMO DAR CARTEIRA DE MOTORISTA A UMA PESSOA QUE SOMENTE SABE ATRAVES DE SIMBOLOS. VAI ACABAR atropelando O PROPRIO CRIADOR. O POVO. DEVERIA É COMEÇAR DESDE JÁ A MELHORAR A CLASSE POLÍTICA MAS PELO JEITO OS PAULISTA NAO COMPACTUAM COM ESSE ENTENDER. PENA. como advogado vou lucrar pois político ruim é sinal de vida ruim que é o mesmo que problemas que se transforma tudo em honorários. é uma pena. gostaria de um Brasil limpo. mas tá cada vez pior.

Carlos Naval Programador WEB23/12/2010 20:43 Responder

Aqui no Distrito Federal como não poderia de ser Diferente, Ninguém está querendo mais Estudar pois sabendo que possui um Presidente Analfa e a Conquista de Deputados Analfa .. fogem os Estudantes que perderam Esperanças aonde se é mais fácil ser Politico e Arrumar a Sua Vida e de Sua Familia em 4 anos, então Estudar para Quê ... !! Olha Só a Mente dos Tapados !!!!!!!!!!!!!!!!!! Não Sabendo que sem Estudo, Cultura e Cidadania, não se Constroi um País Digno !! Sem Estudo Não Dá ... !!!!!!!!! O Cabide dos Analfa no Distrito Federal está Somente Aumentando e Pior no PDT .. Partido do Cristovam .. Que seria em Prol da Educação e Sendo esquecido pelo Governo Local, porque Já teve sua Chance de Mostrar a Realidade ao País e nada Fez !! E se Diz Fazer Agora .. !!! Finalizando .. Como Vou Explicar para os Meus Filhos sobre Cidadania .. Se os Meus Representantes são Analfa .. e Mostrar fatos de Cidadania .. se Os Representantes Não sabem Ler e Escrever Corretamente .. Tudo Pela Pátria .. Adsumus .. !!

Carlos Naval Programador WEB23/12/2010 20:57 Responder

O Pensamento dos Politicos do Distrito Federal. Vejam que Estapafúrdio .. !! Melhor Um Palhaço que um Ladrão.. Você é um Palhaço !! Eu Sou um Palhaço !! Todos Nós Somos Palhaços !! Isso Acima na Voz dos Politicos do PDT DF - Isso é para Desacreditar qualquer Cidadão de Bem .. No Nosso País Varonil que Tanto Amo .. !! Está Sendo Difícil Morar No Brasil .. Quanto Roubo .. !! Quanta Insatisfação .. !! Estou aqui a 4 Horas em uma Fila de hospital e chance de ser atendido .. é Zero !! Mas vou me Render a Pagar uma Consulta .. !! Ainda bem que tenho Dinheiro .. Mas os outros aqui do Meu Lado .. ! O que Podemos fazer !!! Explicar Cidadania para Quem já está quase na Cova .. !! Aí na Realidade quem é Palhaço !!! Então vamos Lá ao Hospital Particular !! Pois sou um Palhaço ..!! com Pos Graduação e Faculdade em Harvard .. e alguns cursos em Nova Iorque .. !!! Adsumus .. Tudo Pela Pátria ...

Conheça os produtos da Jurid