Projeto proíbe ligações de cobradores fora do horário comercial

Pelo texto, as cobranças só poderão ser realizadas entre 8 e 18 horas, de segunda a sexta-feira, e das 8 às 13 horas, aos sábados

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (2)




A Câmara dos Deputados analisa um projeto que determina que as ligações telefônicas de cobrança de dívidas sejam realizadas apenas em horário comercial e proíbe que sejam realizadas por números não identificados (PL 6846/13). A proposta, do deputado Dimas Fabiano (PP-MG), estabelece multa de R$ 15 mil por ligação efetuada em desacordo com a lei, dobrando-se o valor no caso de reincidência.


A empresa que desrespeitar essas restrições poderá ter as atividades suspensas temporariamente ou ter a licença cassada. A proposta prevê ainda que as sanções poderão ser aplicadas cumulativamente, inclusive por medida cautelar.


Dimas Fabiano reclama que as instituições de cobrança não respeitam os horários de descanso dos consumidores, nem sua privacidade. “O consumidor inadimplente e sua família são submetidos a toda sorte de arbitrariedades e procedimentos que, em muitos casos, afrontam os direitos e garantias legais e constitucionais dos cidadãos”, afirma o parlamentar.


Tramitação


O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Palavras-chave: direito do consumidor direito público

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/projeto-proibe-ligacoes-de-cobradores-fora-do-horario-comercial

2 Comentários

clara freire de lucena AUXILIAR18/08/2014 23:27 Responder

EU CONCORDO OS CLIENTES NÃO GOSTAM

Diego Advogado19/08/2014 2:04 Responder

A intenção do projeto é interessante. Só não ficou claro como saber a quem será destinada a multa e, se caso for aplicada, se poderaá ser cumulada com eventual indenização por danos morais em ação manejada pelo consumidor em razão de cobrança vexatória.

Conheça os produtos da Jurid