Projeto concede urgência para propostas com teor semelhante a medidas provisórias

Deputado quer valorizar as propostas de iniciativa dos parlamentares

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (0)




A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Resolução 200/13, do deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), que permite que o presidente da Câmara conceda urgência para projeto de lei que já estiver em tramitação na data da edição de medida provisória (MP) com teor semelhante.


A urgência será solicitada por meio de requerimento do autor ou dos autores e poderá ser concedida mesmo que a semelhança da proposta não alcance a integralidade da medida provisória.


Caso o presidente da Casa não acate o pedido de urgência, os autores poderão entrar com recurso ao Plenário, no prazo de cinco sessões.


Iniciativa parlamentar


Segundo Leitão, o projeto de resolução tem o objetivo de valorizar a iniciativa de deputados e senadores. “Ultimamente, o Poder Executivo tem tomado posse de ideias e propostas de parlamentares, editando medidas provisórias semelhantes”, afirma. “Como as MPs são instrumento excepcional, com força de lei, que já nascem com urgência constitucional, os projetos de iniciativa parlamentar, que já estão em tramitação na Casa, ficam prejudicados”, completa.


Leitão observa que a proposta não afetará a tramitação das medidas provisórias, mas apenas valorizará o trabalho de deputados e senadores. O projeto altera o Regimento Interno da Câmara.


Tramitação

Palavras-chave: medidas provisórias projetos de lei

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/projeto-concede-urgencia-para-propostas-com-teor-semelhante-a-medidas-provisorias

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid