Projeto aumenta pena para quem facilitar fugas de presos

Hoje, esse crime é punido com detenção.

Fonte: Câmara dos Deputados

Comentários: (0)




O Projeto de Lei 7085/06, do deputado Celso Russomanno (PP-SP), muda o Código Penal (Decreto-Lei 2848/40) para punir com pena de reclusão o crime de facilitação de fuga de presos. Hoje, esse crime é punido com detenção.

Segundo o Código Penal, a reclusão acontece em regime fechado, semi-aberto ou aberto. Já no caso da detenção, o regime é semi-aberto ou aberto, salvo necessidade de transferência para o regime fechado.

O projeto também aumenta de seis meses para um ano a pena mínima para esse tipo de crime. E o texto prevê que, se a fuga for facilitada por guarda penitenciário ou carcereiro, a pena mínima subirá de um para dois anos.

De acordo com Russomanno, a segurança pública ficou vulnerável diante da ação de delinqüentes que contam com a impunidade. Ele argumenta que, quando os condenados fogem facilmente dos presídios, a pena privativa de liberdade passa a ser ineficaz.

Tramitação

O projeto está sujeito à apreciação do Plenário. Ele foi apensado ao PL 4862/01, do deputado Alberto Fraga (PFL-DF). As propostas serão analisadas pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Propostas relacionadas:
- PL-7085/2006

Palavras-chave: pena

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/projeto-aumenta-pena-para-quem-facilitar-fugas-de-presos

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid