Projeto acaba com feriado da proclamação da República

Para o deputado Newton Cardoso, o 15 de novembro não gera "sentimento cívico" na sociedade

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (1)




Proposta em tramitação na Câmara dos Deputados acaba com o feriado de 15 de Novembro, instituído em comemoração ao dia da Proclamação da República. A proposta altera a Lei 662/49, que definiu os feriados nacionais.


O deputado Newton Cardoso (PMDB-MG), autor do Projeto de Lei 6757/13, argumenta que, ao contrário do feriado de 7 de Setembro, que marca a independência do Brasil, a proclamação não teve participação popular e, portanto, não gerou na sociedade o sentimento cívico que há em outras celebrações.


O autor cita informações do livro “1889”, do jornalista Laurentino Gomes, para embasar seus argumentos. “Laurentino Gomes tem completa razão em afirmar que o feriado da Proclamação da República é um feriado sem reconhecimento e apoio do povo brasileiro, uma vez que é aproveitado apenas para mais um dia de descanso”, afirma.


De acordo com o livro, “o feriado da Proclamação da República é uma festa tímida, geralmente ignorada pela maioria das pessoas”.


O deputado destaca ainda que algumas celebrações regionais, como o 2 de julho na Bahia (que marca a luta do estado pela independência do Brasil) e o 20 de setembro no Rio Grande do Sul (que celebra o início da Revolução Farroupilha), têm mais apelo popular do que o feriado nacional de 15 de Novembro.


Tramitação


O projeto tem caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Palavras-chave: projeto de lei feriado proclamação da república

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/projeto-acaba-com-feriado-da-proclamacao-da-republica

1 Comentários

Michelle Advogada23/06/2014 19:14 Responder

Esses pseudo-intelectuais leitores de livros, como esse deputado que propõe a extinção do feriado, não conhecem nada de história e muito menos do seu povo. Em vez de incentivar o sentimento cívico nas pessoas, quer fazer exatamente o contrário, acabar de vez com uma data tão importante para a nossa história. Devíamos é propor que esse deputado abdicasse de seu mandato para o bem da população, já que, pelo visto, ele não nos representa.

Conheça os produtos da Jurid