Programa do Imposto de Renda será liberado dia 1º de março

A Receita Federal está fazendo os últimos ajustes no programa de declaração do Imposto de Renda, que estará disponível a partir de 1º de março na página da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br).

Fonte: Globo Online

Comentários: (0)




A Receita Federal está fazendo os últimos ajustes no programa de declaração do Imposto de Renda, que estará disponível a partir de 1º de março na página da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br). O prazo para entrega da declaração termina dia 29 de abril. O contribuinte que entregar atrasado vai receber multa de no mínimo R$ 165.

Até 28 de fevereiro as empresas têm que entregar para seus funcionários os comprovantes de rendimento e repassar as informações à Receita. Se empresa não respeitar o prazo ou der informações incorretas será multada.

Cerca de 20 milhões de brasileiros devem declarar Imposto de Renda neste ano. E a declaração vem com uma novidade: os contribuintes poderão usar o certificado digital, um cartão magnético que tem dados pessoais e o CPF da pessoa. É como se fosse uma assinatura reconhecida no mundo virtual.

Quem fizer o certificado digital poderá acompanhar pela internet o andamento de sua declaração e será informado, em pouco tempo, se cometeu algum erro de cálculo ou se caiu na malha fina. Até agora, a Receita Federal só passava essas informações ao contribuinte pessoalmente, depois de uma espera que podia levar meses ou de até mais de um ano.

O certificado digital não será obrigatório, até porque o contribuinte terá que pagar pelo serviço. Hoje, segundo a Receita, fazer um certificado digital custa cerca de R$ 100, mas serão assinados convênios com bancos para reduzir o preço do serviço. Sem este cartão a Receita diz que não pode fornecer informações detalhadas pela internet.

- O certificado digital é necessário para que a Receita Federal, tendo em vista o sigilo fiscal, tenha certeza de que está passando as informações ao próprio contribuinte - disse o coordenador nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adyr.

Segundo a Receita Federal, 440 mil declarações de anos anteriores ainda estão retidas na malha fina e serão liberadas em lotes ao longo deste ano.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/programa-do-imposto-de-renda-sera-liberado-dia-1o-de-marco

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid