OAB-SE: transposição beneficia latifundiários e empreiteiras

O presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Sergipe, Henri Clay Andrade, afirmou hoje (21) que o governo ?está decidido a realizar a transposição das águas do Rio São Francisco baseado tão-somente no objetivo econômico de favorecer com ela os latifundiários que querem criar camarões e as grandes empreiteiras que tocarão a obra.

Fonte: Conselho Federal da OAB

Comentários: (2)




O presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Sergipe, Henri Clay Andrade, afirmou hoje (21) que o governo ?está decidido a realizar a transposição das águas do Rio São Francisco baseado tão-somente no objetivo econômico de favorecer com ela os latifundiários que querem criar camarões e as grandes empreiteiras que tocarão a obra?. Ele afirmou que a população do Nordeste ?está perplexa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se comprometeu a não fazer a transposição sem que antes houvesse a revitalização do rio?. Henri Clay disse que um estudo técnico do Conselho Nacional de Recursos Hídricos demonstra que não há viabilidade técnica para fazer a transposição sem que antes haja revitalização do rio. ?Então a decisão de transpor as águas, anunciada para abril, pode resultar em prejuízos irreparáveis para o rio, sobretudo nas suas margens nos Estados de Minas Gerais, Bahia, Alagoas e Sergipe. O volume de água, hoje, é insuficiente para fazer essa transposição, tanto que em determinados períodos do ano a água do mar está invadindo o Velho Chico?, observou. O presidente da OAB-SE, entidade que lidera a Frente Nacional de Defesa do Rio São Francisco, lembrou que o governo argumentava anteriormente que a transposição seria para combater a seca e matar a sede dos nordestinos do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. ?Mas esse argumento não é verdadeiro, é falacioso e caiu por terra, pois está comprovado no próprio documento do Conselho Nacional de Recursos Hídricos que a transposição tem objetivo econômico, benefíciando apenas os criadores de camarões nesses Estados e as empreiteiras?. A obra de transposição está calculada em R$ 6 bilhões. Henri Clay lamentou que o presidente Lula tenha se distanciado do compromisso assumido durante a campanha presidencial, ?quando chegou a dizer que não faria a transposição sem que antes houvesse a revitalização, que não foi feita - e esse foi um compromisso que ele fez com o povo sergipano, aqui em Aracaju?. Para o presidente da OAB-SE, ?Lula resolveu mudar de idéia e há um empenho hoje do ministro Ciro Gomes, juntamente com o presidente, para fazer essa transposição, iniciando agora no mês de abril?. Ele disse que a OAB e diversas entidades que participam da Frente estão empenhadas em denunciar a forma como vem sendo decidida a obra, destacando inclusive que ela contraria uma decisão pública do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, divulgada no último dia 17, e parecer técnico do Comitê de Bacias que desaconselhou a transposição. ?O Comitê realizou diversas consultas públicas durante o ano passado, reunindo mais de 20 mil pessoas, em diversos Estados, nas quais a resposta foi o não à transposição?.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/oab-se-transposicao-beneficia-latifundiarios-e-empreiteiras

2 Comentários

Jurandy França Administrador de Condomínio22/01/2005 18:24 Responder

Muito interessante e oportuna as palavras do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Sergipe, Henri Clay Andrade. O ilustre jurista diz que o governo ao investir na transposição do Rio São Francisco, não está pensando apenas em beneficiar a população carente, massacrada pela seca. Há outros interesses, segundo ele, por traz de tudo isso. Na condição de simples cidadão, acabo tendo que concordar com ele. Fico estarrecido diante da metamorfose que a ascensão ao poder opera nas pessoas. Mesmo sendo o nosso Presidente, um homem que veio da mais absoluta pobreza, demonstra não ser mais o mesmo homem, que sempre esteve preocupado com a camada social mais carente. E não me venham com esta história de fome zero! Fui um dos fundadores do PT, no Estado da Paraiba, e naquela época, lembro muito bem, em uma das viagens do então líder sindical e hoje Presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, quando na ocasião divulgava o nome do recem-criado Partido dos Trabalhadores. Disse para mim e alguns companheiros que engressavam no partido: "Um dia teremos um governo, onde os interesses da massa oprimida será o interesse do Estado". Hoje lendo as palavras do presidente da OAB-SE, senti mais uma vez que o poder extingue a ideologia. Como dizia Maquiavel: "Os fins justificam os meios".

Enius Augusto Lopes Gonçalves Advogado/Engenheiro Agronomo24/01/2005 14:52 Responder

É um absurdo a transposição do Rio São Francisco sem considerar a sua recuperação como manancial de água, o CREA - MG , hoje eminentemente petista, realizou diversos debates sobre o assunto em suas Inspetorias espalhadas por Minas Gerais, e em todos, a conclusão não era diferente, temos que salvar o Velho Chico, a recuperação do Rio é o primeiro passo, vamos mobilizar a sociedade e conscientizar aos Brasileiros da importância de preservação e conservação do Rio São Francisco.

Conheça os produtos da Jurid