Processou o patrão e foi condenada a devolver R$ 21 mil

Para os juízes da 10ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-SP), o trabalhador que é condenado criminalmente pelo desfalque de recursos do empregador, pode ser demitido por justa causa e, no processo trabalhista, deve devolver o montante desviado.

Fonte: TRT 2ª Região

Comentários: (0)




Para os juízes da 10ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-SP), o trabalhador que é condenado criminalmente pelo desfalque de recursos do empregador, pode ser demitido por justa causa e, no processo trabalhista, deve devolver o montante desviado. O entendimento foi firmado no julgamento do Recurso Ordinário de uma ex-empregada da Mazzeto Sociedade Civil de Advogados.

Inconformada com a rescisão de seu contrato, a trabalhadora que era responsável pelo gerenciamento financeiro e de pessoal do escritório de advocacia entrou com processo na 36ª Vara do Trabalho de São Paulo, buscando reverter a justa causa e reclamando o pagamento de verbas trabalhistas.

De acordo com o empregador, a reclamante foi dispensada pelo desvio de recursos da sociedade, em espécie e cheques, que eram depositados em contas da ex-empregada nos bancos Bradesco e Unibanco, ou destinados a pagamentos de dívidas de parentes.

A pedido do escritório, foi instaurado inquérito policial. Concluídas as investigações, o Ministério Público do Estado de São Paulo ingressou com Processo Penal contra a trabalhadora, que foi condenada. Como conseqüência, o empregador entrou com pedido de Reconvenção no processo trabalhista da ex-empregada, pedindo a devolução do dinheiro desviado.

A 36ª Vara determinou que o escritório arcasse com diferenças decorrentes do pagamento de salários "por fora" à trabalhadora, mas condenou a reclamante a restituir o valor desfalcado.

Insatisfeita com a sentença, ela recorreu ao TRT-SP sustentando que não pôde ouvir testemunhas que comprovariam que a movimentação bancária era feita "com aval do sócio" do escritório. Alegou, ainda, que não existe prova de uso indevido do dinheiro depositado em sua conta corrente.

De acordo com a juíza Cândida Alves Leão, relatora do recurso no tribunal, a prova oral pretendida pela reclamante "não invalidaria a coisa julgada já operada perante o Juízo Criminal (...), mormente em se tratando do envolvimento dos elementos que induzem à quebra de confiança existente entre empregado e empregador".

Para a relatora, "o princípio norteador do processo penal e do processo trabalhista é o da verdade real, de sorte que, apurados os fatos perante aquela esfera judicial, desnecessária nova apuração nesta, que não teria o condão de alterar a realidade dos fatos".

Por unanimidade, a 10ª Turma acompanhou o voto da juíza Cândida, condenando a ex-empregada a restituir R$ 21.724,03, descontadas as diferenças salariais que ela deveria receber pelo pagamento "por fora".

RO 01405.1998.036.02.00-7

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/processou-o-patrao-e-foi-condenada-a-devolver-r-21-mil

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid