Pressão sobre os departamentos jurídicos ante novos desafios de conformidade

Uma nova pesquisa do Thomson Reuters Intitute revela que a conformidade é agora a principal prioridade para esses departamentos, acima do quinto lugar em 2019. ·65% dos entrevistados dizem que estão enfrentando um volume crescente de problemas, globalmente, enquanto 59% enfrentam orçamentos inalterados ou decrescentes.

Fonte: Enviado por Fabíola Mello

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

São Paulo, 18 de abril de 2023 -- Atender à crescente complexidade regulatória global representa a maior ameaça legal para as empresas, com mais de um quarto (28%) dos departamentos jurídicos globais citando a frequência e a complexidade das mudanças regulatórias como seu maior risco antecipado para os negócios, conclui o relatório Thomson Reuters 2023 State of the Corporate Law Department. Uma nova pesquisa do Thomson Reuters Institute captura as principais preocupações globais de conformidade e investiga questões relacionadas à mudança dos regulamentos de valores, tensões geopolíticas, esforços contra lavagem de dinheiro, regulamentos antiproliferação, economias digitais, governança de dados e regulamentação ESG (Environmental, Social and Governance).


A pesquisa revelou que, globalmente, a conformidade é agora a principal prioridade para os departamentos jurídicos corporativos, depois de se classificar como a quinta maior prioridade em 2019. A gestão de riscos, a proteção de litígios e o controle de custos continuam sendo as próximas prioridades. No entanto, especificamente para os departamentos jurídicos dos EUA, o controle de custos continua sendo a prioridade número um. A incerteza econômica e a tensão contínua resultante no mercado de trabalho global podem resultar em uma maior necessidade de gastos com questões trabalhistas e de emprego.


“Os departamentos jurídicos corporativos em todo o mundo estão experimentando um aumento do trabalho devido aos encargos regulatórios e de conformidade em constante mudança, com as equipes internas experimentando um esgotamento significativo,” disse Hillary McNally, general manager, Corporate Legal, Thomson Reuters. “Além disso, muitos departamentos estão antecipando a necessidade de acompanhar de perto os orçamentos, enquanto os volumes de casos legais aumentaram, colocando mais pressão sobre a equipe e os recursos internos.”


Embora os orçamentos para a maioria dos departamentos jurídicos corporativos tenham sido mantidos ou reduzidos, há uma porcentagem de empresas que antecipam aumento dos gastos legais nos próximos 12 meses; 41% dos departamentos jurídicos corporativos esperam ver um aumento em seus gastos legais. Isso sugere que, apesar da incerteza econômica em curso, os departamentos jurídicos estão operando sob otimismo cauteloso.


“À medida que a carga de trabalho e a incerteza aumentam, há também uma maior disposição de transferir o trabalho para empresas menores a um custo menor, e a tecnologia pode ajudar os departamentos a tomar decisões baseadas em dados, sem comprometer os resultados”, disse McNally. “Os investimentos em conteúdo jurídico e fluxo de trabalho também podem ajudar a preencher a lacuna para os departamentos jurídicos, criar melhorias de processos, melhorar a colaboração e atrair e reter os melhores talentos. Isso pode ajudar os departamentos a recuperar rapidamente as novas áreas do direito e se livrar de tarefas que podem ser automatizadas, liberando tempo para um trabalho de maior valor, o que é crítico em tempos de turbulência.”


Metodologia


As conclusões deste relatório são o resultado de 1.569 entrevistas realizadas com profissionais dos departamentos jurídicos corporativos de empresas com mais de um bilhão de dólares em receita global. As entrevistas foram realizadas ao longo de 2022.


Acesse o resumo executivo em português ou o relatório completo em inglês.


Thomson Reuters Institute - O Thomson Reuters Institute reúne pessoas das comunidades jurídicas, corporativas, fiscais & contábeis e governamentais para fomentar conversas e debates, dar sentido aos últimos eventos e tendências e fornecer orientações essenciais sobre as oportunidades e desafios que seu mundo enfrenta hoje. Como o braço de liderança de pensamento dedicado da Thomson Reuters, nosso conteúdo abrange comentários de blogs, conjuntos de dados líderes do setor, análises informadas, entrevistas com líderes do setor, vídeos, podcasts e eventos de classe mundial que fornecem uma visão aguçada sobre um cenário dinâmico de negócios. 

Visite portal para mais detalhes. 


Palavras-chave: Pressão Departamentos Jurídicos Novos Desafios Conformidade

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/pressao-sobre-os-departamentos-juridicos-ante-novos-desafios-de-conformidade

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid