Presidente do STF recebe proposta de plebiscito para reforma política

Apesar de determinar a realização da reforma pelo novo Congresso Nacional, o projeto não especifica que pontos devem entrar nessa reforma.

Fonte: STF

Comentários: (0)




O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, recebeu nesta quarta-feira (9) um projeto em tramitação no Congresso Nacional que prevê a realização de plebiscito, em outubro do ano que vem, sobre reforma política. A cópia do Projeto de Decreto Legislativo foi entregue ao ministro Gilmar Mendes pelo deputado Raul Jungmann (PPS/PE).

Pela proposta, deve ser realizado durante as Eleições Gerais de 2010 um plebiscito à nação brasileira com a seguinte questão: ?O Congresso Nacional deve aprovar uma reforma política que promova maior transparência, controle social e o combate efetivo à corrupção??.

Caso a resposta seja ?sim?, por maioria simples dos votos apurados, a próxima legislatura eleita em outubro de 2010 ficaria obrigada a realizar uma reforma política no país. Apesar de determinar a realização da reforma pelo novo Congresso Nacional, o projeto não especifica que pontos devem entrar nessa reforma.

Segundo o deputado Raul Jungmann, sempre que se pensa em fazer uma reforma política no Congresso Nacional se esbarra ?naqueles que não querem ou naqueles que têm medo?. Por isso, o parlamentar afirmou que pretende levar a proposta para o Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e a outras entidades representativas da sociedade civil.

Palavras-chave: plebiscito

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/presidente-stf-recebe-proposta-plebiscito-para-reforma-politica

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid