Presidente do TSE fala sobre expectativas e preparação das Eleições 2010

Entidades públicas e pessoas jurídicas também não podem veicular propaganda eleitoral, segundo o ministro.

Fonte: TSE

Comentários: (0)




?Estamos preparados?, disse o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, referindo-se à realização das Eleições 2010. Na última sexta-feira (2), o ministro e uma equipe do TSE estiveram em Curitiba para realizar testes com as urnas eletrônicas, desde o cadastramento dos eleitores até a transmissão de dados para Brasília. ?Tudo correu bem. Estamos muito otimistas nesse aspecto?, afirma.

Para o ministro, os números das Eleições 2010 são ?astronômicos?. O Brasil tem 134 milhões de eleitores, 27 partidos políticos, 6 mil juízes eleitorais, 400 mil urnas. ?É um trabalho gigantesco que temos e vamos enfrentar?, garante o presidente.

Falou ainda sobre a utilização da internet nas eleições. ?Vamos aprender este ano a usar a internet. Não só os eleitores, mas os próprios políticos e os juízes eleitorais. A internet de certa maneira é um território relativamente livre. No entanto, existem algumas proibições, vedações, como por exemplo, o anonimato e a propaganda paga?.

Entidades públicas e pessoas jurídicas também não podem veicular propaganda eleitoral, segundo o ministro. ?Mas é um veículo muito importante para expressão das ideias políticas e troca de opiniões?, declarou Lewandowski.

Ficha Limpa

Quanto à aplicação da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/09) o ministro afirma que ?veio para valer?. Mas admite que em alguns casos pontuais será possível a concessão de liminar para que candidatos possam concorrer a cargo eletivo embora tenham sido condenados. ?Em regra geral, essa lei será aplicada com muito rigor pela Justiça Eleitoral, porque representa um avanço no sentido da moralização dos costumes políticos?, disse.

?Estamos esperando eleições tranquilas, de alto nível, em que prevaleça a discussão de ideias, programas, projetos. O eleitor deverá escolher aqueles que tenham os melhores antecedentes, que estejam mais comprometidos com o bem comum e com o interesse público?.

Palavras-chave: eleição

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/presidente-do-tse-fala-sobre-expectativas-e-preparacao-das-eleicoes-2010

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid