Presidente da Câmara critica declaração da OAB sobre devolução de passaportes

Maia disse "estranhar" o pedido de Cavalcante para que os deputados que utilizam o documento para turismo o devolvam, já que em "outros Poderes acontece a mesma coisa"

Fonte: Folha Online

Comentários: (2)




O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), criticou nesta segunda-feira a declaração dada pelo presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante, sobre a emissão de passaportes diplomáticos para deputados e seus familiares.



"Me estranha que o presidente da OAB tenha feito declarações somente sobre a Câmara e não sobre os outros Poderes que gozam exatamente do mesmo benefício. O Brasil tem coisa mais importante para discutir neste momento. É um absurdo ele estar preocupado com uma coisa dessas", disse Maia, ao chegar na Casa na tarde desta segunda.


Balanço feito pela segunda-secretaria da Câmara, sobre a emissão de passaportes e vistos diplomáticos para deputados e seus familiares, mostra que muitos foram feitos apenas para turismo. No período, foram 1034 pedidos para emissão de visto, de passaporte diplomático e revalidações. Desse total, foram 662 pedidos apenas de visto, sendo 577 para turismo. Há também 16 casos de pedidos de visto para estudos e apenas 69 para missão diplomática.


A utilização indevida de vistos e passaportes diplomáticos foi revelada na semana passada pela Folha, que mostrou que o Itamaraty deu o documento para dois filhos e um neto do ex-presidente Lula, a dois dias do fim do mandato. Além deles, o bispo da Igreja Universal Romualdo Panceiro Filho também recebeu o benefício, "em caráter excepcional", em fevereiro de 2010, válido por um ano.


Depois da revelação, pela Folha, Marcos Claudio Lula da Silva, 39 anos, um dos filhos de Lula, afirmou que devolveria o documento. "Devolvo o antigo também, sem nenhuma escrita nele, branco como chegou", afirmou pelo Twitter.


Há uma seção do decreto 5.978/06 que trata do passaporte diplomático. O artigo 6° da norma elenca as pessoas que têm direito ao benefício. Além do presidente da República, vice-presidente e ex-presidentes, os membros do Congresso Nacional também têm direito ao passaporte diplomático. A emissão do documento para cônjuges e dependentes é regulada, segundo o decreto, pelo Ministério das Relações Exteriores.


 

Palavras-chave: Passaporte; Crítica; Declaração; Filhos de Lula; Devolução; OAB

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/presidente-da-camara-critica-declaracao-da-oab-sobre-devolucao-de-passaportes

2 Comentários

Marcia advogada11/01/2011 17:38 Responder

\\\"Diplomacia: 1. Ciência das relações exteriores ou negócios estrangeiros dos Estados. 2. A ação política externa de um Estado. 3. O conjunto dos diplomatas.\\\" (Dicionário Aurélio, 2008) Onde entra a família de Presidentes, ex-Presidentes, Ministros de Estado e Parlamentares? Só no Brasil mesmo! Acho que as Autoridades podem e devem ter seus passaportes e toda a despesas pagas para as viagens diplomáticas. Mas a família que o acompanhar deverá ser custeada com os seus próprios recursos e não com o dinheiro do povo já que o \\\"Diplomata\\\" está a trabalho e não passeando. Com relação ao turismo, nem as Autoridades devem ser custeadas pelo povo, pois essas \\\"Autoridades\\\" estão lá para servir O POVO e não a si próprio. Mas claro, quem vai mudar a lei? Enquanto o dinheiro público serve para essas \\\"vergonhas nacionais\\\", o mesmo POVO que colocou essas Autoridades lá vão aguentando, morrendo em filas de hospitais, se apertando em transportes precários, os mais afortunados, vão se prejudicando com o trânsito caótico, antes nas grandes cidades, hoje em qualquer canto do país, com a violência que não escolhe cor, raça, religião nem situação econômica para assolar, educação falida onde professores são agredidos e até mortos, judiciário em todo o país caótico, e por aí vai. ....

Lucas Brizzola Auditor14/01/2011 15:47 Responder

É isso aí, Marcia.

Conheça os produtos da Jurid