Plenário retoma votações; 9 MPs e 1 projeto trancam a pauta

Com o fim do primeiro turno das eleições gerais, a Câmara pode retomar as votações nesta semana.

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (0)




Com o fim do primeiro turno das eleições gerais, a Câmara pode retomar as votações nesta semana. O presidente da Casa, Michel Temer, marcou três sessões deliberativas do Plenário – terça-feira (5) e quarta (6), a partir das 16h, e quinta (7), às 9h. As votações, porém, vão depender de um entendimento político dos líderes e, indiretamente, do resultado das eleições.


A pauta está trancada por 10 propostas, sendo nove medidas provisórias (MPs 490 a 498/10) e o substitutivo do Senado ao Projeto de Lei 5940/09, do Executivo, que cria o fundo social com recursos da exploração do pré-salO termo pré-sal refere-se a um conjunto de rochas no fundo do mar com potencial para a geração e acúmulo de petróleo localizadas abaixo de uma extensa camada de sal. Os reservatórios brasileiros nessa camada estão a aproximadamente 7 mil metros de profundidade, em uma faixa que se estende por cerca de 800 km entre o Espírito Santo e Santa Catarina.. Este último tramita em regime de urgência. (Confira a tabela abaixo com todas as propostas.)


Além da quantidade de matérias, há outros fatores que devem ser levados em conta pelos líderes: a complexidade dos assuntos envolvidos, a inexistência de parecer pronto para todas as matérias e o tempo disponível para a análise das propostas.


Prazo de validade


A MP 497, por exemplo, institui uma série de medidas relativas a benefícios fiscais em diversos setores da economia. Ela recebeu 94 emendas, a maioria ampliando isenções fiscais, que ainda devem passar pelo crivo do relator, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP). Já a MP 490, que abre créditos extraordinários, perde a validade no dia 18 de outubro e ainda precisa passar pelo Senado.


O PL 5940/09 também deverá exigir um esforço político para votação. O substitutivo aprovado no Senado incorporou temas que não faziam parte da proposta original (no PL 5938/09), aprovada em fevereiro pelos deputados. Os senadores decidiram incluir no PL 5940 o modelo de partilha da produção de petróleo na camada pré-sal e a divisão de royalties. Se a Câmara aprovar o substitutivo dos senadores ao PL 5940/09, o 5938/09 perde o sentido e deverá ser rejeitado no Senado.


O substitutivo do Senado só deixará de ser analisado se o Executivo retirar o pedido de urgência constitucional. Até esta segunda-feira, o presidente Michel Temer não havia convocado uma reunião do Colégio de Líderes antes da ordem do dia, como é de praxe, para discutir estes assuntos. Mas a convocação ainda pode acontecer até terça pela manhã.

Palavras-chave: Votações Projeto Primeiro Turno Eleições Gerais

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/plenario-retoma-votacoes-9-mps-e-1-projeto-trancam-a-pauta

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid