Planejamento 2024: entenda a importância do score para sua empresa

Fim de ano se aproxima e a maioria das empresas já faz planejamento para 2024

Fonte: Bumme Consultoria Financeira

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

Seja para aumentar a produção, área de atuação e conquistar novos clientes, os investimentos são necessários em qualquer negócio que queira expandir.


Muitos empreendimentos utilizam financiamentos ou empréstimos bancários para conseguir o dinheiro que precisam.


Segundo a Bumme Consultoria Financeira, as empresas devem, assim como as pessoas físicas, zelar por seus hábitos financeiros para garantir aprovação do crédito.


E é aí que entra o score CNPJ, indicador que avalia a capacidade de pagamento da empresa com base em uma variedade de dados.


Esse sistema analisa os comportamentos e costumes do negócio no mercado, fornecendo uma visão geral, como por exemplo, se ele é considerado um bom pagador e se está apto a receber crédito das instituições financeiras, sem correr o risco de ser inadimplente.


O que é score de empresas?


“Score de empresa ou do CNPJ é uma ferramenta de pontuação que ajuda empresas no processo de pedido de crédito, como, por exemplo, empréstimos e/ou financiamentos em bancos e instituições financeiras”, explica a Bumme.


O sistema é regulamentado pela Lei n °12.414/2011 que proporciona a transparência na utilização de dados e permite que as instituições financeiras consigam avaliar se a sua empresa cumpre suas obrigações financeiras. Ou seja, mantém um histórico de pagamentos de contas em dia.


Essas informações são muito importantes para bancos e instituições de crédito. Afinal, eles têm o interesse de saber se tanto as pessoas quanto os negócios têm condições de pagar o empréstimo ou não.


Como funciona a pontuação do score?


A Bumme explica que a pontuação é calculada com base em uma variedade de dados financeiros e comportamentais do negócio, como histórico de pagamento, registros de inadimplência, entre outros fatores relevantes.


Ela varia de zero a 1.000 pontos, e quanto mais alta for a pontuação do score, maior será a confiança depositada por bancos e instituições financeiras em relação a sua empresa.


Isso ajuda a definir se seu negócio representa um baixo, médio ou alto risco de inadimplência nas obrigações financeiras. Além disso, uma pontuação alta pode trazer algumas vantagens, como:


Acesso às melhores taxas de juros e financiamentos: empresas com um bom score têm alcance às melhores taxas de juros e mais chances de aprovação em financiamentos bancários.


Construção de reputação no mercado: ter uma boa pontuação no score contribui para a construção da reputação da empresa, pois sinaliza que o empreendimento está financeiramente saudável;


Bom relacionamento com fornecedores: ter um score alto ajuda a melhorar o relacionamento com fornecedores, uma vez que eles entendem que a empresa cumprirá suas obrigações financeiras pontualmente.


A importância do score para empresas


Quem determina a pontuação?


Ela é definida pelos órgãos de proteção ao crédito. São eles:


Serasa: pelo site, aplicativo para celular ou telefone;

SPC: pelo site ou aplicativo para celular;

Boa Vista: pelo site;

Quod: pelo site.


Esses órgãos coletam os dados e hábitos de consumo para chegar à pontuação e ao perfil de pagamento de cada empresa.


Dicas para aumentar o score da sua empresa


A Bumme conta que aumentar o score do seu negócio é importante para conquistar melhores oportunidades de crédito e fortalecer sua posição financeira. Para isso, é essencial seguir algumas dicas. Veja:


Manter as contas em dia


A primeira regra para um bom score é garantir que todas as contas da sua empresa sejam cumpridas, pontualmente, evitando qualquer atraso nos pagamentos.


Isso não apenas aumenta sua credibilidade no mercado, como também pode ajudar a manter um fluxo de caixa saudável.


Evitar dívidas pendentes


Outro destaque que pode ser fundamental é evitar acumular dívidas em aberto.


Palavras-chave: Planejamento 2024 Entendimento Importância Score Empresa

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/planejamento-2024-entenda-a-importancia-do-score-para-sua-empresa

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid