Pesquisa revela quais as preferências dentro do trabalho híbrido

Levantamento do Departamento Trabalhista da Andersen Ballão Advocacia mostra que metade das empresas ouvidas retornou 100% ao presencial.

Fonte: Andersen Ballão Advocacia

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

De um lado, o trabalhador descobriu como ser produtivo sem sair de casa. De outro, as empresas preferem manter perto de si todas as equipes. Como conciliar a realidade do trabalho híbrido, que veio para ficar, e as necessidades organizacionais?


De acordo com uma pesquisa elaborada pelo Departamento Trabalhista da Andersen Ballão Advocacia com empresas dos setores de óleo e gás, infraestrutura, automotivo, metalurgia, indústria moveleira e tecnologia da informação, 50% retomaram o trabalho presencial de forma integral ao longo de 2022.


As demais implantaram o sistema híbrido: 33% dos funcionários das empresas ouvidas vão ao escritório apenas 2 vezes por semana, enquanto 8,5% trabalham presencialmente 3 dias por semana, e outros 8,5% seguem outros arranjos. Foram ouvidos profissionais dos departamentos de Recursos Humanos das empresas.


“Entender a realidade dos ambientes de trabalho auxilia na tomada de decisões e no fortalecimento da segurança jurídica na relação entre empregadores e empregados”, avalia o gerente jurídico da ABA, Gil Justen Santana. Os aspectos jurídicos envolvidos, seja com mudanças formais de contrato ou não, devem ser conduzidos de forma transparente e com isonomia, para não privilegiar pessoas ou equipes.


Outras pesquisas, como a realizada pelo portal Vagas.com, mostram que, no mercado de trabalho brasileiro, 41% preferem o modelo híbrido; 34% preferem o presencial e o home office tem caído em desuso – com exceção para as gerações Y e Z, quem quase em sua totalidade prefere o trabalho a partir de casa.


“Em março entraremos no quarto ano de convivência com a covid, e essa continua sendo uma realidade que desafia as empresas a buscarem modelos de trabalho viáveis”, avalia Justen.


#DireitoTrabalhista#DireitodoTrabalho#ModalidadedeTrabalho #HomeOffice #TrabalhoHíbrido #TrabalhoPresencial #Pesquisa #ABA #AndersenBallãoAdvocacia #Curitiba


Sobre a Andersen Ballão Advocacia – Fundado em 1979, o escritório atua na prestação de serviços jurídicos nas áreas do Direito Empresarial e Comercial Internacional. Também possui sólida experiência em outros segmentos incluindo o Direito Tributário, Trabalhista, Societário, Aduaneiro, Ambiental, Arbitragem, Contencioso, Marítimo e Portuário. Atende empresas brasileiras e estrangeiras dos setores Agronegócios, Automotivo, Comércio Exterior, Energias, Florestal, Óleo e Gás, TI, e Terceiro Setor, dentre outros. Com a maioria dos especialistas jurídicos fluente nos idiomas alemão, espanhol, francês, inglês e italiano, o escritório se destaca por uma orientação completa voltada para a ampla proteção dos interesses jurídicos de seus clientes e integra os rankings de melhores bancas Análise Advocacia 500 e Chambers & Partners.

Palavras-chave: Pesquisa Revelação Preferências Trabalho Híbrido

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/pesquisa-revela-quais-as-preferencias-dentro-do-trabalho-hibrido

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid