Perícia grafoscópica atrai engenheiros e arquitetos para atuação em processos judiciais

Curso do Ibape/SP mostra o caminho para especialização em segmento de alta demanda e com atividade que pode ser exercida simultaneamente com outra profissão.

Fonte: Priscila Palacio

Comentários: (0)



Imagem de Malachi Witt por Pixabay

De acordo com o relatório “Justiça em Número 2020” do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 77,1 milhões de processos, até dezembro de 2019, estavam em tramitação no Brasil, ou seja, aguardando uma solução definitiva. O volume de documentos nesses processos é muito grande e a prova de autenticidade é um recurso recorrente. No entanto, milhares desses processos demoram anos para serem decididos, pois dependem da produção de prova pericial para o esclarecimento do caso.

Este cenário representa uma possibilidade para engenheiros e arquitetos atuarem como peritos grafoscópicos, pois a quantidade de profissionais disponíveis no mercado é muito pequena e faltam especialistas para suprir a grande demanda de trabalho. Os peritos aumentam a segurança do magistrado para decidir o caso com maior acerto. A estimativa é de que a profissão estará em alta pelos próximos cinco anos.

O curso “Introdução à Perícia Grafoscópica”, do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (Ibape/SP), tem como objetivo formar peritos para atuar na área. A finalidade da perícia grafoscópica é verificar a autenticidade ou falsidade material de texto ou assinatura. O curso irá introduzir conhecimentos básicos da ciência da grafoscopia ao futuro perito. A capacitação pretende transmitir conhecimentos básicos da ciência da grafoscopia, passando pela história da escrita, artigos do Código de Processo Civil (CPC) comentados à luz da perícia grafoscópica, elementos técnicos, modelos de Laudos e petições.

O curso, ministrado por Paulo Magri, engenheiro, especialista em avaliações, perícias de engenharia e grafoscópicas, foi desenvolvido a partir do livro “Introdução à Perícia Grafoscópica”, escrito pelo profissional. O autor tem uma longa experiência técnica e acadêmica na ciência da grafoscopia. A publicação detalha os requisitos do profissional habilitado para fazer a perícia, diferenças em relação à grafologia, história da escrita, elementos técnicos, perícia computacional forense e tipos de fraudes. Também traz comentários sobre artigos do CPC, com o olhar voltado para a grafoscopia, ressaltando a importância da coleta de provas técnicas para apuração da veracidade do documento gráfico.

Magri também colaborou para a elaboração da primeira norma técnica brasileira de perícia grafoscópica, desenvolvida pelos peritos grafoscópicos do Ibape/SP. O documento “NORMA DE PROCEDIMENTO DE GRAFOSCOPIA”, visa auxiliar no correto desenvolvimento pericial e permitir ao leigo, principalmente aos operadores do Direito, avaliar o conteúdo de um laudo grafoscópico.

Essa atualização faz parte da plataforma Ibape/SP Conecta, sistema de EAD do Ibape São Paulo, que tem uma programação contínua de temas voltados para capacitação técnica e novas oportunidades de negócio no contexto atual.  Mais informações sobre inscrições, para associados e demais profissionais, estão disponíveis no site https://www.ibapespconecta.com.br/loja/

Serviço:

Curso: “Introdução à Perícia Grafoscópica”

Data: 11, 12 e 13 de agosto de 2021 - das 19h às 21h

Carga horária: 06 horas

Formato: on-line (ao vivo)

Inscrições: https://bit.ly/2VpYfTB

Sobre o Ibape/SP

Palavras-chave: Perícia Grafoscópica Engenheiros Arquitetos Processos Judiciais

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/pericia-grafoscopica-atrai-engenheiros-e-arquitetos-para-atuacao-em-processos-judiciais

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid