Pedidos de renegociação e reestruturação de dívidas crescem 120% até abril, aponta advogado

Sócio da área de Reestruturação e Insolvência vê alta procura das empresas para aconselhamento, rentabilização de ativos e renegociação do passivo.

Fonte: Diego Capistrano

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

O instável ambiente econômico tem motivado muitas empresas a recorrerem a especialistas em renegociação e restruturação de dívidas. No Veirano Advogados, por exemplo, a procura por esse tipo de serviço cresceu 120% nos quatro primeiros meses do ano ante o mesmo período do ano passado. Entre as demandas mais solicitadas destacam-se o aconselhamento, a rentabilização de ativos e renegociação do passivo.


“Temos recebido muitas consultas de empresas para auxiliá-las especialmente em processos de reestruturação. Elas têm pedido para ajudar no desenho de uma nova modelagem do negócio, avaliação e desmobilização de ativos, renegociação e rolagem de dívidas como também novas estratégias de negócios que permitam a redução do endividamento”, explica Diego Capistrano, sócio da área de Reestruturação e Insolvência do Veirano Advogados. De acordo com ele, 60% das empresas que o procuraram são de médio porte, 20% pequenas e as outras 20%, grandes. Majoritariamente são representantes dos setores agrícola, automotivo, logística e educação.


O advogado revela que, por conta do cenário mais adverso, os executivos têm buscado mais alternativas de tornarem seus negócios mais rentáveis e sustentáveis. “Eles querem saber quais são as melhores opções neste momento para trazer fôlego novo à operação sem comprometer a viabilidade do negócio”, diz.


O especialista conta que há alternativas viáveis para a remodelagem do negócio. “A alta taxa de juros e o endurecimento dos bancos para liberação de crédito deixaram muitas companhias em situação delicada, ainda mais depois de um longo período de pandemia. Recomendamos, dependendo do caso, operações de fusões e aquisições, emissões de títulos de dívidas, venda de ações judiciais e precatórios. É claro que cada empresa tem sua particularidade. O ideal é fazer uma avaliação mais criteriosa e, partir daí, elaborar um plano de ação personalizado”, detalha.


Para o advogado, o ano deve ser ainda mais duro para o ambiente de negócios. “Estimamos que até o fim de 2023 os pedidos de reestruturação devam continuar em crescimento, dos quais 40% dos nossos serviços podem resultar em pedidos de recuperação judicial ou extrajudicial”, finaliza.


Sobre Veirano Advogados - Com um time de 600 profissionais, incluindo 78 sócios e mais de 180 associados, Veirano Advogados é reconhecido como um escritório brasileiro de primeira linha pelas principais publicações do mercado jurídico e foi o primeiro escritório da América Latina a receber o prêmio Chambers Client Service Law Firm of the Year.

Palavras-chave: Pedidos Renegociação Reestruturação Dívidas Crescimento 120%

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/pedidos-de-renegociacao-e-reestruturacao-de-dividas-crescem-120-ate-abril-aponta-advogado

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid