Para ANJ, Lula quis 'fazer média' ao criticar imprensa

Fonte: Globo.com

Comentários: (2)




No Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva costuma dizer que deve sua carreira política à imprensa, lembrou o vice-presidente do Comitê de Liberdade de Imprensa da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Júlio César Mesquita, ao rebater as críticas que o presidente fez ontem à imprensa brasileira. "Só se ele agora criticou a imprensa brasileira para fazer média com Chávez", observou.

Ao lado de Hugo Chávez num palanque, diante de 30 mil pessoas reunidas para a inauguração de uma ponte rodoferroviária em Ciudad Guayana, na Venezuela, Lula declarou que, assim como o líder venezuelano, tornou-se 'vítima da incompreensão e do preconceito' da imprensa, do empresariado, dos banqueiros e de ex-governantes durante as eleições.

O presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Maurício Azedo, e o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murillo Andrade, consideraram as declarações de Lula inoportunas.

"Foi um exagero de Lula. O tratamento que a imprensa brasileira lhe tem dado é muito respeitoso, embora em alguns casos tenha havido uma certa agressividade na interpretação de fatos contra o presidente", comentou Azedo.

Sérgio Murillo criticou a seqüência de episódios que ameaçam a liberdade de imprensa que ocorreram no curto período desde a reeleição de Lula.

"As autoridades têm a obrigação de não esticar essa corda", ponderou ele, lembrando que 'ninguém ganha com essa tensão'.

Mesquita avaliou que Lula pode estar 'fazendo média' com Chávez. "Quem sabe ele não está sendo diplomático, na ânsia de agradar a seu amigo venezuelano, que detesta a liberdade de imprensa, e fez um discurso adequado ao palco", disse o vice-presidente do Comitê de Liberdade de Imprensa da ANJ.

Azedo, numa linha semelhante, disse que a fala de Lula só se explica se o presidente brasileiro tentou produzir 'certa comoção' na platéia do comício.

Palavras-chave: Lula

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/para-anj-lula-quis-fazer-media-ao-criticar-imprensa

2 Comentários

Fernanda jornalista/bacheralanda de direito15/11/2006 4:37 Responder

Lula ainda não se acostumou com a imprensa, e mal sabe usar a imprensa a seu favor. Ele devia se preocupar em fazer alguma coisa de útil pro país em vez de ficar se preocupando quando a imprensa faz críticas a ele...Bolsa Esmola não vai levar nunca este país pra frente. Alguém precisa avisar ao Lula que a imprensa é primordial para transparência do governo...se bem que transparência não é o forte do Lula, que gosta de tampar o sol com a peneira.

AUGUSTO SHERTANY contabilista15/11/2006 17:18 Responder

Sobre o que o Presidente Lula, disse em Palanque na Venezuela, acho que " quem não sabe o que diz, e porque diz o que pensa que sabe", ou talvez tudo que foi dito, foi por força da cachaça que ele tanto gosta.

Conheça os produtos da Jurid