Operação Lava Jato em Curitiba está chegando ao fim, afirma Sérgio Moro em São Paulo

Ao receber prêmio de universidade americana, juiz também diz à plateia estar 'um pouco cansado' com o volume de trabalho e nega que será candidato em 2018.

Fonte: Veja.com

Comentários: (3)




O juiz federal Sergio Moro disse nesta segunda-feira que os trabalhos da Operação Lava Jato em Curitiba estão perto do fim e que considera difícil prever qual será o seu futuro após atuar nos processos da investigação – o magistrado garantiu, contudo, que não há possibilidade de ser candidato à Presidência da República na eleição de 2018.


“A Operação Lava Jato em Curitiba está, possivelmente, chegando ao fim”, afirmou Moro em São Paulo, após receber um prêmio da Universidade Notre Dame, dos Estados Unidos, por sua atuação como à frente da investigação. “Em Curitiba a investigação sempre foi sobre os contratos da Petrobras que geraram valores e as pessoas que pagavam [propinas]. Grande parte já foi processada. As que recebiam e não tinham foro privilegiado, igualmente. Daí a minha afirmação de que acredito que está indo para o final em Curitiba”, explicou o juiz, que ponderou ainda haver “investigações relevantes em andamento”.


Em VEJA desta semana, a coluna Radar revelou que o juiz confidenciou a um amigo que se cansou e que deseja deixar a 13ª Vara Federal, em Curitiba, onde tramitam os processos da Lava Jato, e migrar para outra. Moro reconheceu que está “um pouco cansado” por causa do grande volume de trabalho, mas afirmou que não prevê, neste momento, a possibilidade de deixar o posto.


Ele também se declarou um “juiz profissional” e afastou a possibilidade de migrar da magistratura para a política. “Não existe nenhuma expectativa”, disse ele, sobre a possibilidade de buscar um cargo eletivo no ano que vem. “Pesquisas que incluem o meu nome estão perdendo tempo, porque não vai acontecer. Isso é simples assim”, garantiu.


Na pesquisa Datafolha divulgada no domingo, o magistrado aparece em empate técnico com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um cenário de segundo turno (44% a 42% para o petista, com margem de erro de dois pontos percentuais).


Para Moro, os brasileiros têm a expectativa de que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue os políticos com foro privilegiado investigados na Lava Jato da mesma forma que no julgamento do Mensalão do PT, em 2012. Naquela ocasião, a maioria dos políticos foi condenada pelos ministros da Corte.


O magistrado também elogiou a decisão do STF que acabou com a possibilidade de doações empresariais a campanhas eleitorais e a que permitiu a prisão de réus condenados em segunda instância. “O Supremo deve ter a percepção da relevância da manutenção desse precedente para o enfrentamento dessa corrupção sistêmica”, disse Moro.

Palavras-chave: Operação Lava Jato Curitiba Corrupção Petrobras Sérgio Moro

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/operacao-lava-jato-em-curitiba-esta-chegando-ao-fim-afirma-sergio-moro-em-sao-paulo

3 Comentários

sergio paulo de almeida coelho engenheiro03/10/2017 16:04 Responder

A iniciativa de sair da lava jato não é do juiz e sim do seu superior hierarquico (PGR). Também o encerramento da lava jato não cabe ao juiz Moro. Assim sendo se ele se afastar da lava jato logo apos a condenação do Lula, fará aumentar a suspeita de que a condenação do Lula era o seu foco principal evidenciando a sua parcialidade.

Luisa ines gnata rosa Aposentada03/10/2017 16:07 Responder

Caro Sr Juiz entendo perfeitamente seu cançaso, não é fácil lutar contra um sistema há muito instituido em nosso país, mais ainda assim só posso vos agradacer pelo seu trabalho incansável, o Sr. Foi uma importante luz no fim do túnel, acendeu uma nova esperança para todos nós que desejamos uma mudança nos valores que nos regem. Obrigado. O Sr foi um novo começo, o fim, só Deus sabe. Mais como Ele nos mandou o Sr também nos mandará seu substituto. A questão é não desistir. Boa sorte.

LUÍS ROBERTO DE OLIVEIRA Perito Contador04/10/2017 12:46 Responder

O pais ganhou muito, mais muito mesmo, com a brilhante atuação deste profissional do Direito. O mundo da contabilidade ganhou muita relevância quanto ao seu valor essencial. O povo brasileiro, embora muitas vezes desacreditado por diversas razões, ainda, viram e sentiram a possibilidade de acreditar em profissionais honestos e dignos da magistratura. Parabéns Juiz Sérgio Moro. Professor Luís Roberto de Oliveira (Bragança Paulista - SP).

Conheça os produtos da Jurid