OAB-RJ expulsa advogado envolvido com contravenção

Fonte: Conselho Federal da OAB

Comentários: (1)




Antes mesmo de ser condenado pela Justiça pela suspeita de envolvimento na guerra pelo domínio dos pontos de caça-níqueis nas zonas norte e oeste da cidade, o contraventor Fernando de Miranda Iggnácio foi expulso dos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no mês passado. Cassado em primeira instância pela OAB-RJ, Fernando recorreu ao Conselho Federal da Ordem, que confirmou sua expulsão. Fernando é genro do bicheiro Castor de Andrade, falecido em 1997.

O processo ético-disciplinar na OAB-RJ contra Fernando foi instaurado em fevereiro de 2002, após ele ter sido preso durante um interrogatório no 4º Tribunal do Júri, no processo que respondia por tentativa de homicídio de Rogério Andrade, em novembro de 2001, na Barra da Tijuca. À época, Fernando estava em liberdade, beneficiando-se de uma fiança, já que possuía uma condenação, de 1998, por corrupção ativa.

Como Fernando foi denunciado pelo Ministério Público por um outro crime - tentativa de homicídio - enquanto gozava do benefício da fiança, configurou-se a sua quebra, levando a Justiça a decretar novamente a prisão. Cela especial Mesmo tendo conseguido um hábeas-corpus em novembro de 2003, o processo disciplinar contra Fernando Iggnácio na OAB prosseguiu e culminou com sua expulsão da ordem no mês passado.

Apesar da cassação, caso seja novamente preso, Fernando ainda terá direito a cela especial, já que o seu diploma de bacharel em direito não perdeu a validade. A polícia suspeita da ligação de Fernando com a Ivegê Indústria de Video Games Ltda. (antiga Adult Fifty Games), empresa rival da West Rio Games, que pertenceria a Rogério Andrade, sobrinho de Castor de Andrade. Fernando e Rogério disputariam o domínio do espólio de Castor. (Fonte: Agência Globo).

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/oab-rj-expulsa-advogado-envolvido-com-contravencao

1 Comentários

Tairo Ciloé policial militar21/06/2005 15:55 Responder

Louvável a atitude da OAB - RJ, para moralizar nosso país, temos que começar pela nossa própria casa. Espero que o exemplo seja seguido em outros Estado.

Conheça os produtos da Jurid