OAB quer ingresso em causa que discute competência da Justiça Militar

O que se pretende é compartilhar com a sociedade a interpretação sobre o caso concreto

Fonte: OAB

Comentários: (0)




O Conselho Federal da OAB, reunido em sessão plenária nesta segunda-feira (18), decidiu que a entidade irá requerer ao Supremo Tribunal Federal (STF) o ingresso como amicus curiae no Habeas Corpus (HC) 112.848/RJ, em que se discute o âmbito de competência da Justiça Militar no policiamento extensivo excepcional, atividade originária de segurança pública.


A proposição de pedido de ingresso junto ao STF partiu do conselheiro federal pelo Estado de Goiás Pedro Paulo Guerra de Medeiros, tendo como relator o conselheiro federal pela OAB Rio Grande do Norte, Kaleb Campos Freire.


“O que se pretende é compartilhar com a sociedade a interpretação sobre o caso concreto, que é o exercício do policiamento em comunidades e favelas do Rio de Janeiro realizado por entes militares. Nosso ordenamento jurídico mostra que a atividade é própria de segurança pública. Entendo que a OAB, por sua missão junto à sociedade, deve requerer o ingresso por entender que há o risco iminente de submissão de civis à jurisdição militar”, votou Kaleb.

Palavras-chave: habeas corpus oab amicus curiae direito penal stm

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/oab-quer-ingresso-em-causa-que-discute-competencia-da-justica-militar

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid