OAB pede ingresso em recurso pela redução de jornada de trabalho para servidor público que tenha filho ou dependente com deficiência

O recurso tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), em segredo de justiça, sob relatoria do ministro Ricardo Lewandowski.

Fonte: OAB Nacional

Comentários: (0)



Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A OAB Nacional solicitou o ingresso, nesta terça-feira (30), como amicus curiae no Recurso Extraordinário n.º 1237867, que trata da possibilidade de redução da jornada de trabalho do servidor público que tenha filho ou dependente com deficiência. O recurso tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), em segredo de justiça, sob relatoria do ministro Ricardo Lewandowski.


A Ordem argumenta que “diante da relevância e da importância do tema para a defesa da constituição, e considerando a inescapável correlação do assunto ao princípio da dignidade da pessoa humana e à defesa dos direitos humanos e da sociedade, a Ordem dos Advogados do Brasil requer sua admissão como amicus curiae no feito”.


A petição aponta que as reduções de jornadas têm amparo legal na Constituição Federal e que o recurso tem sólida base nas diretrizes da Convenção Internacional sobre o Direito das Pessoas Portadoras de Deficiência, subscrita pelo Brasil, que trata da necessidade de proteção integral das pessoas com deficiência; e na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), que exige um padrão de vida e proteção social adequados às pessoas com deficiência. Por outro lado, o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais, concede horário especial para o servidor que tenha filho com deficiência física, sem a necessidade de compensação.


Confira a íntegra da petição

Palavras-chave: OAB Pedido Ingresso Recurso Reduação Jornada de Trabalho Servidor Público

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/oab-pede-ingresso-em-recurso-pela-reducao-de-jornada-de-trabalho-para-servidor-publico-que-tenha-filho-ou-dependente-com-deficiencia

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid