OAB destaca processo democrático na escolha de Roberto Gurgel para a PGR

O presidente nacional do Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, elogiou ontem (30) a escolha do novo titular da Procuradoria Geral da República (PGR), Roberto Gurgel, que sucederá a Antonio Fernando de Souza no cargo, feita pelo presidente da República.

Fonte: Conselho Federal da OAB

Comentários: (0)




O presidente nacional do Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, elogiou ontem (30) a escolha do novo titular da Procuradoria Geral da República (PGR), Roberto Gurgel, que sucederá a Antonio Fernando de Souza no cargo, feita pelo presidente da República. "A escolha do procurador-geral Gurgel traz dois acertos fundamentais: primeiro, quando reconhece a importância institucional do Ministério Público Federal apontando para o seu comando um procurador eficiente, competente e respeitado no mundo jurídico; segundo, ao reconhecer o democrático método de escolha adotado pela categoria, quando se homologa o nome mais votado dentre aqueles que se submeteram ao processo de escolha direta", disse Britto.

Para Cezar Britto, o método adotado na escolha do procurador-geral da República - cujo nome agora será submetido à aprovação do Senado - mostra que as instituições brasileiras estão aprendendo a conviver bem com a democracia. "É bom trilhar esse caminho do reconhecimento da validade e importância dos procedimentos de eleição direta - e que esse procedimento se espalhe pela pluralidade das carreiras jurídicas, expressando por meio do pleito direto a vontade de seus integrantes", destacou o presidente nacional da OAB, referindo-se ao processo de escolha de Roberto Gurgel, feito com base numa lista tríplice em eleição coordenada pela Associação Nacional dos Procuradores da República, votada pela categoria e acolhida pelo presidente da República.

"É bom que cada um faça sua parte nesse caminho democrático de preenchimento dos mais altos cargos públicos na pluralidade das carreiras jurídicas", exortou Britto. "No caso em questão, é bom exemplo essa escolha do procurador-geral da República, com os integrantes do Ministério Público elegendo aquele que os representará, e com o presidente da República fazendo a sua parte, ao reconhecer a validade do processo da eleição direta do representante e homologá-lo".

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/oab-destaca-processo-democratico-na-escolha-roberto-gurgel-para-pgr

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid