OAB defende exames como o de Ordem para a garantia de bons profissionais

Fonte: OAB

Comentários: (10)




Palavras-chave: OAB

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/oab-defende-exames-como-o-de-ordem-para-a-garantia-de-bons-profissionais

10 Comentários

Rosa do lar26/05/2010 22:11 Responder

""Se não existisse o Exame de Ordem, enfrentaríamos um risco grande em face da má formação de muitos profissionais oriundos de faculdades de Direito que, por visar apenas o lucro, oferecem uma educação de baixíssima qualidade", afirmou o presidente em exercício da OAB, ressaltando que o Exame de Ordem é importante não só para a advocacia, mas principalmente para a sociedade. "Isso porque, além aferir as condições mínimas do profissional para o exercício da profissão, o Exame de Ordem tem como objetivo garantir a entrada de profissionais de qualidade no mercado de trabalho". E o qua faz a OAB para proteger a sociedade dos ADVOGADOS regularmente inscrito que se associam ao tráfico, defendendo bandidos, não como profissionais, mas sim bandidos como seus clientes marginais,ADVOGADOS regularmente inscritos nos quadros da ordem que enganam seus clientes, etc, etc, etc..... Quem são na verdade perigosos para a sociedade? Bachareis que querem trabalhar ou alguns advogados que denegridem a imagem da pro´pria OAB?

teresa silva Aposentada/ estudante de Direito (64 anos)27/05/2010 0:24 Responder

Estranha-me muito a argumentação de que algumas faculdades de Direito não exigem vestibular, são facilitadoras de entrega de diplomas, etc. E as faculdades de medicina que concedem diplomas a médicos que deixam um recém-nascido morrer na hora do parto por causa da má qualidade da mesa cirúrgica? E as faculdades de engenharia que formam engenheiros que constroem prédios como o Palace II com areia de praia ao invés de areia de rio? A que é adequada para liga com cimento e água? E as faculdades de Odontologia que liberam diplomas para dentistas que deixam material costurado no canal dentário? É muito fácil ser tendencioso só com os Advogados. Estou dando o melhor de mim e a meus estudos mesmo que não precisasse prestar o Exame de Ordem, mas que é injusto é.

FABIANO DA COSTA ANDRADE BACHAREL EM DIREITO.27/05/2010 9:25 Responder

Concordo com a posiçao do Presidente Nacional da OAB, entao que seja implantado de imediato esse novo sistema de avaliaçao do profissional, so assim sera dado finalmente igualdade a todos os profissionais que servem a populaçao e por fim por um ponto final nessas situaçoes de desrespeito que acontecem nas diversas areas, e que acabam sempre na justiça deixando os erros com o cidadao.

Rose Couto estudante27/05/2010 10:02 Responder

A justificativa da OAB de que o problema está na baixa qualidade e grande profusão de faculdades de direito, não se sustenta, pois o exame atinge a todos , inclusive alunos oriundos de reconhecidas universidades federais. A solução está em estabelecer padrões de qualidade para as faculdades de direito e rígidos controles para o funcionamento dessas instituições.E isso seria competência do MEC e da OAB.

Ricardo Mendes Analista de Sistemas27/05/2010 10:31 Responder

O Exame da Ordem não passa de concurso público sem remuneração, enche os bolsos da OAB, cursinhos, editores e outros que lucram bastante com esse tipo de exame. Desde quando prova estilo concurso qualifica alguém, vários advogados que passaram no famigerado exame da ordem se mostram na prática sem nenhuma competência para advogar, e o que faz a OAB em relação a estes advogados, nada, a função correta dos conselhos dos profissionais de cursos superiores é a de fiscalizar, orientar, auxiliar, punir e até banir os maus profissionais, mas não é o que faz a OAB, o que a mesma faz para fugir da sua verdadeira função é um “concurso” eliminatório com o discurso fantasioso que está separando o joio do trigo, grande engano, todos sabem que passar em um concurso e ter competência e seriedade e totalmente diferente, saber marcar o “X” na resposta certa é fácil, diariamente nos deparamos com advogados, elaborando petições que são um desastre, é só ir a um fórum ver alguns processos ou conversar com um Juiz e perguntar sobre petições desastrosas desprovidas de qualquer lógica ou coerência, sem falar em outras bobagens feitas por advogados habilitados pelo tal exame da ORDEM, que supostamente qualifica tal advogado, o que se vê na prática é totalmente diferente, ficando bem claro que quem elimina profissionais sem a mínima competência é o mercado, não uma prova qualquer.

Denisio Nocera Metalurgico27/05/2010 11:06 Responder

Ao ler e analisar o posicionamento de defesa da OAB, vejo que ela tem que lutar com todas as garras possivel, pois aqui no Paraná custava para fazer a inscrição 143,00, e hoje custa 200,00, será que por ter unificado o concurso poderia ter subido 40% ou é so para ajudar os bacherel em direito "boia fria", com o exorbitante valor percentual em disistir de ser um advogado. Outrossim, ainda pense os senhores leitores, o que daria mais roubar o banco Central, ou ser integrante legitimado da OAB? bem vou responder, se roubar o BC, automaticamente voce iria preso, de alguma forma é um ato ilicito cometido, porém se vc optar pelo segundo nada aconteceria pois a lei os amparava, a a robalheira e reserva de mercado continuaria.

Denisio Nocera advogado sem carterinha27/05/2010 11:22 Responder

Com relação ao posicionamento do Dr Alberto de Paula Machado, deve ele zelar pela reserva de mercado, sendo ainda um dos integrantes que "mama"na OAB, sendo obvio, que se o leite é gordo e facil de ser tirado temos que defender o interesse. A solução não é a prova que mede connhecimento, mas a condição de suporte, para que o Bacharel de Direito possa exercer sua profissão. Sendo este suporte atraves de uma residencia juridica com profissionais a mais de 05 anos no mercado, tenho a certeza que ai estariamos trabalhando para defender os interesses da sociedade, temos advogados que tem a carterinha da ordem e não sabem fazer uma Declação, afinal ele não teve a base que deveria ter, trabalhar junto com um profissional qualificado e experiente, mas fez o exame da OAB, e esta fazendo atrocidações e minha cidade. Portanto senhores leitores o exame da OAB, nada mais é que uma reserva de mercado, sendo ainda inconstitucional, e o orgão MEC, por omissão de ter que trabalhar na sua competencia, aufere competencia a orgão distinto passando por cima da Constituição Federal, tentado dar outras interpretação a lei, tentando ludibriar a cabeça do povo com distorção de doutores.

André Guella Advogado27/05/2010 11:56 Responder

Acho cabível inclusive a prova oral e estágio obrigatório de dois anos, como já faz Portugal. Ou ainda, refazer algum teste a cada 5 anos. Não é nem o excesso de cursos e a péssima qualidade deles, mas a facilidade de entrar e terminar um curso de direito faz com que muitas pessoas sem uma boa "base" educacional não consigam entrar no mercado de trabalho depois de formados. Não achei a prova da OAB difícil, mas a achei insuficiente para avaliar a capacidade de um futuro advogado.. Afinal, depois de algum tempo de estudo e dedicação, todos passam (quase). Mas a pergunta que fica é: será que depois de alguns anos da aprovação o conhecimento estabelecido no momento da realização prova permanecerá?

Manoel Paixão Santos Aposentado29/06/2010 12:09 Responder

Eu pergunto o Bacharel que passa na 1ª fase do exame. Repete na 2ª, no próximo exame é obrigado a repetir a 1ª fase. Isso é pior do que uma Ditadura.

Bel. Inacio Vacchiano sua profissão14/10/2010 17:33 Responder

OAB ADMITE QUE OBJETIVO DO EXAME DE ORDEM É RESERVA DE MERCADO - http://bit.ly/aFeHNL

Conheça os produtos da Jurid